quinta-feira, maio 30, 2013

Como desacelerar?



Uma coisa que eu aprendi nesse projeto "seis meses pra mudar" foi que a vida é mto corrida e não sobra tempo pra se fazer tudo o que se quer. O dia devia ter umas 48 horas pra que eu pudesse fazer tudo o que eu queria: oito horas pro trabalho, tempo pra filha, pro namorido, pra deixar a casa brilhando como eu gosto, manter todas as contas em dia, organizar toda a papelada, dar andamento pros meus projetos de vida, fazer exercícios, cuidar de mim... Ufa, já cansei. E ainda posso ter esquecido alguma coisa.



O nosso projeto teve esse efeito colateral, pq ele tinha tudo a ver com fazer coisas, sair do comodismo, parar de procrastinar. Com o tempo, tivemos que incluir nele maneiras de gerenciar melhor o nosso tempo de forma a aproveitar melhor cada minuto do nosso dia.

Cada pessoa tem as formas de organização que melhor lhe servem. Eu uso mto dos métodos do Vida Organizada (minha leitura diária obrigatória), alguns adaptados, claro. Tenho usado a caixa de entrada do tal método GTD (um dia, ainda leio o livro); uso mtas planilhas de organização (que servem pra não me deixar esquecer de nada), tenho as minhas rotinas (de compras, de cozinha, de limpeza, etc.) e tenho tudo armazenado na nuvem (google drive e dropbox) pra ter acesso a qualquer hora, em qualquer lugar, pelo celular. Pra mim, tem funcionado extraordinariamente bem!

Mas me deixa exausta!
A quantidade de tarefas é que acaba comigo. Durante a semana, não dá tempo pra ler um livro, ouvir uma música,ou simplesmente fazer nada.

Queria achar um meio de resolver isso. Tenho pesquisado bastante na internet e visto umas coisas mto interessantes (por exemplo, o produtividade ninja, que eu ainda quero ver mais). Mas ainda não decidi como vou resolver.

Acho que tenho três opções que posso usar juntas ou separado:
1- Diminuir a quantidade de tarefas, estabelecendo prioridades;
2- Delegar tarefas;
3- Organizar ainda mais meu tempo.

Sobre o item número 01, eu vi uma reportagem que falava sobre o movimento minimalista. Ele prega que as pessoas reduzam sua vida ao mínimo indispensável. Pelo que eu li isso vale pra praticamente tudo na vida: diminuir a quantidade de itens dentro de casa, de roupa no armário, de comida, etc. A vida da pessoa tem que caber, se não em uma mochila, em poucas caixas. Tudo isso na busca de uma vida mais saudável e mais sustentável (pq o consumo excessivo traria o risco de esgotamento dos recursos naturais). Na reportagem, tinha a história de uma mulher que raspa os cabelos pra economizar xampu, condicionador, pente e escova. Um pouco de exagero, né? E tinha um cara que concentrava todos os livros num Kindle e dá preferência pra roupas lisas e de cores neutras pra ser mais fácil de combinar, pq ele tem poucas peças.

Eu acho linda essa filosofia de vida e invejo mto quem viva assim totalmente desapegado. Mas isso não serve pra mim. Eu tenho mto menos sapatos e roupas do que gostaria. hehehe.
Fora que radicalismos nunca são saudáveis. Imagina se todos usassem roupas neutras e lisas e cabelos raspados. Não ficaríamos todos iguais? Daqui a pouco estaríamos todos usando roupas azuis como no desenho Wall-E. Lembram?
Mas acho a ideia é boa. Algumas coisas podem (e devem) ser realmente simplificadas. A TV e o DVD ou Blue-Ray podem ser facilmente trocados por um bom computador. Ao invés de ter três aparelhos, teríamos só um. Ou a cômoda por uma cama box com baú. Se pensarmos bem, podemos fazer isso com outras coisas tb, sem radicalizar.

Se fossemos começar uma outra fase agora, acho que esse seria o meu objetivo principal: arrumar um jeito de fazer tudo que é importante pra mim sem me cansar tanto.

E vc? Qual seu método pra viver com qualidade? Gerencia tempo, minimaliza ou procrastina coisas importantes? Conta pra nós.

Beijinhos,
Paula
Comentários
6 Comentários

6 comentários :

  1. Oi Paula. Eu sou do tipo que não consegue fazer milhares de coisas ao mesmo tempo. nem tenho condições de delegar a alguém. Por isso, estabelecí prioridades, que podem mudar conforme as circunstâncias.
    Não tenho tido muito tempo para ir aos blogs ultimamente, mas me sinto feliz e orgulhosa comigo mesma ao ver que enfrentei problemas que até então eu ignorava por não ver saída. Minha qualidade de vida tem aumentado... Infelizmente, meu tempo para os amigos e para o cinema diminuiu consideravelmente... =(
    Mas até isso vai passar quando eu finalmente concluir os meus objetivos principais. =)
    Agora, estou tentando seguir 3 regrinhas que eu preciso repetir e me vigiar até que eu não consiga fazer nada sem internalizá-las: 1 - Separar 5 minutinhos antes de dormir para colocar minhas coisas no lugar; Não dormir sem tomar banho e que seja no meu quarto. Nem que eu me arraste! Porque tem dias que eu chego tão cansada da rua, que eu sento no sofá e fico por alí mesmo. Só levanto quando as costas está doendo muito ou no dia seguinte; Por último, eu lí aqui, não sair de casa sem estar maquiada. Principalmente quando não estou bem, que as olheiras e a tristeza ficam tão estampadas no meu rosto que as pessoas vem me perguntar o que houve. Se cuidar é um exercício de amor próprio! Aprendí com vcs!!!! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida!
      Eu tb não me considerava capaz de fazer tantas coisas ao mesmo tempo. Acho que foi a maternidade que me ensinou. Eu era um verdadeiro polvo... mas, se não fosse assim, não sei como teria feito tudo.
      Essa questão de não ter tempo pros amigos é complicada. Tem "amigos" que nos "esquecem" qdo a gente some... Fazer o que? Aí, a gente "esquece" eles tb. hehehe
      Fico feliz em ver que tua qualidade de vida melhorou!!! É isso que a gente busca! E dá um felicidade só de ver que as coisas melhoram né? Mesmo que a gente fique exausta no fim do dia.
      Siga em frente! Estaremos contigo!
      Beijinhos,
      Paula

      Excluir
  2. A vida pode ser organizada, mas não acho que deve ser totalmente organizada. Você tem que ter um escape para essa organização o "sair da rotina"... como ser humano não é máquina, não vivemos em função de um esquema de vida... temos que fazer coisas sim, importantes ou não, mas não ter regras para isso... claro, exceto trabalho onde vc precisa trabalhar pra viver, mas digo o restante...

    Kisu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bah!!
      Concordo totalmente! Eu saio da rotina de vez em quando, mas tenho impressão que tudo vira o caos. hehehe
      Tenho que melhorar nesse ponto.
      Beijinhos,
      Paula

      Excluir
  3. kkkk faço um pouco das 3 coisas...gerencio, procrastino e priorizo...é um equilibrio meio empirico, mas que quero trabalhar melhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fulana.
      Ri mto com o teu comentário. Eu poderia assinar embaixo. É perfeito pra mim.
      Beijinhos,
      Paula

      Excluir

Adoramos saber o que você pensa! Compartilha com a gente!