segunda-feira, julho 22, 2013

Finalmente, cuidando do espírito!





Como todos sabem, não estamos contando nosso prazo de seis meses nesse momento. Eu e a mana ainda estamos decidindo as mudanças da nossa próxima fase.

Se vc chegou agora no blog, seja bem-vindo!!! Leia aqui a descrição do nosso blog/projeto para começar a entender as coisas por aqui. Depois vc pode ver os objetivos nas guias acima, e acompanhar o andamento de cada fase pelas tags. Vai ser interessante ver como eu e a mana mudamos nesse tempo.

Se vc fizer essa viagem pelos nossos últimos dois anos, vai, provavelmente, chegar à mesma conclusão que eu e a mana chegamos ao recapitular todos os objetivos: os objetivos do espírito foram os mais deixados de lado. Os objetivos de corpo tb não tiveram um bom resultado, no geral, mas, pelo menos, eu tentei. Tentei emagrecer e até consegui emagrecer alguma coisa, assim como me exercitar, embora não tenha alcançado o objetivo. Quanto aos do espírito, nunca sequer comecei a tratar da maioria deles. (vergonha...)

Na quarta fase, meu objetivo de espírito era só a terapia e eu quase nem fiz. Na terceira fase, tinha como objetivos: meditar, fazer terapia e algum cursinho por diversão. E só fiz terapia...



Pois agora que não estamos em nenhuma fase, o namorido me arrastou pra um "curso", cuja descrição diz que aborda técnicas terapêuticas para harmonização e educação mental. Fui meio arrastada, sem nenhuma paciência praquilo. Me interessei logo de cara qdo a palestrante mencionou que, no final daquela noite, faríamos regressão. Passei a ser a pessoa mais participativa do curso.

O curso foi bem legal. Conhecemos pessoas, tivemos palestras motivacionais, mtos relaxamentos (hipnose, eu acho), mtas dinâmicas de grupo que levaram a maioria dos participantes às lágrimas (eu, inclusive), e a tal regressão.

Mas, sabe, acho que, em outros momentos, eu teria aproveitado mais. Durante o curso, percebi que eu tinha poucos problemas comparando com outras pessoas que lá estavam. Tive colegas que choraram o tempo todo, enqto eu chorei apenas em uma das dinâmicas e eu me emocionei com a dor dos outros colegas. Não chorei por uma dor minha. E isso é bom. Me fez ver que boa parte dos problemas que eu tinha com família já foram resolvidos. Anos de terapia realmente adiantaram.

Na hora de resolver os problemas familiares, pude visualizar o pai, a mãe, os irmãos, pessoas que me magoaram antigamente e nada disso doeu, nem me levou às lágrimas, pq eram coisas que internamente eu já tinha resolvido. Me emocionei um pouco ao lembrar da mana, mas pq eu a amo, não pq ela tenha me magoado e ao lembrar do meu outro irmão. Aquele que vcs quase não sabem que existe pq ele é tão distante da gente. Ele teve suas diferenças com a mana, mas, de mim, ele simplesmente se afastou. Me emocionei ao pensar nele pequeno. Me lembro de brincar com ele qdo ele era bebê e de como eu o amava nessa época. Depois, conforme a situação em casa foi piorando, eu e a mana, por sermos mais velhas, ficávamos mais tempo fora de casa, enqto ele tinha que conviver com nossos pais em seus piores momentos. Deve ter sido mto difícil pra ele e isso deve ter causado o isolamento dele. O fato é que eu não fui atrás dele pra trazê-lo pra perto...



E sobre a regressão, desculpa, gente, mas não consegui. Não vi nada, não senti nada. Só fiz o relaxamento. Tb fiquei super decepcionada. A palestrante disse que isso acontece e que eu posso tentar de novo se quiser. Mas hj eu não tenho vontade. Me sinto bem comigo mesma e acho que é isso que importa.

E tem gente que ainda nos pergunta se esse nosso blog mudou alguma coisa na nossa vida. Nossa, como mudou. Eu sentia quase como se pudesse me juntar à palestrante. Nesses dois anos, eu e a mana lemos tanto, buscamos nos conhecer, conhecer meios de melhorar a nossa vida, e mtas das coisas que nós aprendemos foram mencionadas no curso. E aí eu pude ver realmente a nossa evolução. Modéstia a parte, de mudança de vida, eu e a mana entendemos.

Como é bom colher os frutos da nossa mudança!

No curso tb teve um "relaxamento", voltado a projeção do futuro. Nesse caso, como na maioria dos outros, eu via a minha filha. Me via participando do futuro dela. Nos via caminhando em New York onde ela fazia seu curso de estilista (ela diz que quer ser estilista). Via a nossa casa reformada conforme o lindo projeto que nossa amiga arquiteta fez pra nós. Mas não me via no mesmo trabalho. Quero projetar uma coisa nova nesse aspecto pra mim. Assim como a mana. Quem sabe não podemos direcionar a nossa quinta fase pra isso? 6 meses pra mudar de carreira? ou 6 meses pra mudar a sua vida profissional? Mas isso é outro assunto.

E vc? Cuida do seu espírito? Já resolveu suas pendências do passado?
Conta pra nós.

Beijinhos,
Paula

Comentários
10 Comentários

10 comentários :

  1. Oi Paula, eu já fiz muita terapia durante a adolescência, mas atualmente eu sou mais resistente. Mas os resultados foram maravilhosos e pude me resolver internamente em um monte de aspectos que as pessoas nem sabem que me magoaram muito... Eu sempre fico de volta, mas acabo adiando. Minha psicóloga ficou tantos anos comigo que virou minha amiga e por isso não posso mais ficar com ela. Nunca mais encontrei alguém tão competente! As minhas tentativas frustradas de arrumar outro só aumentaram a minha resistência! Droga!
    Eu também gosto muito de ir à igreja. Muita gente não sabe, mas a minha criação é evangélica e eu gosto da igreja e tudo mais. De vez em quando bate vontade e eu apareço, mas não aceito ir em qualquer igreja e ouvir qualquer absurdo. Gosto disso, de ir à igreja, bater um papo com Deus, contar minhas angústias e pedir serenidade para seguir com o meu caminho.
    Não resolví todas as pendências com o meu passado, mas creio que isso é questão de tempo! Beijos e tbm já experimentei tentar regressão só para saber como era e achei mais sugestão do que qualquer outra coisa!
    Beijos e boa sorte! Cuidar da alma é importante! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida!
      Sim, cuidar da alma é fundamental!
      Tb já passei a ser amiga de uma psicóloga e tive que trocar. Mas sabe que foi ótimo? Descobri uma pessoa que tinha mais a ver comigo naquele novo momento.
      Acho que, enqto não encontras uma terapeuta, conversar com Deus é mto bom!
      Beijinhos,
      Paula

      Excluir
  2. Eu reconheço as suas palavras no meu percurso, em que a parte do espirito tem sido a mais deixada para trás. Mas sei também que é na prioridade dessa parte que está uma grande parte da resolução de outras questões da minha vida. Talvez por isso vou adiando (o sub-consciente é dose!!!)
    Todos os meses me sinto determinada a inverter essa situação mas na hora H...a coisa falha e ponho tudo à frente.
    Esperemos que Agosto seja o mês da inversão desta tendência.
    beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Su.
      Que venha Agosto e te ajude a resolver tudo o que precisar.
      Estamos contigo!
      Beijinhos,
      Paula

      Excluir
  3. Oi, Paula!

    Quando deixei de cuidar do meu espírito as coisas degringolaram para mim, rs. Depois de entender que precisava me cuidar nesse sentido, fui melhorando aos poucos. Também fiz terapia, li muitos livros de autoajuda, o que me ajudou bastante no sentido de me autoconhecer, para enxergar em mim o que precisaria ser mudado. E esse processo continua, pois cada dia tenho algo a descobrir sobre mim. Quanto ao passado, olha, posso te dizer que consegui superar muita coisa que antes não me descia na garganta, rs. Um exemplo: a aceitação de que não posso mudar o que já foi, e que o melhor que posso fazer é construir uma nova história e deixar o que passou para trás, aprendendo com os erros. Mas ainda há diversos outros aspectos que preciso melhorar em mim (e como!).
    Beijos. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!!!
      Eu tinha uma psico que sempre me dizia que eu não precisava voltar com meu ex pra consertar os erros daquele namoro, pq eu podia consertar no próximo namoro (ou seja, não repetir com o próximo namorado). Demorei pra entender esse conceito e ver que isso se aplicava pra tudo. O que passou que não pode ser consertado é aprendizado pra ser usado na próxima situação semelhante. Quando eu entendi isso, minha vida melhorou mto.
      Que bom que o teu espírito está bem!
      Beijinhos,
      Paula

      Excluir
  4. Eu sou doida pra fazer regressão ou alguma coisa assim, tanto pra ver o passado como o futuro, mas confesso que do futuro eu tenho um bocado de medo. Parece coisa que vai acontecer, então hj eu prefiro querer regressão pra me entender melhor.

    Kisu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bah!
      Não tenha medo do futuro, menina. Ele é uma linda página em branco que vc vai preencher como quiser. Mas, se vc conhecer a si mesma, com certeza vai ser mais fácil fazer nessa página um texto ou um desenho que te deixe feliz. Vale terapia, regressão, qq coisa que vc acredite que vai te ajudar nesse processo.
      Eu não vi nada na regressão, mas outras pessoas do meu curso tiveram experiências incríveis. Acho super válido.
      Beijinhos,
      Paula

      Excluir
  5. Eu adoro terapia. Se pudesse, faria três : manhã, tarde e noite.
    Mas como terapeuta bom custa caro, estou "em férias".
    As pessoas que façam terapia pra me aguentar. Quando der, eu volto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Inaie!
      Tudo tem que ser pago hj em dia, né? Que saco.
      Mas volte qdo puder sim.
      Beijinhos,
      Paula

      Excluir

Adoramos saber o que você pensa! Compartilha com a gente!