terça-feira, abril 23, 2013

Post da leitora!





Oi, gente!
A nossa linda Fernanda Koch escreveu um comentário num post da mana lá de 2011 (vale a pena ler o post e o comentário) que dava um post novo sobre crescer e ser adulto. Me identifiquei horrores e resolvi dar o meu pitaco, até pra desviar o foco do assunto da semana passada. hehehe

Mas lidar com um assunto daqueles não deixa de ser uma das coisas com as quais a gente tem que lidar quando cresce. E minha atitude de chorar, espernear e achar que o mundo acabou tb não deixa de ser uma atitude infantil, né? 

Essa dificuldade de crescer, Fernanda, eu acho que vem do modo como fomos criados. Eu e a mana tínhamos a vida decidida por nossos pais. Quando não nos adaptamos à vida que eles nos escolheram, pq não nascemos pra aquilo, não sabíamos como escolher a nossa. Essa é a coisa mais difícil em ser mãe: ensiná-la a escolher o que é melhor pra ela e a não se frustrar com as escolhas erradas. Quem de nós já aprendeu essa lição? 

Pelo visto, eu ainda não aprendi. 

Acho que essa é a principal base do ser adulto. Todo o resto vem em consequência: estabelecer metas, lidar com o tempo, estabelecendo prioridades (sim, Fernanda, eu tb deixei a louça na pia hj pra não me atrasar pra abrir a loja ) e organizando a vida, dizendo "não" pra nós mesmos e obedecendo isso.

(Às vezes, vc tem que ser o seu próprio herói)

Depois de alguns anos morando longe dos pais, da mana e da maior parte dos meus amigos e parentes, eu acho que cresci um pouco, no sentido de que me sinto mais independente. Hj me sinto mais dona do meu nariz. Tomei as rédeas da minha vida (o que fiz mesmo depois do nosso blog) e, na maior parte do tempo, lido mto bem com isso. Talvez seja normal ser imaturo de vez em quando ou em casos extremos como na semana passada.

Hj, minha única dependência com a minha antiga cidade é emocional. Sinto falta do amor da minha família e dos meus amigos. 

Ainda não sou o supra sumo da organização. Mas meu sistema de organização no trabalho funciona tanto que já ficou internalizado. Já uso no piloto automático. Minha casa anda mega desorganizada com essa coisa de estudar o tempo todo, mas o estudo é minha prioridade hj. Lavo a louça qdo dá e organizo a casa no fim de semana. Sei que, qdo não estudava, a casa estava sempre arrumada. Ainda quero ver se consigo tirar um tempo pra organizar um menu semanal pq sei que, se o almoço estiver pronto todos os dias, vou perder menos tempo na cozinha durante a semana (fazendo almoço e lavando louça).

É isso. Aos poucos, a gente vai perdendo o medo de crescer. 

E vc? Já aprendeu a sua lição?

Beijinhos,
Paula
Comentários
5 Comentários

5 comentários :

  1. Oi Paula, confesso que organização e disciplina é um grande desafio pra mim. Mas é como você mesma escreveu, já não sou mais criança e preciso entender que para cada escolha há uma consequencia e que eu devo aprender a arcar com o ônus.
    Também costumo espernear, fazer manha... Mas com o tempo as pessoas aprenderam a não dar bola. Então eu estou vendo que isso não tem adiantado muito também. Melhor mudar de estratégia, me levantar e seguir em frente, porque meus pais estão ficando velhos e precisando cada vez mais de mim! E eu nem tenho filhos ainda!!!
    Mas o peso da responsabilidade é cada vez maior e eu tenho que internalizar a idéia de que o mundo não vai conspirar a meu favor sempre. É a vida, né! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, querida!
    Não se culpe. Responsabilidade realmente é um peso bem grande pra carregar. A gente acaba se acostumando, mas é pesado.
    Tem o lado bom dela tb, que é esse de controlar a própria vida. Quando cabe a nós a responsabilidade de fazer alguma coisa, é bom pq a gente sabe que só depende de nós. O ruim é ficar esperando por alguma coisa que a gente não pode controlar.
    Tenho fé que a gente acaba aprendendo. ;)
    Beijinhos,
    Paula

    ResponderExcluir
  3. Pra descontrair um pouco, vou fazer um comentário bobo.
    A gente se dá conta que cresceu, qdo a gente se reúne com as amigas e o assunto passa a ser os filhos, ou o serviço de casa. Na última vez que saí com as minhas amigas, eu ensinei uma delas a não salgar o arroz e outras duas delas me ensinavam o truque pra higienizar máquinas de lavar roupa que não têm filtro.
    Ontem, eu fiquei toda boba pq pela primeira vez na vida consegui deixar branco um pano de prato manchado. Daí me lembrei que eu tinha tido essa conversa de como lavar os panos de prato com outra amiga.
    Se isso não é ser adulta, eu não sei de mais nada. hahahahaha
    Beijinhos,
    Paula

    ResponderExcluir
  4. Eu estou em constante aprendizado. Tenho muita bagagem, mas tb tenho muito espaço para outras experiências.

    Kisu!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Bah!
    Eu tenho mta bagagem tb... Mas mta coisa que eu gostaria de descartar.
    Beijinhos,
    Paula

    ResponderExcluir

Adoramos saber o que você pensa! Compartilha com a gente!