segunda-feira, novembro 11, 2013

Manda buscar a preguiça aqui de casa



Pensem aí numa semana em que as pessoas só sobrevivem, não vivem. Pois bem, acho que esse é um bom resumo da semana que passou!
A cada manhã, o despertador iniciava a tocar 6h30 e, assim ele permanecia até mais ou menos 7h20, num eterno função soneca. Então eu me arrastava até o banho, e saía porta afora com pressa, sem ter nem tomado o desjejum (que trazia numa bolsinha para a repartição). À noite, ao invés de me sentir melhor, só pensava em deitar no escurinho e descansar até a manhã seguinte, morrendo de um sono atroz. Por aí vocês podem derivar a óbvia conclusão que não meditei.
Em compensação, houveram caminhadas em cinco dos sete dias; um pouco de literatura, seriados assistidos sem legenda (para ajudar no inglês), textos lidos em inglês, uma dieta bem corretinha e me dei por satisfeita. Tem semanas que a gente não rende de jeito nenhum, não sei como é com vocês. Fiz só aquilo que era obrigatório e que ia me dar mal caso não fizesse!
A parte boa é que essa semana parece mesmo que está tudo diferente. Levantei às 6h20, no segundo ciclo de soneca do despertador. Não meditei ou fiz alongamentos, mas por motivos que não acontecerão amanhã de manhã. Hoje à tarde agendei uma médica e vou mostrar minhas unhas a ela – já que um dos objetivos de corpo era acabar com as unhas quebradiças.
Não queria terminar o post sem contar nada realmente útil para vocês, e por isso, estou compartilhando este link, do blogue da Mafalda, que acompanho semanalmente. Lembram-se de que um dos meus objetivos para o ‘espírito’ era aprender a me desapegar das mágoas? Então, depois de uma vida inteira cultivando com muito afeto os meus pensamentos rancorosos de diversas ordens, estou realmente decidida a ocupar a mente com outras coisas. Vocês não sabem como sofre um ser com boa memória nesse mundo! Rs
Enfim, eu li esse texto nessa semana e a partir dele, refleti sobre uma forma de eventualmente criar um novo hábito dentro de mim: o de mudar de assunto dentro da cabeça. Tipo assim, automático: pensou, já mudou. Eu consigo fazer isso. Por exemplo, eu nunca penso sobre trabalho quando não estou trabalhando (e no início isso era artificial, eu me forçava). Daí que decidi que vou me dedicar a educar os meus pensamentos. E essetexto me ajudou bastante, talvez porque o conteúdo seja bom, mas talvez porque apenas era uma hora em que eu estava disposta a absorver o que ele diz. E assim, a tarefa da semana é educar os pensamentos. A cada vez que eu tiver um pensamento crítico ou ruim em relação ao outro, eu me lembro que não posso me concentrar nisso. A maior parte do tempo, consigo seqüestrar o pensamento no início – mas confesso que às vezes, já estou há quase 10min pensando quando lembro que isso é perda de tempo.
É difícil ser uma pessoa tão crítica. A parte boa, que é fazer análises mais realistas daquilo que está à minha volta (e também dentro de mim), pode se tornar pequena em relação à parte ruim, que é perceber imediatamente o que tem de errado num espaço – e aí eu não consigo fingir que tudo não passa de uma forma de olhar as coisas. Minha esperança é que eu consiga perceber o que está errado, ter uma leitura crítica disso e apesar disso me manter bem, e não fingindo que pensamento positivo altera o que está ruim para bom. Vocês me entendem? Aliás, me falem sobre isso: vocês são que tipo de pessoa? Easy-going ou difíceis feito eu?

Gente, essa semana eu vou meditar, sim ou sim! É uma nova semana, estou pronta para recomeçar! Semana passada eu andei cansada, mas nessa minhas energias voltaram! Um beijo para vocês!
Comentários
2 Comentários

2 comentários :

  1. Oi, querida! Adorei teu texto!
    Parabéns pelos progressos!
    Me identifiquei com a ideia de controlar pensamentos. Tb andei pensando nisso... mas que eu precisava controlar meus pensamentos sobre mim mesma e sobre o futuro. Ando fazendo autocríticas pesadas e tendo pensamentos mto pessimistas. Preciso recuperar a esperança.
    Vcs me ajudam mto.
    Meu sogro, mto sábio, já tinha me contado a história das janelas. Preciso conviver mais com ele.
    Beijinhos,
    Paula

    ResponderExcluir
  2. Fulana é a Fulana que eu conheço? rsss Tá agora aqui tb?

    Kisu!

    ResponderExcluir

Adoramos saber o que você pensa! Compartilha com a gente!