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Como eu disse na 5a feira, resolvi traduzir e compartilhar aqui o cursinho sobre orçamento desse programinha q eu e o noivo estamos testando, o YNAB. Como eu tinha dito antes, meu objetivo financeiro pra 2012 era juntar 3 mil, e eu consegui o triplo! Acredito q com essa prática de orçamento, em 2013 será possível aumentar ainda mais essa reserva.
Como eu tenho feito desde q começamos o blog? Antes eu não fazia nada, gastava, era desorganizada. Por causa do blog, eu resolvi começar a anotar todos os meus gastos e criei duas planilhas pra isso: uma de gastos diários, e outra de controle do cartão de crédito. As duas estão disponíveis pra quem quiser, ali em cima, nos itens que compartilhamos.
Os itens q eu coloquei na planilha de controle de gastos diários são itens q servem como categorias pro seu orçamento:
- farmácia
- supermercado
- almoço
- jantar
(vc pode unificar essas duas categorias em "restaurantes")
- transporte (seja uso de táxi, combustível pro carro ou passagens de ônibus)
- roupas
- sapatos
(tb dá pra unificar esses)
- lazer (teatro, cinema...)
- livros/revistas
- bebidas alcóolicas/cigarro (coloquei pq a gente costumava comprar mta cerveja nos finais de semana, mas já maneiramos isso. Eu não fumo, mas pra quem fuma, é bom saber o qto se gasta nisso)
Faltou nela aqueles gastos q são mensais, como, p.ex., aluguel, prestação, pagto de empréstimo, água, luz... coisas q vc pode separar ou colocar numa categoria só como "casa" e listar os demais como sub-itens.
Tb tenho a categoria "outros", pra coisas fora dos demais itens. Algum gasto imprevisto, algo assim.
Eu não tinha contado pra vcs, mas cumpri mais um item da lista de 101 coisas (item 38): adotei duas gatinhas fofas! A Julie e a Mary. Olhem q amores!
Porque estou falando sobre elas? Pq elas tb entram no orçamento, claro! Vou mostrar pra vcs como ficou nosso orçamento:
Taís
Cosméticos/Salão de beleza
Roupas, sapatos, acessórios
Celular
Outros (item dinheiro pessoal - diversão - vai estar na aula 4)
Charles
Roupas, sapatos, acessórios
Celular
Outros (dinheiro pessoal)
Gatinhas
Veterinário (consultas, remédios, vacinas...)
Pet Shop (pra mandar dar banho, tosar se precisar, coisas assim)
Ração e areia
Transporte (pro casal)
Combustível
Estacionamento e pedágio
Táxi/Ônibus
Contas mensais (pro casal)
Aluguel
Telefone/Internet
Luz
TV a cabo
Faxineira
Seguro do carro
Despesas do dia-a-dia (pro casal)
Supermercado
Farmácia
Coisas para o lar (eletrodomésticos, decoração, etc)
Fundos de emergências
Fundo de emergência (essa é a verdadeira poupança) - R$250,00 - ao final de um ano teremos R$3000,00 na poupança, sem contar o rendimento.
Fundo para reparos do lar - R$50,00
IPVA - R$30,00 (para pagar o imposto do ano q vem)
IPTU - R$30,00 (idem)
Aniversários (dinheiro pra comprar presentes de aniversário de parentes e amigos) - R$25,00
Natal (idem acima) - R$25,00 - ao final de um ano teremos R$300,00 pra gastar nos presentes de natal
Seguro de vida
Lazer (pro casal)
Restaurantes
Livros/Revistas
DVDs/Cinema/Teatro/Shows
Poupança (pro casal)
Férias - R$300,00 - ao final de um ano teremos R$3600,00 pra fazer uma viagem!
Se vc tem dívidas, empréstimos a pagar, pode criar uma categoria chamada dívidas. Incluídas aí as faturas de cartão de crédito.
Bom, pra cada item acima, vc fixa um valor mensal. Sugiro tirar todo dinheiro da conta corrente e colocar na poupança. Ou ao menos já colocar na poupança, de cara, o q vc fixar para guardar. Então, p.ex, nós temos um fundo de férias, um fundo de emergência, fundo de reparos do lar, fundo para IPVA, IPTU, presentes de aniversário e natal. Cada item desses tem um valor pré-determinado. Então, vou colocar uns valores aleatórios acima, só pra vcs terem uma idéia. São R$710,00 que temos, eu e o noivo, q colocar na poupança tdo mês. Então digamos q nossa renda mensal seja de R$4000,00 (pros 2). Sobram R$3290,00 pra colocarmos nas outras categorias. Essa é a renda q temos disponível pra viver. Os outros R$710 saem imediatamente das nossas contas bancárias, assim q entram, e vão pra nossa conta poupança. E nessa conta, ninguém encosta. NUNCA. Só se for caso de vida ou morte.
No começo, claro, é meio estranho. Principalmente pq a gente vinha gastando quase tdo e estamos vivendo sempre do salário futuro, e não do passado. Mas tenho certeza q depois de uns meses a gente engrena e vai.
Nós já fizemos nosso orçamento pro ano, e tb anotamos nossos gastos. Olhando pra eles a gente viu q nossos maiores problemas são gastar mto no supermercado e gastar mto comendo na rua. São duas coisas q precisamos dar um jeito de consertar. Principalmente o supermercado. A gente gasta mto, adoro comprar porcarias e o noivo gosta de me agradar. Combinação ruim, essa. Acaba q compramos coisas q comemos só um pouco e estragam, ou compramos produtos de limpeza demais (tdo bem, se usa, mas como a gente não tem um controle bom, acaba q compramos coisas repetidas, sem necessidade), etc etc. Só pra dar um exemplo, nós temos pacotes e pacotes de esponjas de limpeza! Virou até piada isso, agora tda vez q vamos no super um vira pro outro e diz: acho q precisamos de esponjas! Temos um estoque pra mais de ano! rsrsrsrs Só por causa das compras sem planejamento.
Depois q vc montar seu orçamento, q é mensal, vc deve ir anotando os gastos nas respectivas categorias. Se gastar mais do q o previsto numa delas (não importa se for usando o cartão de crédito), vai ter q tirar dinheiro de outra categoria. P. ex. se eu fixo um valor mensal para roupas de R$200 e vou lá e gasto R$250, vou ter q tirar esses R$50 de outra categoria pra cobrir, posso tirar da categoria salão de beleza e assim fico sem poder ir ao salão naquele mês. Claro q, ter um valor provisionado para certo tipo de gasto não implica necessariamente em gastá-lo.
Então, se em vez de eu gastar os R$200, eu gastar apenas R$100, tenho duas escolhas: tenho R$300 pro mês seguinte (os R$200 do mês seguinte + os R$100 que sobraram deste mês), ou pego esses R$100 e invisto na poupança. Ou uso pra cobrir os gastos de outra categoria q eu tenha por acaso estourado. O ideal é não estourar nenhuma categoria, assim vc nunca se endivida.
No cursinho do YNAB essas coisas vêm bem explicadas, vai ter tda 5a feira, então fica ligado pra próxima aulinha.
E vc? Como controla seu dinheiro? Conta pra nós!
Beijos da Taís.
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Nossa, primeiro falta uma puta organização da minha parte fazer isso. Na verdade, quando moraqva no Japão, enquanto era casada com o meu primeiro marido, todo o dinheiro que eu ganhava colocava na poupança e o dinheiro dele a gente gastava com as despesas de casa. Funcionava assim. Agora nem sei como vou fazer se ainda não arrumei um emprego.
ResponderExcluirKisu!
Se vc tem renda, qq uma, vc pode fazer. E se vc é casada, tem q fazer, não importa q só um dos cônjuges trabalha. É importantíssimo conversar abertamente sobre dinheiro. E não precisa de tanta organização assim, o importante é começar! Beijos da Taís.
ExcluirPretendo fazer um e as suas dicas estão me ajudando muito, sou muito desorganizada nessa parte.
ResponderExcluirTenha uma ótima semana.
Beijos
Jack
Oi, Jack, q bom q as dicas ajudam! Começa, vai ficando cada vez mais fácil! Beijos da Taís.
ExcluirAqui tem um post do início do ano passado, pra vcs verem como as coisas mudaram! http://6mesespramudar.blogspot.com.br/2012/01/dieta-financeira-ou-reeducacao.html
ResponderExcluirnossa esse texto d hj me animou muito..pra 2013 resolvi fazer igual vcs falaram....separar por areas...e tentar nao exceder o k foi reservado...e o k sobrar poupança....vamo k vamo meninas
ResponderExcluirAmei o Post Thais, vi que estou indo pelo caminho certo, preciso só de uns ajustes!!!!!
ResponderExcluirValeu pelas dicas e já estou louca pelo próximo post
bjs
Q bom q vc gostou! Eu e o noivo tb estamos fazendo ajustes, o importante é começar a se organizar, né? Beijos!
ExcluirEsqueci de falar, eu acho lindo quem gosta de gatinhos...
ResponderExcluirEu não ia e acostumar por causa das alergias e por eles serem danados!!!!
Já meus filhos iriam adorar!!!!!
Bjs e parabéns pelos bichanos
Pq danados? As minhas são uns doces! E vc perde a alergia depois q acostuma. Beijos da Taís.
ExcluirEu tenho duas tbm adotadas há 1 ano: Sophia e Clarice minhas filhas de 4 patas, amo!!!!
ResponderExcluirDepois manda fotinhu delas!
Excluiramiga to seguindo seu conselho das anotações, e to numa organização ferrenha nesse ano! ainda não identifiquei completamente a minha torneira, mas me sinto totalmente no controle! espero continuar assim! rs
ResponderExcluirAnotar faz tda diferença!
ExcluirMenina, se eu contar pra você que já faz um tempão que eu tenho um orçamento quase igual a esse? E juro que é o que, literalmente, "salva" minha vida quando eu tenho algum imprevisto ou quero fazer alguma coisa "diferente". Também sempre tive o hábito, desde que ganhei a minha primeira mesada, de anotar todos os meus gastos e sempre, sempre saber quanto dinheiro eu tinha no banco. É muito importante termos consciência dos nossos gastos, porque se a gente sequer sabe no quê gasta, nunca vai saber como fazer para guardar ou para redirecionar melhor o dinheiro que se gasta.
ResponderExcluirMuito bom!
Beijo
Vc é um exemplo RARO! rsrsrs eu só tomei vergonha na cara depois dos 30!
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