terça-feira, agosto 14, 2012

11 idéias pra afastar o stress do trabalho



Vi na Boa Forma desse mês e resolvi compartilhar com vcs. Vale a pena seguir a risca.
Minhas observações estão em rosa. 

1- Entre no Ritmo.

Ouça músicas a caminho no trabalho.
Eu gosto de trabalhar com música tb. Acho que flui bem, mas tem gente que não consegue.


2- Pare para esticar o corpo.

De vez em quando, dê um paradinha para alongar o corpo. Se vc fica mto sentado, alongue principalmente costas, pescoço e braços. E não esqueça de cuidar a postura.


3- Coma certo na hora certa.

Faça lanchinhos rápidos e saudáveis no trabalho para diminuir a fome entre as refeições sem sabotar a dieta ou o trabalho. Dicas:

- Lanche da manhã: uma fruta é sempre a melhor opção. Pode ser tb uma porção de frutas desidratadas com nozes, castanhas, amêndoas, ou sementes.

- Lanche da tarde: se quiser mto comer um doce, o melhor momento é o fim da tarde.

- A noite: no dia em que tiver que ficar até mais tarde no trabalho e não puder jantar, faça um lanche completo no trabalho mesmo com proteina magra, cereais e vegetais.


4- Pegue leve no almoço.

"Regra básica para ter disposição até o fim do dia: a refeição deve ser leve e completa." "Evite alimentos gordurosos, que exigem um grande esforço para serem digeridos e, por isso, são verdadeiros ladrões da energia e da concentração." De sobremesa, coma uma fruta. Um pedaço pequeno de chocolate amargo ou meio amargo tb pode.

Testei hj isso de comer menos e melhor no almoço e tô com bem menos sono. Aprovadíssimo!


5- Fique alerta o dia inteiro.

Óleos essenciais de alecrim, hortelã-pimenta e eucalipto podem ajudar a manter o foco. "Misture cinco gotas em um frasco com um óleo vegetal como base e, quando bater a preguiça, esfregue um pouquinho na sola dos pés, na base da coluna e nas têmporas". Se não funcionar, o cheirinho já vale a pena.

Eles falam em mascar chiclete tb, mas eu não acho legal pq estraga os dentes e eu ouvi falar que chiclete dá fome pq o corpo pensa que vai receber alimento e não recebe nada. Sei lá. Na dúvida, não como.


6- Descanse o olhar.

Posicione a tela do computador a 50 centimetros do rosto, ajustando luz do monitor e tamanho de fonte para não cansar os olhos. Além disso, faça uma pausa de hora em hora.


7- Desperte com chá verde.

O chá verde, além da cafeína, contém L-teanina, substância que melhora as funções cognitivas e diminui o stress. A dose ideal é de 3 xícaras por dia.


8- Ajeite-se na cadeira.

A melhor postura é com os joelhos formando um ângulo de 90 graus e os pés totalmente apoiados no chão. Os braços tb tem que formar um ângulo de 90 graus e os ombros tem que ficar relaxados enqto vc usa o teclado. Mantenha as costas retas e o abdômen contraído.


9- Domine a dor.

Evite a dor de cabeça com automassagem. Aperte por 2 minutos a região entre o polegar e o indicador de cada mão, alternando pressão leve e forte. Se a dor for mais pulsante e intensa, massageie as laterais do nariz ao lado do canto dos olhos por 3 minutos. Repita sempre que precisar.


10- Controle-se para não explodir.

Quando estiver com raiva de alguém ou alguma coisa, se isole por alguns minutos para respirar profundamente e com calma e mudar o foco da tensão.


11- Distraia-se na medida.

Use a internet e outras distrações com moderação para não prejudicar o trabalho. Eles aconselham um intervalinho de manhã e um de tarde.


Espero que vc aproveite as dicas. Eu já tô seguindo a risca.
Beijinhos,
Paula
Comentários
3 Comentários

3 comentários :

  1. Olá`Paula achei legal sua dica vou tentar seguir
    Bjks

    ResponderExcluir
  2. Ei, o chiclete ajuda sim :)

    O importante é mascar apenas por alguns minutos.. e não por horas a fio!

    O chiclete sem açúcar e com xilitol (como o Trident ou o Happydent, por exemplo) ajuda a prevenir a cárie, remineralizando os dentes. Quem consome chiclete com xilitol tem um risco de cáries 70% menor do que quem não consome nenhum chiclete. É bom mascar de três a cinco por dia.

    E mascando você diminui a ansiedade e a vontade de comer :)

    ResponderExcluir
  3. Engraçado que pude avaliar quanto desses ponto faço. Muito boa matéria! É bem por ai!

    ResponderExcluir

Adoramos saber o que você pensa! Compartilha com a gente!