quinta-feira, junho 21, 2012

5 passos para uma vida feliz




Eu e a mana estamos em busca da felicidade. Sabemos q não é algo q aconteça o tempo todo. Uns dias são ótimos, outros são bons, alguns são ruins, outros são péssimos... essa é a vida. Mas queremos ter mais felicidade no geral. Pra isso criamos esse blog.

Ultimamente, como a mana contou, temos estado na "baixa". Meio deprês... acho q a mana mais do q eu, pq ela fica dizendo q nada mudou nesse tempo, ou q pouco mudou. Pra mim mudou bastante: emagreci 5kg, vou casar, troquei de emprego. Mas falta, ainda falta.

Pesquisando por aí me deparei com os 5 passos para uma vida feliz. E o primeiro deles é...


Acho q esse é um problema constante meu e da mana. Mais meu, claro. Estou sempre reclamando da bagunça q é a minha casa, e a sugestão básica para organizar a cabeça é, justamente, organizar a casa. A Mari comentou sobre isso tb. Ela tem razão. Preciso fazer urgente! A mana e uma amiga se ofereceram pra ajudar, vamos tentar marcar um final de semana pra elas virem (já q cada uma mora num lugar diferente).

Outra dica é a seguinte: escolher o q é importante de verdade e remover todo o resto. Vale para coisas, para pessoas, para tudo! Sei q preciso destralhar minha casa e minha vida, mas o trabalho parece tão pesado q eu tenho fugido disso há mto tempo. Já troquei de casa várias vezes e, mesmo assim, sempre tdo foi o caos, bagunça completa. Mas agora chega.


TENHA UM CORPO SAUDÁVEL

Eu e a mana consideramos saúde uma coisa mto importante. Eu tenho q cuidar pra endometriose não voltar, e a mana, talvez vcs lembrem, já teve sérios problemas de saúde por não se cuidar.

E aí a gente acha q ser saudável é fazer dieta. E isso tá errado. A gente tem q focar noutras coisas: em se alimentar melhor - ou seja: escolher comidas mais saudáveis, comer o suficiente e não até explodir, dentre outras coisas e, também, o mais importante: mexer o corpo.

Fui na academia essa semana. Apesar de ter sido super bem tratada, eu ODEIO academia. Não gosto do ambiente, me sinto mal e oprimida pela música alta e aquelas pessoas "felizes" (me chamem de louca). Sempre preferi exercícios ao ar livre ou atividades em grupo. Por isso quero fazer boxe. A mana me fez prometer q eu iria lá essa semana, ver se posso voltar (se não é mto caro e se os horários fecham com os meus), mas eu fui pra casa me esconder.

Tudo bem: a semana não terminou. Vou tentar tomar vergonha na cara e ir atrás. Depois conto pra vcs.


TENHA RESPONSABILIDADE PELA SUA VIDA

Isso é algo q eu percebi há tempos: se vc quer ser vítima, vc VAI SER VÍTIMA. E eu não quero. Então, tdo q eu faço, ou deixo de fazer, é responsabilidade minha. Tenho certeza q minha vida é melhor assim. A Danielle LaPorte fala q a gente tem q encarar certas coisas por outro ângulo: não sou obrigada a visitar nossos pais (eles são difíceis), mas vou pq eu quero ser uma boa filha e me sentir bem comigo mesma (mesmo eles tornando nossa vida um inferno, às vzs). Não sou obrigada a trabalhar. É! Vc sabia? Vc tb não é! Não é só por dinheiro q a gente trabalha, mas tb pq eu faço questão de ser ótima profissional e de fazer as coisas bem feitas.

Então não pense nas coisas e nos outros como obrigações ou pesos. Pense no motivo pelo qual vc é responsável por determinada escolha, assuma a responsabilidade. Ninguém te obriga a nada (a não ser, claro, q coloquem uma arma na sua cabeça). Vc sempre pode escolher e VOCÊ NÃO DEVE NADA A NINGUÉM, a não ser a vc mesmo.


APRECIE AS PEQUENAS COISAS

Mtas vezes, a gente deixa de apreciar as pequenas coisas, os momentos, pq estamos preocupados com um "futuro" q é só imaginário. Ou estamos preocupados com as inúmeras possibilidades da vida, sem nos concentrar no que está ali, ao nosso alcance.

Acho q esse é um problema sério q eu tenho. Tô sempre pensando no q poderia ser e no q poderia ter sido, e deixo de aproveitar o que É, agora. Como contei pra vcs, eu tenho dúvidas em relação ao meu casamento, e não por falta de amor, mas sim pq tô sempre pensando nisso: em como as coisas podiam ser diferentes, só q às vzs eu nem sei qual é o diferente q eu quero. Minha terapeuta me perguntou: vc acha q pode encontrar alguém melhor do q o seu noivo? Mas diferente como?

E eu não soube responder. E aí fiquei pensando em como meu noivo é querido, me trata bem, e faz tdo pra me agradar e me senti uma idiota. A mana fala q a gente tem esse problema de querer coisas perfeitas e estarmos sempre insatisfeitas, e ela tem razão. Só q tá na hora da gente largar essa mania ruim e passar a apreciar as coisas boas q temos (q são mtas, a começar pela sorte de sermos irmãs e de termos uma rede de amigas tão legais qto as nossas), deixando de lado esses "poderiam"...


EXPRESSE SEU AMOR E GRATIDÃO

O amor é a mola do mundo, na minha opinião. Cada vez mais. Por mais q às vzs a gente ache q tá tdo uma merda e q o mundo é um lugar péssimo pra se existir, a verdade é q nos últimos 100 anos o amor é cada vez mais importante pra maioria das pessoas. E ele tem q ser externado. A gente tem q perder essa "vergonha" ou sei lá q mtas temos, de não dizer pros outros o qto a gente ama e aprecia a companhia deles. Eu escolho ser uma pessoa agradável, amorosa, gentil e amiga. É essa pessoa q eu acho q sou, e q quero ser sempre, mesmo q não seja perfeita.

A maioria dos filmes volta-se pra isso: vc deixa de apreciar uma pessoa q está ali, ao seu lado, e de repente ela não está mais. E aí, o q vc faz? Vai viver o resto da vida sofrendo arrependimento? Culpando-se por não ter sido mais legal qdo a pessoa estava ali? Acho melhor começar a ser legal agora. E, se isso já aconteceu com vc, em vez de se fechar pro mundo, q tal fazer o contrário? Abra-se pra vida, pras pessoas, pro mundo!


FELICIDADE

A mana sugeriu fazermos uma lista de tdo q tá errado com as possíveis soluções ao lado. Mas acho q isso é desperdiçar energia no lugar errado. Em vez de listar o q tá errado, acho melhor sair listando as soluções, os desejos, as coisas q almejamos, nossos objetivos. Concentrar nas coisas positivas. Bem melhor, mais fácil, menos sofrido.

Então, vou arregaçar as mangas. Nos próximos posts falamos mais a respeito.

Beijos da Taís.
Comentários
10 Comentários

10 comentários :

  1. AMEI ESTE TOPICO.....TO PRECISANDO DAR UM UP NA MINHA VIDA E VOU ACOMPANHAR VCS..........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida, seja sempre benvinda! Beijos da Taís.

      Excluir
  2. Oi linda!

    Ótimas dicas... Vou fazer uma lista pra mim tbm, assim fica mais fácil de manter a determinação.

    Beijos e bora arrumar a casa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida, qto tempo vc não vinha aqui! Faz uma lista, sim, ajuda mto! Beijos da Taís.

      Excluir
  3. Oi Taís,

    Super hiper, mega e maior de bom este post!!!! rs
    Achei bem interessante, tem muita coisa haver comigo.
    Principalmente a parte em que vc fala sobre as pequenas coisas...Parece tão obvio né? mas geralmente vivemos pensando no se e no que passou... e esquecemos de pensar no hj... eu tb sou assim, porém venho melhorando desde q voltei à igreja e comecei a meditar... a gente precisa reconhecer sem sombras de dúvidas nossas pequenas felicidades.

    Ah, eu tb tô fazendo minhas listas e descobri tanta coisa... rs

    Um grande bjo e vamos q vamos amigas!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Taís! Vim agradecer e retribuir a visita! Achei mt legal o blog, bem legal mesmo, voltarei sempre. Sobre o post, achei mt boas as tuas reflexões e creio que, a partir delas, o primeiro passo pras pequenas mudanças que podem te fazer mais feliz já foi dado, visto que só podemos modificar aquilo que reconhecemos que fazemos "errado"! Um beijão

    COMEDORA COMPULSIVA ANONIMA
    http://ccabstinente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. aniiiiiiimo! Voces vão conseguir!!!!! Com certezaa, vão!

    ResponderExcluir
  6. umas boas dicas para uma vida mais feliz!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Taís!

    Muito legal o seu post.

    Ás vezes a gente negligencia o valor das pequenas coisas, sendo elas tão importantes também! Esses cinco passos me fizeram relembrar uma porção de coisas que preciso modificar. =)

    Beijos. ^^

    ResponderExcluir

Adoramos saber o que você pensa! Compartilha com a gente!