(Esse é o terceiro post do desafio de organizar a vida em 7 dias)
Eu já tinha feito um inventário dos meus cosméticos, como mostrei aqui, pra tentar cumprir um dos itens da minha lista de 101 coisas. A vdd é q eu não me controlei tanto qto deveria, mas depois q fiz aquela lista, eu diminuí bastante a compra de cosméticos. E meu objetivo é diminuir ainda mais a compra de tudo!
Isso pq na mudança, eu e meu noivo vimos que tínhamos um monte de comida estocada, q a gente vinha comprando sem perceber, pq não tínhamos nenhum controle, era uma coisa de lembrar se tal coisa tinha ou não em casa. Mto ruim. Agora eu comecei a controlar qto gastamos de supermercado e tb vou começar a controlar a despensa. Lá em casa tb mta comida ia fora por falta de planejamento, hj mesmo joguei fora uma manteiga rançosa.
Jogar comida fora é péssimo! Detesto desperdício! Então o desafio do 3o dia é fazer um inventário das despensas (de comida, de produto de limpeza, de cosméticos... até das suas roupas!). A minha xará Thaís, do Vida Organizada, tem um post sobre organização do armário e compras de roupas, e compartilha uma planilha bem bacana, espia só.
A Rita, cujo blog serviu de inspiração pra esse desafio de 7 dias, tem um post sobre compras de roupas, dá uma lida.
Bom, mas vamos lá. Se vc não é digital, vc pode pegar papel e caneta e ir atacando suas despensas, uma a uma. Lá em casa temos comidas em armários, caixas e na geladeira. Cosméticos, a maioria no banheiro. Produtos de limpeza embaixo da pia da cozinha. O 1o passo é destralhar: tentar colocar tdo num só lugar e jogar fora o q estiver vencido, estragado etc. Eu resolvi começar pela geladeira pq achei mais fácil. E o q eu achei por lá? Um pote com batata baroa (ou mandioquinha) estragada! Blé! =P
Pra evitar que isso aconteça de novo, criamos uma planilha de controle de despensas, dá uma olhada. Vamos colocar o link ali em cima, em "compartilhamos", pra ficar mais fácil de pegar. Criamos tb uma planilha pra controle de rancho, como a gente diz, ou seja: controle das compras de supermercado. Nela vc anota onde, qdo e qto pagou pelas coisas. Assim pode fazer pesquisa de preços.
Vou testar essas planilhas e ir mexendo nelas, quem quiser, é só dar uma olhada nos links de vez em quando pra ver como fica.
Destralhou? Jogou fora o q tava vencido, estragado etc? Bom, agora vamos arrumar as coisas! Ah, chegou a parte mais complicada! Eu tô precisando mto de potes para mantimentos e temperos. Uma coisa q me ajudou foi comprar essas cestas plásticas. Mta coisa já ficou mais organizada por causa delas, mas os potes ainda são necessários. Uso essas cestas na cozinha e no banheiro. Na cozinha temos uma pra temperos, outra pra molhos e azeites. No banheiro separei coisas de cabelo numa, coisas pro rosto na outra, coisas pro corpo em outra, e as coisas do noivo em outra (ele é bem mais econômico do q eu, uma cesta chega). Comprei tb esse organizador pra guardar minhas bijus (depois tiro foto, pq ainda não organizei).
O melhor é vc separar as coisas por categorias, como feijão, arroz, massa etc de um lado, molhos e coisas líquidas de outro, latas de outro etc. Em casa tb usamos aquelas caixas organizadoras, acho bem útil. Uma dica é sempre ter uma caixa dessas no portamalas do carro, fica bem mais fácil de carregar as compras depois. Até pq agora tem mtos lugares q não dão mais sacolas de plástico ou então cobram por elas. Aí vc coloca as coisas na caixa.
Feita a arrumação, eu sugiro verificar os perecíveis uma vez por semana. E o restante a cada 15 dias. Aí vc vai atualizando sua lista ou planilha e evita de ficar jogando comida e outras coisas fora. Então bora usar as planilhas ou fazer listinhas e começar a controlar, pra economizar tempo e dinheiro!
Beijos da Taís.
Nossa Taís, eu preciso urgente fazer umas coisas q vc falou aqui neste post, principalmente um inventário dos meus cosméticos, além de gastar muito mensalmente com isso, tenho muitas coisas em duplicidade...
ResponderExcluirbjs
Eu tenho mtas coisas em mto mais q duplicidade! rsrsrs O negócio é se organizar mesmo! Beijos da Taís.
ExcluirTenho que fazer com as coisas das crianças, é papel antigo, prova, apostilas, livros de 3 anos atrás! Affe, mas kd a disposição?
ResponderExcluirBora lá, Jana! Juntar tralhas faz a energia estagnar! Beijos da Taís.
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