quinta-feira, maio 31, 2012

O presente ou o futuro?



No fim de semana, estávamos eu e o namorido "zapeando" na TV antes de dormir e descobrimos algo realmente interessante.

Tudo mundo sabe que um dos itens dos meus objetivos, desde o início, era organizar a vida financeira. E nesse  ponto eu e o namorido temos pontos de vista diferentes. Ele é mais tradicional, acha que temos que comprar carro, casa, plano de saúde, previdência privada. Eu sou diferente. Sou da filosofia que dinheiro foi feito pra trazer felicidade. Sempre achei que eu tinha que economizar sim, mas sem deixar me privar demais das coisas que me fazem feliz. Nunca fui daquelas que estão dispostas a economizar até o último centavo.

E agora eu achei alguém que me diz que é possível seguir minha filosofia e ainda garantir estabilidade e segurança financeira. Quem sabe até o meu primeiro milhão!


O nome dele é Gustavo Cerbasi. O livro já é famosinho: "Casais inteligentes enriquecem juntos". Vi ele no programa do Edu Guedes deste sábado. No programa, ele dizia que:

- a gente não deve fazer economia nas coisas que nos fazem felizes. Devemos economizar nas outras coisas. Por exemplo, as mulheres que adoram cabelereiro e manicure devem preservar esse hábito e economizar, por exemplo, comprando uma casa ou um carro mais baratos.
- não adianta ter dinheiro guardado e ser infeliz.
- devemos planejar a velhice, qdo o padrão de vida cai bastante, mas sem diminuir a qualidade de vida de hj.
- ele defende a qualidade de consumo. Não adianta ter uma casa linda e enorme sem ter dinheiro pra fazer mais nada. (às vezes, nem manter essa casa). Vale mais ter uma casinha um pouco mais simples e ainda poder viajar, comprar alguma coisa que se queira, se vestir bem, etc.
- ele tb acha que temos que ter fontes alternativas de renda.
- diz que a gente tem que se prevenir não só contra imprevistos ruins, mas tb contra imprevistos bons: um evento de família, um show que a gente goste...
- devemos programar despesas com eventos que se pode prever. Dia dos namorados, por exemplo.

Achei tudo fantástico. Fecha mto comigo. Já comprei o livro pra internalizar mais coisas. No site, tem mais dicas de finanças.
E agora que eu já sei, mais ou menos, qto gasto por mês, ninguém me segura. hehehe

E pra vc? O que é mais importante: acumular patrimônio ou ser feliz agora?

Beijinhos,
Paula
Comentários
1 Comentários

Um comentário :

  1. Conheci o livro cerca de 5 anos atrás, li ele em 03 dias, adorei as dicas, algumas eu coloquei em prática... rs
    Mas preciso ler novamente pra relembrar!!!!!

    Bjs

    ResponderExcluir

Adoramos saber o que você pensa! Compartilha com a gente!