terça-feira, abril 22, 2014

Como lidar com pessoas que nos decepcionam



Na nossa busca por mudança, eu e a mana estamos sempre procurando na internet por coisas interessantes e que possam nos ajudar no nosso projeto "6 meses pra mudar". Alguns desses sites têm conteúdo tão bom e útil que acabam virando leitura diária, como o Vida Organizada.
Um desses sites que eu encontrei nas buscas é o "Escolha sua Vida" da Paula Abreu. Se não me engano foi a mana que mostrou. Enquanto o Vida Organizada nos ensina truques para facilitar a organização da nossa rotina, a Paula Abreu me parece escrever mais sobre sentimentos, uma parte importante e, muitas vezes, engolida pelos problemas de todo dia. Além do blog e dos cursos, a newsletter dela é particularmente interessante. É o que normalmente eu tenho tempo de ler.
A newsletter de Páscoa foi particularmente inspiradora, completada pela de hj.



Na reflexão de Páscoa, ela fala sobre a importância da aceitação na vida da gente. Aceitar que cada coisa na vida da gente acontece por algum motivo. A gente até pode não entender porque está passando por isso agora, mas depois de um tempo, tudo começa a fazer sentido. Cada momento é uma oportunidade, um aprendizado, e tem uma razão de ser.
Se alguma coisa não aconteceu como a gente esperava, não adianta chorar ou se desesperar. O jeito é aceitar e tentar mudá-la no momento seguinte. O passado não pode ser mudado. Só nos resta fazer diferente pro futuro.
Concordo totalmente! Acho que exercitar isso faria pessoas mais felizes.



Num segundo momento, ela fala sobre aceitar as pessoas como elas são e como usar isso para solucionar a decepção que a gente sente com algumas pessoas.
Primeiro, ela chama a atenção para o fato de que não é a pessoa que nos decepciona. A pessoa simplesmente age e a gente escolhe se decepcionar ou não com a atitude dela. Para solucionar esse problema, a minha xará sugere alguns passos.

"1- Se pergunte sobre o outro:

a) Qual é o motivo do comportamento/ação desta pessoa?
b) Que crenças esta pessoa tem e que podem ter a influenciado a agir dessa maneira? 
c) O que está acontecendo na vida desta pessoa agora? 

2- Mais importante, se pergunte sobre você mesmo: 

a) Que Valores ou crenças meus o comportamento/ação desta pessoa está violando? 
b) De que forma o meu próprio comportamento deu espaço para que esse tipo de coisa me acontecesse? 

c) Em que áreas da minha própria vida (incluindo no meu tratamento comigo mesmo) eu posso estar agindo exatamente igual a esta pessoa? 


Esse passo-a-passo não vai evitar as decepções, mas acho que entender pq aquela pessoa fez aquilo diminui em muito a nossa dor e nos possibilita seguir em frente. E fazer a nossa própria reflexão tb ajuda mto, com certeza. Entender qual atitude nossa abre o espaço para que as pessoas nos machuquem nos possibilita mudar isso. 
Vou agir assim daqui pra frente.
E vc? O que faz quando se decepciona?
Compartilhe conosco sua experiência.
Beijinhos,
Paula
Comentários
2 Comentários

2 comentários :

  1. Concordo. Quando a gente passa a aceitar as coisas como aprendizado, a nossa vida se torna melhor. Pra mim, não me importa se é verdade ou não alguma coisa pra alguém o fato, o que é importante pra mim é como eu interpreto aquilo pra mim. Na maioria das vezes a gente nunca vai saber a verdade, então a gente utiliza a nossa verdade como o aprendizado e aceitação de coisas que não podemos mudar.

    Quando eu me decepciono com alguém, procuro lembrar o que de bom aquela pessoa me proporcionou enquanto estávamos conectados porque sempre existe alguma coisa de útil e bom das pessoas que passam na nossa vida, deixam para nós. Isso não significa reatar amizade ou esquecer brigas ou qq coisa que levou à separação. A gente tem que estar bem com a gente mesmo, sempre.

    Kisu!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Bah.
    Tb sou assim! Procuro aproveitar o que a pessoa tem de melhor. Isso me causa algum sofrimento, às vezes... hehehe Mas, no geral, é bom.
    Beijinhos,
    Paula

    ResponderExcluir

Adoramos saber o que você pensa! Compartilha com a gente!