O fim de semana foi de mto trabalho, um pouco na casa nova e o resto destralhando o quarto da minha filha.
Destralhando - Último dia.
Como eu previ, o quarto dela tinha pouco a destralhar. O problema estava nos livros. Ela tem mtas coleções de livros infantis. Alguns já nem são mais apropriados a idade dela. Me deu um certo trabalho ajudar ela a separar quais deles ficariam e quais seriam doados ao colégio. Depois que terminamos, fiquei mto feliz com o resultado. Esse desafio foi mto bom!!! E então eu estava pronta pro próximo passo: "Organizar a vida em 7 dias".
Organizar a Vida em 7 Dias:
Dia 1 - A agenda
Minha agenda não era como a da mana. Eu já tinha adquirido o hábito de destralhar a agenda. Ela podia ser um meio de transição, mas nunca chegava a ficar cheia. Tenho uma pasta pra contas a pagar e outra pra contas pagas, mas ainda assim agendo a data do pagamento. Anoto a maior parte dos compromissos, mas esqueço de anotar aqueles que se repetem, como o cursinho de inglês da minha filha. Isso me gera alguns transtornos... Nesse ponto, eu segui as dicas da Rita e criei os calendários do google, um pra cada assunto, como ela sugere: pra mim, pra minha filha, pro trabalho e um de contas a pagar.
A parte mais difícil foi a criação dos horários. Fiz dois: um pessoal e um de trabalho. Acho que ficaram ótimos!
Dia 2 - As rotinas!
Finalmente, cheguei no meu assunto de hj. A mana pediu pra que eu falasse de rotinas não só pq eu andava precisando mto de rotinas, mas tb pq eu estava ansiosa para criar umas.
A Rita fala em pegar os momentos mais caóticos do seu dia e organizá-los predeterminando o que vai ser feito nesses horários.
Rotina da manhã: o que vc faz logo que acorda? Dizem que é um dos piores momentos do dia, mas pra mim é bem tranquilo. Como minha filha não quer, de jeito nenhum, tomar café da manhã, a primeira coisa que eu falo é levar ela na escola. Deixo pra tomar café com o namorido na volta, daí tomamos café e, se ele estiver com tempo, conversamos e tomamos o nosso chimarrão. Gosto dessa nossa rotina. Parece que o dia fica incompleto qdo ele tem que sair cedo.
Rotina do almoço: Esse é o meu momento do caos. Tentei organizá-lo, retirando tarefas desse horário para colocar na rotina do fim de tarde. A ideia é deixar o almoço semi-pronto, precisando só esquentar a comida e fazer a salada nessa hora. Pra isso, a melhor solução que me passou na cabeça foi resolver as compras e o almoço no fim de semana. Daí, almoçaremos calmamente e ainda sobraria tempo pra um café, lavar a louça, limpar o fogão e, quem sabe, uma dormidinha.
Rotina do fim de tarde: aqui tb começa a ficar crítico.Volto super cansada e tenho milhares de coisas pra fazer. Organizei ela assim: verificar os temas da filha, banhos, speed cleaning, jantar.
Rotina de preparação da semana: planejar o menu semanal e fazer compras (a exceção das frutas, verduras e legumes que vou comprar nas quintas), revisar a semana que passou e ver o que ficou pendente, planejar a próxima semana; fazer os almoços e congelar.
Rotina de limpeza: isso é objeto do dia 04.
Rotina de trabalho:
Manhã: verificar ligações a serem feitas, contas pra pagar e tarefas mais urgentes; fazer ligações, pagar contas e resolver demais pendências e tarefas. Tudo isso, parando para atender clientes, eventualmente.
Tarde: continuar resolvendo pendências e tarefas ou estudar.
Bom, acho que eram essas as minhas rotinas. Espero mto que funcionem.
E vc? O que achou das minhas rotinas? Que tal fazer as suas???
Beijinhos,
Paula
Ai que legal q esse método esta funcionando pra vcs!!!
ResponderExcluirTô até pensando em fazer tb!!!!
Preciso urgente controlar meus horários, minha rotina e claro da uma organizada na vida...
Bjs
Oi, Drinha!!!
ResponderExcluirTenta tb! Organizar a vida é sempre bom!
Beijinhos,
Paula