terça-feira, março 13, 2012

Organizando a maternidade!



Faz tempo que eu não falo sobre as questões da maternidade... Mas, agora, com a filhota em casa, em pleno ano letivo, é impossível não falar dela.

Ela melhorou um pouco, mas continua com seus problemas pra dormir, com suas manhas, dengos e etc. E eu louca de sono sempre... E, se tem uma coisa que me deixa de mau humor, é falta de sono. E o meu mau humor afeta a família toda. Namorido entrou na área e me intimou a resolver o problema. Além disso, "cuidar do sono da minha filha" era um dos meus objetivos da segunda fase. Até agora também postergado.



Então, hj, a minha filha era a terceira pessoa na sessão de terapia mesmo sem estar lá.

Questionei o comportamento preguiçoso, manhoso e dependente dela com relação a mim. Questionei a dificuldade dela pra dormir sozinha. Questionei se a imaturidade que as atitudes dela demonstram é adequada à idade dela. Choraminguei e reclamei mto.

Ela disse o que o dentista já tinha me dito. Que minha filha é imatura pra idade dela e que muito disso vem da minha superproteção e da forma ("meu bebê!!!") como eu trato ela e que eu tenho que começar a amadurecer minha filha. Nem que seja meio forçado isso, fazendo com que ela comece a assumir responsabilidades. Nem que seja pelas coisinhas simples da vidinha dela: arrumar o quarto, fazer os temas, escovar os dentes... E seja obrigada a responder perante os outros (prof, dentista, etc) qdo ela não fizer.



Pra dormir, algumas dicas foram bem valiosas:
1- Se ela não quer dormir, devo deixar ela ficar acordada e ir dormir. Ela pode passar algumas noites em claro, mas uma hora vai acabar dormindo.
2- Colocar uma tv no quarto dela com "timer" pra desligar depois que ela dormir. No único dia que eu deixei ela ficar acordada, ela acabou na sala dormindo com a tv ligada. Tem mto marmanjo que só dorme com a tv ligada. Acho que pode funcionar.
3- Deixar ela modificar o quartinho dela da maneira como ela quiser. Tornar ele o mais aconchegante possível pra ela.


Fora isso, as dicas de sempre: qto menos luz melhor, nada de refrigerantes a noite, refeições leves a noite...
Eu e o namorido já combinamos que vamos adotar todas as dicas. Previ tempos de batalhas a frente. Ele me tranquilizou, dizendo que do jeito que está, já temos batalhas diárias com ela por causa das manhas dela (e é verdade). Se ela aprender a se virar, vamos brigar mais um tempo pra acabar definitivamente com os problemas. Acho que vale a pena.

E vc? Tem filhos? Como lida com as manhas deles? Se não tem, como anda o seu sono?

Beijinhos,
Paula
Comentários
1 Comentários

Um comentário :

  1. Educar filho deve ser mto complicado. Não tenho ainda mas imagino.
    E tem coisa pior do q criança manhosa? É ruim pra criança, pra mãe, pros outros... Acho q aquilo q pensávamos qndo erámos criança e q nosso pais faziam acaba sendo certo. Ser "adulta" pra umas coisas e criança pra outras. Ela pode fazer essas coisas q vc citou de dicas, tem idade pra isso, mas pra outras não.
    Não sei, posso tá falando besteira aqui.
    Mas boa sorte e tomara q dê td certo! =**

    ResponderExcluir

Adoramos saber o que você pensa! Compartilha com a gente!