terça-feira, julho 17, 2012

Você sabe reclamar?



Qdo eu e a mana éramos crianças, nós adorávamos a Cindy Crawford. Líamos a Capricho e tdo q a gente queria era ser como aquela mulher linda. Então um dia mamãe nos levou ao salão de beleza, e eu com uma revista debaixo do braço, pedi q a cabeleireira nos deixasse igual à Cindy. Qdo a mulher terminou, eu e a mana parecíamos Sandy & Júnior no começo da carreira, aquele cabelinho arrepiadinho na frente, liso e bizonho atrás.

Meus olhos encheram de lágrimas na hora. A mulher perguntou se estava bom e a mana balançou a cabeça num sim resignado. Eu comecei a chorar, chorar, chorar e fiquei chorando uma semana, ouvindo mamãe e a professora da escola dizerem q tava "bonito".

A verdade é q nós, mulheres, em geral temos problema com o "reclamar". Não sabemos reclamar. Ou temos uma reação totalmente emocional, como a minha, de começar a chorar (ou gritar e ter chilique), ou engolimos o sapo como a mana fez, e dizemos q algo está bom, mesmo qdo odiamos.

Pode parecer meio óbvio, mas pra reclamar a gente tem q saber do q está reclamando. Vc tem q saber quais eram suas expectativas sobre o produto ou serviço, do q foi especificamente q vc não gostou, e q tipo de solução vc espera. Assim fica mto mais fácil. Na maioria das vezes, um e-mail é uma boa maneira de reclamar, pq fica registrado. Mas resista à tentação de escrever um monte, seja objetiva e direta, os resultados devem ser melhores.

No caso do salão de beleza, seja bem específica qdo for explicar o q vc quer. E reclame na hora. Mas seja realista: se seu cabelo ficou mto curto, p ex, melhor reclamar e ganhar uma hidratação, do q deixar o cabeleireiro incompetente meter a tesoura outra vez. O desastre pode ser maior.

Isso funciona tb pros nossos relacionamentos. Lembram q eu disse q ia ter um chilique com a prima por causa da mudança dela? Pois tive. O problema foi q eu deixei acumular a insatisfação e acabei explodindo. Mas não gosto de brigar, e nem é minha intenção ficar de mal com ela. Nós brigamos e fizemos as pazes, mas a verdade é q não precisava ter chegado ao ponto do "chilique". Minha terapeuta disse q talvez eu tenha ficado mais brava comigo do q com ela. Talvez eu estivesse me comparando, pq tb não estou resolvendo minhas coisas, assim como ela não estava resolvendo a questão da mudança.

Acho q ela pode ter razão. Isso não quer dizer q a gente não tem q reclamar qdo está insatisfeita. Mas primeiro tem q ver qual a origem da insatisfação. Se é externa ou interna, ou talvez as duas coisas. E aí tem separar.

É verdade q não tenho resolvido minhas coisas. Não arrumei meus papéis, não fui mais atrás de uma faxineira, não estou fazendo preparativos de casamento... Ontem começou o desafio de 21 dias de meditação do Deepak Chopra. Eu me inscrevi. Eles mandam e-mails diários com uma meditação orientada. Não li. Mas vou começar hj. Acho q vai me fazer bem.

Fases de mudanças em geral me assustam mto e eu fico mto paralisada. A terapeuta disse q eu cobro do meu noivo q ele tome a iniciativa, mas toda vez q ele toma eu me assusto e acabo paralisando ele tb. Mas não pode ser assim. Ontem mesmo tava pensando nuns ex e numas situações péssimas q eu andei me metendo antes de conhecer meu noivo e dei graças aos céus por ter encontrado ele. Então essa é a hora de perder o medo e me jogar na vida adulta. Q como qq coisa, tem vantagens e desvantagens. Mas acho q, no final, como não temos mta alternativa, já q mais jovens não vamos ficar, o resultado final será mais vantajoso.

Um beijo da Taís.
Comentários
6 Comentários

6 comentários :

  1. Pois é, mana. Transmitimos pensamento de novo.
    Ontem, eu estava pensando nos meus funcionários e em como eles não faziam o que eu gostaria que eles fizessem, se aquilo que eu queria era tão básico. Qualquer idiota saberia que deveria fazer aquilo.
    E saberia mesmo?
    Acho que não. As coisas estão tão flexíveis hj que ninguém sabe mais o que esperar do outro e o que o outro espera de vc.
    Antigamente, as coisas era mto mais rígidas. Era difícil pq as pessoas não podia sair da linha, mas, ao mesmo tempo, era mais fácil. Todo mundo sabia o que podia e o que não podia fazer e era isso que todos esperariam de vc. Nada mais, nem nada menos.
    Essa liberdade toda que temos hj... A gente nem sabe o que fazer com ela. Fica com medo de crescer pq não sabe o que vai fazer de sua vida adulta.
    Mta liberdade, mas pouca segurança. Talvez devêssemos equilibrar isso.
    Ontem,eu tava pensando nisso. Todo esse medo de responsabilidades, de crescer, de envelhecer. Ser criança é mais seguro e mais fácil, pq pai e mãe cuidam e decidem tudo por nós.
    Medo de envelhecer, de parecer velha. Pq parecer velha significa que vc não pode mais bancar a adolescente, que vc tem abandonar totalmente a síndrome de Peter Pan e crescer.
    E nem sempre eu quero crescer, mana. Isso é uma das coisas que devemos mudar.
    Antigamente, a velhice era bonita. Hj, é desprezada. Mas não tem como fugir dela.
    Bora, aceitar crescer e sermos velhinhas gostosas pra nossa idade, mana. Vamos juntas, como sempre, que vai ser mais fácil.
    Te amo!
    Beijinhos,
    Paula

    ResponderExcluir
  2. eu sofro justo do mesmo mal! fiquei uma semana ensaiando como ia começar uma discussao com a menina que mora comigo, e no fim, falei o que eu precisava falar e ela simplesmente concordou, sem nenhuma discussao...como a gente sofre a toa né! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! rsrsrs a gente fica sempre imaginando o pior e no fim, se deixa passar, fica mesmo pior. Mto mais fácil chegar e falar numa boa. Beijos da Taís.

      Excluir
  3. Nossa, acho q somos parecidas mesmo, geralmente sofro à toa!!!!!

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, ontem fiz o 1o dia do desafio de meditação e achei incrível! Vc conseguiu se cadastrar lá? Beijos da Taís.

      Excluir
    2. Consegui sim mas ainda não comecei acredita? rs

      Excluir

Adoramos saber o que você pensa! Compartilha com a gente!