terça-feira, março 27, 2012

Precisa de motivação? Então conheça a história da Tiane.



Esse post é uma participação especial da Tiane, q a gente conheceu na internet e passou a admirar mto depois de conhecer mais sobre ela. A gente acha q vcs tb vão sentir a mesma coisa.



APRESENTAÇÃO

Fui convidada pela Taís e Paula, para contar um pouquinho da minha história de obesidade e agora, o meu emagrecimento.
Deixe-me apresentar: Me chamo Tiane Brites, tenho 33 anos e moro em Belo Horizonte. E já fui obesa mórbida.

COMO TUDO COMEÇOU

Desde a infância, estive acima do peso considerado 'normal' e aos poucos, com o incentivo involuntário dos meus pais em não limitar os alimentos, fui ganhando peso a cada dia. Naquela época, criança com saúde era a fofinha, gordinha.
Por toda a adolescência, me vi reprimida e excluída das atividades da escola, dos colegas e até, por mim mesma, que fui me limitando a não ter uma vida social ativa, por medo, vergonha dos comentários.
Aos 15 anos, me vi com quase 140kg e já com certas limitações que me incomodavam, como não conseguir amarrar o cadarço do tênis, dificuldade de comprar roupas e começando a ter dores pelo corpo, devido ao excesso de peso que carregava.
Durante o período que foi da infância à quase fase adulta, me perdi nos diversos métodos emagrecedores. Fiz de um tudo, dietas e usei vários medicamentos. Funcionava até certo ponto, mas depois que suspendia-se o medicamento, voltava todo o peso eliminado, como uma bola de neve.

AS COMPLICAÇÕES

Aos 23 anos, minha penúltima tentativa de emagrecer (mais abaixo, explico porque), fui a uma clínica bem conceituada da minha cidade e a endocrinologista, me prescreveu uma dieta e recomendou o uso de uma fórmula manipulada, que me auxiliaria no emagrecimento. Paguei pela fórmula ainda na clínica e recebi o medicamentos em casa. 
Comecei a dieta prescrita pela médica, juntamente com o medicamento e em poucos dias, já via os resultados.
No 2º mês, já estava com 30kg a menos e super feliz, afinal finalmente estava dando certo e estava ficando magra. Cheguei aos 70kg, porém comecei a sentir coisas estranhas no meu corpo... Tive ausência de menstruação, não conseguia evacuar e meu abdômen, estava totalmente distendido e pesado. Andava segurando a barriga de tão complicado que era. Algumas pessoas, perguntavam se a gravidez era de gêmeos...
Pra minha sorte, trabalhava em uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e fui conversar com o médico plantonista, que achou tudo muito esquisito e como as dores estavam bem crônicas, ele resolveu me internar naquele dia mesmo.
Fiquei internada por 3 meses consecutivos e nenhum médico ou exame identificava o que poderia ser. Até que um dia, passei a noite muito mal e o médico disse que agendaria minha cirurgia para manhã seguinte.
Comoção geral. Todos achavam que eu não sobreviveria e já falavam em doação de sangue (estava muito anêmica) e toda a família, que mora no RJ, veio acompanhar o processo cirúrgico.
Com orientação médica, a tal fórmula que eu tomava, foi enviada para análise e foi constatado que havia de um tudo: pedaços de madeira, fios de cabelo e pasmem, veneno de rato.
Durante a cirurgia exploratória, um susto: uma massa de pus tomava conta da minha cavidade abdominal e tiveram que fazer uma nova cicatriz, dessa vez, de uma ponta a outra do abdomen, como se fosse uma cesariana, para acessar a massa.
Constataram que todos os meus constantes vômitos e dores, tinham explicação: Meu intestino havia dado um nó, devido ao ressecamento e tudo que não descia pelo reto, voltava pela boca. A ausência da menstruação, era um dos ovários, que havia sido necrosado. No final das contas, perdi um ovário e ganhei uma haste metálica para fixar o intestino no lugar, para que ele não volte a se dobrar.
Me recuperei bem da cirurgia e todo o peso eliminado, voltou gradativamente.

A HORA DE MUDAR

Os 145kg vieram me visitar novamente, mas dessa vez e durante uma consulta de rotina ao médico, ele disse que eu teria indicação cirúrgica para a cirurgia que reduzia o estômago, na época, uma novidade no emagrecimento.
Comecei a pesquisar sobre a cirurgia de redução de estômago, conheci muitas pessoas que haviam feito e pesquisei no plano de saúde sobre essa cobertura.
Fiz 2 anos de acompanhamento psiquiátrico e psicológico, para me preparar para as mudanças que viriam. Não sabia muito bem quais eram, mas busquei todo o suporte e informação possível.
Em 2007, houve a autorização da minha cirurgia pelo plano de saúde e com os 145kg, fui para a mesa de cirurgia, certa que aquilo me ajudaria e muito. A técnica utilizada foi Fobi Capella com anel.

AS CONQUISTAS

Um ano e meio depois, cheguei aos 65kg e fazendo toda uma reeducação alimentar, consultas frequentes ao nutricionista, psicólogo e cirurgião, para estar certa que todas as taxas nutricionais estavam caminhando bem.
Hoje, com 5 anos que fiz a cirurgia bariátrica e com 85kg a menos na balança, estou saudável, consigo fazer todas as atividades que antes me eram limitadoras.
Minha alimentação flui normalmente e a cada 3 horas me alimento bem, de acordo com o cardápio da minha nutricionista.
Para coroar toda essa mudança de estilo de vida, comecei a correr 3 vezes por semana, com treinamento da Endorfina Assessoria Esportiva e tenho participado há quase 1 ano, de corridas de rua, em Belo Horizonte.
O primeiro passo deve ser dado e mesmo que, se um dia você errar, não desista! Os bons resultados sempre chegam para os que persistem.


Tiane Brites
Comentários
4 Comentários

4 comentários :

  1. Menina sem palavras esta sim é uma vencedora gosto de ver coisas assim me ajudam a ter mais vontade de emagrecer parabéns

    Bjks

    ResponderExcluir
  2. Nem sei o que falar, historia inspiradora MESMO.

    ResponderExcluir
  3. A tiane é uma inspiração para todas nós que estamos na batalha pela vida saudável!

    Se engana quem pensa que SÓ a redução resolve, tem que ter muita determinação mesmo.

    Parabéns!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. História muito inspiradora mesmo!! Fiquei horrorizada com a questão do "medicamento", e admirada com sua persistência e a virada que conseguiu. Parabéns!

    ResponderExcluir

Adoramos saber o que você pensa! Compartilha com a gente!