sexta-feira, novembro 04, 2011

Emergências e planejamento financeiro



Seguindo o tema das planilhas, e pq agora é início de mês, época que as pessoas ainda tem dinheiro no bolso (eu!), eu achei um texto na internet que tem tudo a ver e resolvi compartilhar com vcs.

O texto é do Pete the planner (o planejador). O cara tem umas ideias mto legais sobre planejamento do nosso dinheiro e que são super simples. Qualquer um de nós, mesmo eu que não tenho salário fixo, pode fazer. Aliás, as pessoas que não tem salário fixo são as mais beneficiadas com as dicas desse texto, justamente pq nunca sabem qto terão disponível no próximo mês.

Fundo de emergência:
Pete defende que todo mundo deve ter um fundo de emergência. Um dinheirinho guardadinho, que seja igual a três meses das despesas fixas da pessoa. Esse dinheiro não é economia. Vc não vai usar qdo surgir uma boa oportunidade. Vc vai guardar e usar qdo tiver uma emergência. Se usar dinheiro do fundo, deve repor o mais rápido possível para ter sempre os três meses de despesas guardados.

Emergência:
Seria aquela situação realmente importante e inesperada. Exemplos: consultas médicas, conserto do carro quebrado, perda de emprego (sai, zica!).

E se vc não tem um fundo de emergência:
Pq, cá entre nós, pouca gente hj em dia tem, né?  Ele recomenda usar o cartão de crédito! Mas o cartão é usado só em emergências e não tranquilamente como a gente costuma usar. Deve se pensar em economizar tudo o que for possível enqto não pagar o cartão de crédito, para evitar o endividamento. (quem nunca passou por isso???).
E, para reduzir os gastos, ele recomenda, inclusive:
1- Evitar de comer fora de casa por alguns meses;
2- Suspender a TV a cabo por alguns meses;
3- Vender algumas coisas no EBay ou em venda de garagem. (No Brasil, não fazemos venda de garagem, mas tenho certeza que todo mundo tem alguma coisa em casa que poderia vender. Eu pensei em um depilador de cera roll on que eu nunca aprendi a usar direito e agora está esquecido na caixa)
4- Pensar melhor nas compras de supermercado. ( Eu torro dinheiro no supermercado. Compro mtas coisas que não precisaria)

É, gente, táticas de guerra. Mas ele tem razão. A gente não devia se acostumar a viver apertado de dinheiro. Lógico que tem gente que realmente ganha pouco. Mas mtas pessoas vivem sem dinheiro pq gastam mais do que recebem. E isso não só pode como tem que ser modificado. Já imaginou a paz de ter um vida financeira tranquila? Deve ser ótimo.


Eu já estou numa política séria de redução de gastos e fiquei mto feliz com o resultado. Mal posso esperar pra fazer a planilha de dezembro! Consegui reduzir despesas com doméstica, contador, telefone fixo e celular. Mais de R$ 300,00 de economia. Estou super feliz com esse resultado, mas sei q tenho bastante a melhorar, ainda mais que sou mãe, né?

E vc? Tem alguma dica pra controle financeiro? Quer compartilhar conosco?

Beijinhos,
Paula.
Comentários
5 Comentários

5 comentários :

  1. Ter um plano de despesas e receitas é absolutamente essencial para quem quer chegar com dinheiro na conta ao fim do mês. Eu que o diga! Ter aquele caderninho em que aponto as minhas coisas dá cá um jeitaço!

    ResponderExcluir
  2. Oi Meninas, tem um livro que vale a pena: "Casais inteligentes enriquecem juntos"! Muito bom, ensina muitas coisas nao so pra casal, qualquer um!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  3. mto legal essas dicas!
    minha professora de finanças disse q o dinheiro tem q trabalhar pra gente e não o contrário.
    peguei a planilha diária e vou tentar anotar td tb
    =*

    ResponderExcluir
  4. Encontrei seu blog na Blogosfera Light, por isso estou aqui.
    Meu nome é Lucina e estou buscando inspiração para prosseguir e confesso quer ler os blogs tem me ajudado.
    Estou seguindo o seu blog para ter essa inspiração também.
    Amo essa área de finanças e uma dica que dou para todas as mulheres: Faça o senso de roupas...
    COmo assim? Isso mesmo. Fazer a contagem de tudo e saber as possíveis variáveis.
    Vai ficar um tempão sem comprar nada!
    Bju
    Lu
    mechamamdelu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oláa! :0) Estou reativanto e divulgando o meu blog [bubydiet]. Conto com o seu apoio, é importante!! PARABÉNS PELO BLOG! Beijos. ;0*

    ResponderExcluir

Adoramos saber o que você pensa! Compartilha com a gente!