segunda-feira, junho 11, 2012

Balanço das despesas do mês passado



Oi, gente!
Finalmente, hj, sobrou um tempinho pra postar.

Queria contar pra vcs que, finalmente, depois de fazer um estudo cuidadoso da minha planilha de despesas do mês passado (Orçamento mensal diário, daqui) e de ficar escandalizada com a quantia gasta, resolvi que ISSO TEM QUE ACABAR. E sobre isso vai ser o meu desafio do mês de junho:

NÃO COMPRAR NADA ALÉM DO INDISPENSÁVEL!



O estudo da planilha me fez ver que preciso diminuir os gastos com viagens, roupas, almoços e jantares fora de casa. Sei que tudo isso é mto legal, mas dá mta despesa. Por isso, pra não me sacrificar demais, estabeleci quantias limites pra gastos em cada categoria pra ser gasto em junho. 

Vi tb que, em algumas áreas, eu precisava gastar mais. Por exemplo: beleza. Manicure e pedicure, sobrancelhas e depilação todo mês. Tem que ser sagrado. Afinal, cuidar mais de mim, sempre esteve na minha lista de prioridades desde a 1ª fase. Não posso descuidar daquilo que já consegui.

Assim, equilibrando as economias e os gastos essenciais planejei uma redução de 50% nos gastos mensais. Isso atende aos nossos objetivos sobre finanças.



Ainda nesse assunto, comprei o livro "Casais inteligentes enriquecem juntos" do Gustavo Cerbasi, que eu já tinha comentado aqui. Eu e o namorido lemos juntos bem rapidinho. O livro é de fácil leitura, com exemplos, linguagem simples. Qualquer um pode ler e entender a msg. Pena que tá desconexo com o nosso momento atual, de juros baixos, mas acho que, como toda leitura, a gente deve apreender os conceitos com filtros, analisando criticamente e retendo apenas o que achar válido.  De modo geral, achei um livro mto bom.

Ele me fez ver uma coisa que eu não tinha me dado conta. Ele diz expressamente no livro que não existem bons investimentos para aquele que tem dívidas. Isso faz mto sentido. Dinheiro guardado não está seguro se vc ainda tem dívidas pra pagar.



Não sei se vcs lembram, mas eu comentei  na lista de objetivos da 3ª fase que tinha alguma dívidas renegociadas e estava pagando parcelado. É, ainda estou pagando. Mas, ao invés de me preocupar em economizar agora, vou me preocupar em quitar minhas dívidas primeiro. Minha meta é até o final de julho já ter pago todas elas.

Não sei como até o final da terceira etapa ainda vou economizar mais R$3.000,00, como está nos objetivos, mas vou me esforçar mto pra isso.

E vc? Como andam suas finanças? Organizadinhas ou no vermelho?

Beijinhos,
Paula

Comentários
8 Comentários

8 comentários :

  1. Oi Paula!!

    Menina, uma coisa é certa, esse negocio de comer fora, comprar supérfluos tem que ser revistas por mim! Não estou devendo, mas se continuar do jeito que estou poderei chegar à esse ponto! Não quero isso!

    Mas não sei como cortar gastos! Esse mês mesmo estou no maior conta-gotas!! Af! Que sacrifício!!

    Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fiquei impressionado vendo que ela quer cortar os custos e continua viajando, comendo fora, isso é incrível garota! É por aí mesmo que começa a mudança! Taís revela o segredo pra nós, eu e a Thassia queremos saber como se faz pra viajar estando um pouco individado!!!!
      www.palavrasemchamas.blogspot.com

      Excluir
    2. Sim, sim! Tenho que diminuir as viagens já! Na verdade, nesse mês já diminuimos bastante. E eu nem me dava conta dos pequenos gastos.
      Pra isso, servem as planilhas.
      Sabe como se faz pra viajar estando endividado? No meu caso, pelo menos, fecha-se os olhos. É o unico jeito. Mas eu juro que não vou fazer mais isso.
      Vou ajeitar as coisas.
      Beijinhos,
      Paula

      Excluir
  2. Oi, Thassia!
    Vale a pena tomar cuidado com os gastos diários. Não parecem mta coisa, mas somados...
    Tb estou no conta-gotas nesse mês...
    Força pra nós!
    Beijinhos,
    Paula

    ResponderExcluir
  3. Oi Paula

    Pois é menina, adorei ler este livro tb, agora preciso colocar em prática as dicas do Gustavo...
    Cheguei a conclusão q preciso cortar os pequenos gastos do dia a dia assim como vc... e tb não abro mão de gastar comigo, afinal a gente trabalha tanto né? Pq não podemos cuidar da gente????

    Um bjo

    OBS: Eu vim aqui um montão de vezes ver se vcs já tinham atualizado o blog, adoro muito o cantinho de vcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Drinha!!!
      Obrigada pelo carinho!
      Esse inicio de semana tá sendo complicado. Eu sobrecarregada na loja e a mana cheia de reuniões. Mas a gente normaliza até o fim da semana.
      Volte sempre!
      Beijinhos,
      Paula

      Excluir
  4. hehe ta duro a vida eim! Planejar despesas da um trabalhão e agente fica frustrado com o não poder! Quase nunca podemos fazer o que queremos e isso nos da um baita desanimo e então nós gastamos mais ainda! A vida é doida mesmo! Te falei um dia desses da minha planilha, você poderia aproveitar algo com ela também! Acho que vale a pena tentar. É com ela que eu me organizo o ano todo!

    www.dtecquantum.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Devair, eu vejo as coisas por outro ângulo. Eu fico feliz em fazer as planilhas e tal. Vejo esperança nelas e no planejamento das despesas, pq isso nos possibilita acertar a vida e os nossos desejos.
      A mana diz que eu ando insuportável com isso de ficar jogando o jogo do contente o tempo todo. hehehe
      Vou dar uma olhada na sua planilha de novo. ;)
      Beijinhos,
      Paula

      Excluir

Adoramos saber o que você pensa! Compartilha com a gente!