quinta-feira, setembro 27, 2012

Organizar a vida em 7 dias - dia 4: rotina de limpeza



Ô semaninha difícil essa.

Desde a semana passada, estou nessa de organizar a vida. Destralhando na semana passada e organizando nessa. Sabe que pode parecer que tudo isso mexe com a vida apenas externamente, mas a mudança externa influencia o interior da gente. Parece que todas essas mudanças que a gente tá implantando estão remexendo com os meus sonhos adormecidos.

Sexta, eu limpava a casa para receber os colegas de trabalho do namorido (e aqui começo a entrar no meu tema de hj) e ficava feliz por estar tudo tão limpo e cheiroso, como há mto tempo eu não via. Mas, ao mesmo tempo, eu pensava "eu devia estar estudando e não limpando a casa". Pq eu tenho tanto ainda pra alcançar antes de me acomodar nessa vidinha doméstica. No ano que vem, eu quero ter um filho... Como vou conciliar a limpeza da casa com bebês e sonhos??



Olha, a Rita e a Thais dizem que dá. A Thaís do Vida Organizada segue o método "Fly Lady", que divide a casa por zonas, limpando uma zona por semana (explicação simplificada aqui). Não gosto mto desse método pq me dá a impressão que a casa não fica limpa como um todo nunca. Se eu estiver na zona do banheiro e minha cozinha estiver suja, vou ficar frustrada.

Já a Rita é adepta de um método que ela chama de "Speed Cleaning", que, pessoalmente, me agrada mais. Consiste em estabelecer aquelas tarefas que devem ser feitas todos os dias (aquelas que eu vivo dizendo que a gente não pode fugir...) e estabelecer dois dias por semana para fazer uma limpeza rápida na casa. A limpeza rápida dela dura em torno de uma hora. (Acho que minha casinha nova é tão pequena que, em uma hora, faço uma limpeza pesada... hehehe).

Minha limpeza hj não tem mta rotina, mas pretendo mudar isso na casa nova. Na real, fico nesse conflito. O tempo que eu gasto arrumando a casa poderia ser gasto estudando. Pra mim, estudo é dinheiro. Pra Rita, dinheiro é limpar a casa sozinha. Pra cada um é diferente. Por isso, eu penso em, assim que puder, ter uma pessoa pra limpar a casa pra mim de novo. Melhor e mais confiável que a que eu tinha antes.



Enqto isso, usarei o método da Rita, mesclado com o da Thais e com o FlyLady. Apresento o método Paula do 6 meses pra mudar! hehehe

1- Limpeza diária: varrer a casa, limpar cozinha, fogão e mesa de jantar, uma máquina de roupas por dia e manter a casa em ordem.

2- Speed Cleaning: (que na casa nova, vai ser limpeza pesada) Vai ser feito duas vezes por semana, seguindo as listas de limpeza detalhadas do Fly Lady.

3- Distribuição de tarefas: o namorido fica pouco tempo em casa durante a semana, já que ele rabalha na cidade vizinha e ele já tem duas tarefas: arruma a cama e tira o lixo duas vezes por semana. Mas combinamos que ele lava a louça do jantar, pra me deixar um pouco mais livre. A filha tb vai ter o trabalho dela. Quero cobrar mais dela a arrumação do quarto (incluindo a cama) e quero que ela lave a louça do almoço (ainda que ela demore uma hora pra isso e que eu tenha que fiscalizar no início...).

E vc? Como concilia as tarefas domésticas com o resto da vida? Conte pra nós.

Beijinhos,
Paula

Obs: a dieta continua firme. Me perdi na balança, pq mudei a balança na semana passada, mas acredito que tenha perdido mais um quilo. :D
Comentários
4 Comentários

4 comentários :

  1. Eu acho que está certa, tem de adequar ao que funciona consigo. Eu também funciono com o sistema fly lady mas adequado ao que consigo fazer e sinto que funciona para mim. limpeza detalhada 2 vezes por semana? Não acho muito necessário mas cada um sabe de si.
    É preciso é que a pessoa no final se sinta feliz com o resultado. Se ficou a sorrir, não importa se passou 1h ou o dia todo...isso é bom. É claro que se não se tem o dia todo...o melhor é arranjar um meio-termo.
    Eu limpo uma casa que não é muito pequena em cerca de 1h30m e uso um temporizador para não me dispersar. Funciona e no final tenho a casa pronta para enfrentar mais uma semana.
    As limpezas a fundo vou fazendo rotativamente divisão a divisão (1 ou 2 por semana), um pouco cada dia e no final do mês consegui dar a volta às divisões todas. Depois é voltar ao início e a limpeza a fundo ser concentrada em algo que ainda não foi feito ou ainda não está a gosto.
    beijocas linda e não se esqueça de agendar também um tempo para estudar para deixar de ter atenção dispersada e sentir culpas por isso. A casa sobrevive se não estiver ao ponto de poder ser "lambida".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Su!
      Eu sou bem chata nesse ponto mesmo, mas gosto da minha casa limpa sempre pra me sentir bem.
      Vou organizar isso bem melhor a partir de agora na casa nova pq ela é pequenininha. Fácil de limpar.
      E vou agendar um tempo pra estudar... assim que terminar de desfazer as caixas. hehehe
      Beijinhos,
      Paula

      Excluir
  2. Oi Paula

    Eu tenho um sistema feita por mim mesma, inclusive estou pra fazer um post sobre isso, mas vc tá mais que certa, tem q adaptar o que melhor funciona pra vc!!!!
    Em casa as tarefas estão bem divididas, cada um tem uma função... rs

    Ah, outra coisa, pq se sente culpada de não estar estudando amiga? Vc não está perdendo seu tempo, apenas está focando numa outra tarefa que tb te faz bem!!!! Tb tô preparando um post sobre isso, logo mais vc passa lá pra conferir...

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Drinha!!!
      É que eu queria mto estudar...
      Tb vou fazer um post sobre isso. A propósito, teu post me ajudou mto!
      Torço mto por ti. Tenho certeza que tu vais conseguir tudo o que quer.
      Beijinhos,
      Paula

      Excluir

Adoramos saber o que você pensa! Compartilha com a gente!