quarta-feira, abril 18, 2012

Desafios da Semana - Paula



Olá!
Já notaram as novidades do blog nessa semana?

Colocamos os desafios do mês e das semanas numa guia lá em cima, pra vcs acompanharem com mais facilidade.

Já viram qual é o meu desafio pra essa semana?

FAZER FEIJÃO!


Pode parecer bobo, mas até o início do nosso projeto seis meses, como vcs bem sabem, eu não cozinhava praticamente nada. Me aventurei em vários pratos (fiz até pão), mas nunca me achei capaz de fazer um feijão. Achava que isso era um outro nível culinário. Não era pra mim...
Nesse fim de semana, eu comentei com uns amigos que estava com vontade, mas não fazia e que a empregada tinha ido embora. Um amigo meu, que é suiço, disse que eu tinha que fazer. Que, se não sabia, tinha que aprender, pq as mulheres gaúchas jovens não sabem cozinhar feijão e que, se continuasse assim, a tradição do feijão no Brasil se perderia e blábláblá... Agora falando sério: nenhuma das quatro meninas da mesa sabia fazer feijão. 

Mas eu vou fazer!! Nessa semana, aguardem!!! Acho que vou seguir essa receita. Mas sem panela de pressão. Depois, conto como foi.

Pra semana passada, eu não tinha fixado nenhum desafio. Tinha fixado meu desafio pro mês que seria organizar a limpeza da casa. Como vcs lembram, usei o sistema flylady que divide a casa em setores, limpando um setor por semana. Pelo sistema, a semana passada era de limpeza da cozinha...



Fui bem na organização da minha cozinha. Consegui mantê-la limpa e organizada na maior parte do tempo e fazer a limpeza detalhada quase inteira. Mas me decepcionei qdo no dia seguinte tinha que limpar tudo de novo. Descobri que a cozinha é uma luta diária... Mas eu não vou fugir. Seguindo em frente e economizando... com mto custo, é verdade.

Essa é a semana do quarto e do banheiro social, mas confesso que nem passei perto dessas áreas da minha casa. Viajamos no fim de semana e só voltamos ontem e era aniversário do namorido. Receberíamos pessoas em casa e precisei cuidar da nossa área de serviço (fica perto da churrasqueira e todos veriam a minha bagunça. Mto feio). Me matei, mas ficou ótimo. Pena que não me dei conta de tirar uma foto antes e outra depois pq realmente se via a diferença só de olhar.

Hj, vou voltar pro flylady!

E vc, mulher brasileira, sabe fazer nosso tradicional feijão??? Tem alguma receitinha bem saborosa?
Conte pra nós.
Beijinhos,
Paula
Comentários
8 Comentários

8 comentários :

  1. Oi Paulinha!!!

    Quando eu casei morria de medo de cozinhar feijão, tinha medo da panela de pressão explodir, kkkkkk.

    Hoje em dia faço na boa, não gosto de feijão, passei a comer com frequência depois que iniciei a RA. Cozinho normal e faço um tempero power na hora de refogar, coloco umas linguiças paio ou calabresa, precisa muito não, só pra dar gostinho, gosto de pôr folhas de louro também...

    Não sou nenhuma cheff de cozinha mais estou melhorando a cada dia!

    Depois me conta se seu feijão ficou bom!

    Beijocas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro um feijão preto!!! Dos outros, tb não gosto mto. E tb tenho medo da panela de pressão. Por isso, vou me aventurar sem ela.
      Meu feijão já tá de molho. Depois, eu conto como foi.
      Beijinhos,
      Paula

      Excluir
  2. O flylady é maravilhoso! Eu usei várias dicas deles e desde que a minha empregada me deixou uso muito e tem dado certo!

    Distribui tarefas para algumas pessoas la de casa, se nao fizer tudo bem e se fizer eu to no lucro, entende? Se organizando tudo flui! Bjksss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thassia.
      Aqui em casa a divisão de tarefas tá funcionando bem. Eu cobro da minha pequena que ela cumpra a parte dela. Acho que é bom pra eles irem se acostumando aos serviços domésticos e assumindo responsabilidades.
      O flylady realmente tem ajudado mto a minha parte. É difícil conciliar tudo.
      Beijinhos,
      Paula

      Excluir
  3. Menina, como assim fazer sem panela de pressão?? não dá! o__o

    Eu tenho uma panela de pressão que já tá velha, e acabo gastando um tempão pra cozinhar o feijão.. cozinho por quase 1 hora pra ele ficar mole. Imagina fazer sem pressão então?

    Dei uma olhada na sua receita e achei muito complexa! Tenta começar a fazer feijão de um jeito mais prático :) boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cherry, dá pra fazer sem panela de pressão tranquilamente. Demora mais, tem que ficar cuidando... Minha cunhada me ensinou as técnicas ontem de noite. Acho que vai dar tudo certo. Mas se eu achar mto trabalhoso, compro uma panela de pressão.
      Eu não achei a receita complexa. Pra mim, parece fácil. Opino melhor depois que eu fizer.
      Beijinhos,
      Paula

      Excluir
    2. amiga que milagre é esse? o_o
      depois me passa esse jeitinho!

      Excluir
  4. Oi querida, obrigada por suas palavras em meu cantinho! ^^

    Bom, vou relatar a minha experiência com feijão: eu não sabia fazer também e tinha muito medo de queimar, já que a primeira vez que fiz foi em panela de pressão e eu não tinha a mínima ideía de quanto tempo deveria deixá-lo cozinhar. Na primeira vez, ele ficou um tanto duro, hihihi, mas aos poucos fui melhorando e hoje faço um feijão até que bom viu! =D

    Eu escolho, lavo e deixo de molho na água por pelo menos um hora para que ele fique molinho e cozinhe mais rápido. Depois, coloco na panela de pressão, cubro com água, mais ou menos dois dedos acima dos grãos. Levo ao fogo, e quando começar a pegar pressão, conto uns 25 minutos. Desligo o fogo e dou uma olhadinha para ver se eles estão "al dente", nem moles demais e nem duros. Então faço o tempero: cebola bem picadinha refogada em um pouco de óleo, e acrescento também alho frito comprado pronto que dá um gostinho especial. Corrijo o sal e deixo cozinhar mais um pouco em fogo baixo com a panela destampada, mexendo de vez em quando até o caldo engrossar mais. Pode-se acrescentar folhas de louro também, fica ótimo!

    Essa é uma maneira mais simples. Quando você pegar o jeito, vai ficar mais fácil, e você pode variar os temperinhos. ^^

    Abraços.

    ResponderExcluir

Adoramos saber o que você pensa! Compartilha com a gente!