domingo, junho 02, 2013

A mudança é possível!





É possível aprender a comer direito, não gastar mais do que ganha, pegar firme na ginástica e fugir de amores furados. A ciência descobriu - e nós explicamos aqui - como reprogramar seu cérebro para mudar seus hábitos para muito melhor



Nessa semana, eu vi um artigo mto legal na internet que tinha tudo a ver com o nosso blog. A manchete era essa acima. Achei fantástico! E mto útil.

Ele conta que, às vezes, empacamos em alguns comportamentos pq o nosso cérebro nos faz acomodar como modo de economizar energia e garantir a nossa sobrevivência. Isso explica pq somos tão resistentes às mudanças apesar de querermos tanto mudar. Além disso, mtos hábitos ruins decorrem de problemas emocionais. Seria preciso identificar se alguma emoção está causando ele e resolver o problema na origem.

Ali fala e eu já ouvi outras pessoas dizerem tb que precisa de 21 dias pra formar um hábito. O que significa que são 21 dias de esforço para que essa atitude nova fique praticamente automática depois. Acho que vale a pena, né, gente?

Passo-a-passo da mudança:




1- Identifique o comportamento que quer mudar.
2- O que vc realmente busca com esse comportamento? Ex.: vc come por fome ou por ansiedade?
3- Preste atenção nos fatores que desencadeiam esse comportamento. Ex.: Na hora que te dá aquela vontade de comer doce, vc estava estressada?
4- Depois que perceber o que te leva a esse comportamento, troque-o por outro mais saudável ou mais de acordo com aquilo que vc deseja. Ex.: Se vc come por stress, pense em alguma outra forma de aliviar.

Eu vou seguir esse passo-a-passo para identificar o que me leva a não seguir a dieta.
Normalmente, eu acredito que, sim, problemas emocionais me levam a não seguir a dieta, mas eu sempre uso como desculpa a questão de não ter as coisas em casa. Por mais organizadas que estejam as minhas compras, eu costumo fazer compras pra 3 e, às vezes, não compro o suficiente para a minha dieta. Preciso planejar isso melhor.
E deixar as coisas que eu vou comer durante o expediente na lojinha. Mtas, mas mtas vezes eu deixo de lanchar e daí chego em casa louquinha de fome.
Tb detesto chegar em casa e ter que fazer o almoço. Quando chego em casa do trabalho e tenho que começar o almoço do zero, normalmente, acabo beliscando alguma coisa antes e não fazendo a salada. O que funciona, pra mim, é deixar o almoço semi-pronto. Levanto cedo pra levar a filhotinha na aula e depois começo a preparar o almoço, tipo, cozinhar o arroz integral, preparar salada. Quando dá tempo de fazer isso, sigo a dieta direitinho.

Ah, já marquei minha sessão com a terapeuta nova. A quarta fase já acabou, mas eu continuo correndo atrás.Tomara que me dê bem com ela.

E vc? Que tal seguir os passos acima e mudar sua vida tb?
Beijinhos,
Paula
Comentários
6 Comentários

6 comentários :

  1. É preciso muita disciplina.

    Kisu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim! Mas, ainda assim, é possível. Precisa de 21 dias de esforço pra fazer quase no automático depois.
      Vale a pena.
      Beijinhos,
      Paula

      Excluir
  2. Oi Paula, abri o artigo para ler após deixar o seu blog, mas já conhecia isso através de outras leituras. O meu problema é ter disciplina e conseguir levar adiante tudo o que me proponho. Além de entediar facilmente, o meu emocional me afeta muito!
    É preciso muita força interior para seguir firme!
    Muita força pra todas nós!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb sou assim!!! Principalmente no que se refere à dieta. Qualquer probleminha é facilmente resolvido com um docinho...
      Eu acho que, no nosso caso, tem que ir marcando no calendário os dias até chegar no 21º. Quem sabe se a gente pensar que só precisa de 21 dias fica mais fácil chegar lá.
      Beijinhos,
      Paula

      Excluir
  3. Hum, 21 dias?! Bom saber... quem sabe agora consigo fazer da dieta e dos exercícios uma rotina!! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que é possível. Já tô no terceiro dia de dieta de novo. :D
    Vem me contar se conseguir, tá? Se não conseguir tb, me conta. hehehe
    Beijinhos,
    Paula

    ResponderExcluir

Adoramos saber o que você pensa! Compartilha com a gente!