quarta-feira, agosto 22, 2012

Controlar o dinheiro hj pra preparar o futuro!



E eu demorei a semana passada inteira pra cumprir o meu desafio da semana. Foi bem mais difícil do que eu imaginava recuperar e reorganizar todos os dados da minha ex-planilha. E o resultado? Ela ficou bem melhor do que era antes!



Mudei algumas coisinhas no visual dela, acrescentei despesas variáveis (supermercado, salão de beleza, farmácia, lazer,...) fazendo uma média do que é indispensável pra mim todos os meses. No salão de beleza, por exemplo, eu não abro mão de, uma vez por mês, fazer pé e mão (se precisar mais, faço em casa), sobrancelha e depilação (no verão, faço duas vezes).

Acrescentei também as despesas que eu sei que vão acontecer e, incrivelmente, eu nunca planejava. Como décimo terceiro salários, férias e presentes de Natal. Ficou uma planilha super completa! Reservei tb uma graninha pras minhas férias (pq eu tb mereço) em fevereiro.



Agora nada mais me pega desprevenida!

Claro que, sendo dona do meu próprio negócio, não dá pra planejar mto as finanças. Os ganhos com a lojinha são mto variáveis. Setembro, normalmente, é um mês mais fraco, já que não tem nenhuma data especial. Fiz a minha planilha como se todo mês fosse igual ao faturamento de julho, que tb não foi lá essas coisas. Então, é só melhorar um pouquinho que já consigo equilibrar as contas antes do previsto.

A mana fez um post sobre o trabalho ontem...
Falando sobre mim, eu fiz uma faculdade que não exerço. E foi bem difícil escolhê-la. Eu tinha escolhido psicologia, mas papis não quis pagar o psicotécnico pra eu fazer o vestibular na federal. Daí eu fiz uma outra que não precisasse disso. Escolhi uma que me parecia mais fácil. Tinha outras opções que talvez eu tivesse gostado mais. Pensei em coisas bem diferentes tipo fisioterapia, fonoaudiologia, química, farmácia, e outras que eu já nem lembro mais.
Acho que me faltou maturidade na época. E provavelmente isso tb falta pra maioria dos jovens na época do vestibular. É difícil ver alguém que tenha certeza do que quer. E tb pais que possam bancar os sonhos dos filhos, pq, sejamos realistas, algumas profissões realmente não trazem mto retorno financeiro.
Se minha filha estivesse pra prestar vestibular hj e estivesse meio em dúvida, eu diria pra ela não fazer. Diria pra ela ir trabalhar em algum lugar ou pra fazer um concurso público de 2º grau, pra só fazer faculdade quando tivesse certeza do que quisesse.



Pq eu passei um tempão na faculdade e gastei dinheiro nela (papis me fazia pagar metade da faculdade) e hj ela me serve só como experiência pessoal...

Pra isso, estou me organizando. Quero poder bancar os estudos da minha filha e quem sabe deixar alguma poupança pra ela se virar, caso alguma coisa não dê mto certo.

E vc? Como estão suas finanças? E como foi a escolha da sua carreira? Conte pra nós.

Beijinhos,
Paula

Comentários
9 Comentários

9 comentários :

  1. Nossa Paula, penso exatamente como você em relação à escolha profissional. Quando escolhi meu curso eu tinha 16 anos, imagine, uma menina ainda. Escolhi Turismo e Hotelaria e até já atuei na área, mas hoje sou bancária. Nada a ver né? Como você disse, foi experiência pessoal. Agora tô me programando pra começar Psicologia depois que terminar minha pós, mas aí já terei 30 anos. Fico as vezes meio neurótica com isso, mas acho que vou insistir! Pelo jeito nossos filhos não vão passar pelo mesmo dilema, não é!
    Beijos!
    Letícia - metassonhosealegrias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leticia!
      Uma pessoa de 30 anos é supernova. Nunca é tarde pra começar uma nova faculdade. Vivo incentivando a sogra, que é aposentada, a fazer uma também.
      Insista mesmo.
      Beijinhos,
      Paula

      Excluir
  2. A escolha da minha "carreira" foi completamente tortuosa. Primeiramente, pela facilidade com as matérias, escolhi Jornalismo e lá fui, tentar meu primeiro vestibular, na universidade federal e reprovei.
    Iniciei outro curso, parei na metade do mesmo. Tranquei.
    Formei em outra área completamente diferente das duas anteriores e, entrando no mercado de trabalho, frustrei.
    Atualmente espero a greve das universidades federais acabar para finalmente correr atrás do que sempre quis, da minha real vocação.
    Ah! E como já não tenho 18 anos e sim 10 a mais que isso, desempregada e morando ainda com a família, o que me resta é equilibrar faculdade com o estudo para concursos públicos.
    Hoje, caso tivesse filhos, recomendaria um curso técnico, sinceramente. Em pouco tempo consegue o certificado, amadurece, conhece novas pessoas, realidade, quem sabe até comece a trabalhar na área para, só então, escolher de fato uma faculdade - se quiser.
    O que mais se vê é gente com um diploma embaixo do braço e sem qualquer perspectiva quanto a profissão escolhida. Eu sou uma delas Felizmente há luz no fim do túnel e cá estou, relativamente mais "vivida" cantarolando aquela música do Raul "tente outra vez...". Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariana,
      tu não imagina quantas pessoas eu conheço que estão na mesma situação que tu...
      Mas te digo o mesmo que eu digo pra eles: não desanime! Continue correndo atrás dos seus sonhos.
      Que bom que vc já achou aquilo que realmente queria fazer. Isso é o mais importante. Agora é só estudar.
      Beijinhos,
      Paula

      Excluir
  3. sobre finanças? falo sobre isso não! hehehehehehehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. www.dtecquantum.blogspot.com
      esta tem me ajudado.

      Excluir
    2. Janaina, qdo quiser falar estamos aqui. hehehehe
      Eu sei que é brabo falar sobre dívidas e tal. Dá vergonha. Mas, às vezes, é legal pq alguém de fora pode enxergar melhor. Se quiser, nos manda um email.
      Beijinhos,
      Paula

      Excluir
  4. olhas as finanças estão bem reguladas viu, também tenho uma planilha eletronica, a Quantum Econômico. Agora, sobre minha carreira preciso pensar muito, estou indecizo sobre o que estudar. Ainda nao sei que quero ser quando crescer hehe e eu ja tenho meus 27 anos viu, no momento sou vendedor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô, Devair, achei que o nosso blog tava te ajudando... hehehe
      Na verdade, não entendi algumas coisas sobre as tuas planilhas. Vou deixar uns comentários lá no teu blog com as dúvidas.
      Sobre a carreira, eu acho que pode ser mais simples escolher do que tu imagina. Pensa naquilo que tu realmente gosta de fazer e como isso poderia ser feito profissionalmente.
      Mas vc ainda tem mto tempo pra pensar, testar, gostar ou não e tentar de novo. Sempre é tempo pra ser feliz.
      Torcemos por vc.
      Beijinhos,
      Paula

      Excluir

Adoramos saber o que você pensa! Compartilha com a gente!