quarta-feira, setembro 26, 2012

Organizar a vida em 7 dias - dia 3: inventário de despensas



(Esse é o terceiro post do desafio de organizar a vida em 7 dias)

Eu já tinha feito um inventário dos meus cosméticos, como mostrei aqui, pra tentar cumprir um dos itens da minha lista de 101 coisas. A vdd é q eu não me controlei tanto qto deveria, mas depois q fiz aquela lista, eu diminuí bastante a compra de cosméticos. E meu objetivo é diminuir ainda mais a compra de tudo!

Isso pq na mudança, eu e meu noivo vimos que tínhamos um monte de comida estocada, q a gente vinha comprando sem perceber, pq não tínhamos nenhum controle, era uma coisa de lembrar se tal coisa tinha ou não em casa. Mto ruim. Agora eu comecei a controlar qto gastamos de supermercado e tb vou começar a controlar a despensa. Lá em casa tb mta comida ia fora por falta de planejamento, hj mesmo joguei fora uma manteiga rançosa.

Jogar comida fora é péssimo! Detesto desperdício! Então o desafio do 3o dia é fazer um inventário das despensas (de comida, de produto de limpeza, de cosméticos... até das suas roupas!). A minha xará Thaís, do Vida Organizada, tem um post sobre organização do armário e compras de roupas, e compartilha uma planilha bem bacana, espia só.

A Rita, cujo blog serviu de inspiração pra esse desafio de 7 dias, tem um post sobre compras de roupas, dá uma lida.

Bom, mas vamos lá. Se vc não é digital, vc pode pegar papel e caneta e ir atacando suas despensas, uma a uma. Lá em casa temos comidas em armários, caixas e na geladeira. Cosméticos, a maioria no banheiro. Produtos de limpeza embaixo da pia da cozinha. O 1o passo é destralhar: tentar colocar tdo num só lugar e jogar fora o q estiver vencido, estragado etc. Eu resolvi começar pela geladeira pq achei mais fácil. E o q eu achei por lá? Um pote com batata baroa (ou mandioquinha) estragada! Blé! =P

Pra evitar que isso aconteça de novo, criamos uma planilha de controle de despensas, dá uma olhada. Vamos colocar o link ali em cima, em "compartilhamos", pra ficar mais fácil de pegar. Criamos tb uma planilha pra controle de rancho, como a gente diz, ou seja: controle das compras de supermercado. Nela vc anota onde, qdo e qto pagou pelas coisas. Assim pode fazer pesquisa de preços.

Vou testar essas planilhas e ir mexendo nelas, quem quiser, é só dar uma olhada nos links de vez em quando pra ver como fica.

Destralhou? Jogou fora o q tava vencido, estragado etc? Bom, agora vamos arrumar as coisas! Ah, chegou a parte mais complicada! Eu tô precisando mto de potes para mantimentos e temperos. Uma coisa q me ajudou foi comprar essas cestas plásticas. Mta coisa já ficou mais organizada por causa delas, mas os potes ainda são necessários. Uso essas cestas na cozinha e no banheiro. Na cozinha temos uma pra temperos, outra pra molhos e azeites. No banheiro separei coisas de cabelo numa, coisas pro rosto na outra, coisas pro corpo em outra, e as coisas do noivo em outra (ele é bem mais econômico do q eu, uma cesta chega). Comprei tb esse organizador pra guardar minhas bijus (depois tiro foto, pq ainda não organizei).

O melhor é vc separar as coisas por categorias, como feijão, arroz, massa etc de um lado, molhos e coisas líquidas de outro, latas de outro etc. Em casa tb usamos aquelas caixas organizadoras, acho bem útil. Uma dica é sempre ter uma caixa dessas no portamalas do carro, fica bem mais fácil de carregar as compras depois. Até pq agora tem mtos lugares q não dão mais sacolas de plástico ou então cobram por elas. Aí vc coloca as coisas na caixa.

Feita a arrumação, eu sugiro verificar os perecíveis uma vez por semana. E o restante a cada 15 dias. Aí vc vai atualizando sua lista ou planilha e evita de ficar jogando comida e outras coisas fora. Então bora usar as planilhas ou fazer listinhas e começar a controlar, pra economizar tempo e dinheiro!

Beijos da Taís.


Comentários
4 Comentários

4 comentários :

  1. Nossa Taís, eu preciso urgente fazer umas coisas q vc falou aqui neste post, principalmente um inventário dos meus cosméticos, além de gastar muito mensalmente com isso, tenho muitas coisas em duplicidade...

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho mtas coisas em mto mais q duplicidade! rsrsrs O negócio é se organizar mesmo! Beijos da Taís.

      Excluir
  2. Tenho que fazer com as coisas das crianças, é papel antigo, prova, apostilas, livros de 3 anos atrás! Affe, mas kd a disposição?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bora lá, Jana! Juntar tralhas faz a energia estagnar! Beijos da Taís.

      Excluir

Adoramos saber o que você pensa! Compartilha com a gente!