sexta-feira, outubro 05, 2012

Organizar a vida em 7 dias - dia 6: consumindo menos



Taís

Item fundamental na organização: comprar menos! De q adianta vc destralhar se vc continuar comprando feito doido? Uma coisa tem tdo a ver com a outra. E uma das maneiras de comprar menos e resistir às tentações é planejar suas compras.

Li umas dicas sobre como ser minimalista, e uma delas é comprar em grandes quantidades. No começo, me pareceu estranho, mas depois eu entendi: assim vc planeja, economiza e cria menos oportunidades de compras supérfluas. Fez tdo sentido. Serve bem pra compras de supermercado e é o q pretendo começar a fazer.

Esse é um dos meus objetivos pra esse mês e tb pra 4a fase. Eu tô aqui surtando com a quantidade absurda de coisas pra arrumar na minha casa nova, pq tenho mta, mas mta tralha: roupas, livros, maquiagem, cosméticos, comida, produtos de limpeza, tem mto de tdo q vc possa pensar.

Eu não tenho mtas despesas domésticas pra cortar, a não ser supermercado. Nossa, esse item é desorganização total lá em casa. E tb compras de cosméticos, mas consegui diminuir bastante o ritmo. Roupas tb. As coisas q eu tenho pensado em comprar são móveis pra casa. Como eu disse, nos mudamos pra uma maior e agora quero decorar e deixar minha casinha aconchegante. E não tinha mtos móveis.

E tb tava na lista das 101 coisas q eu queria comprar uma cama maior e melhor e finalmente compramos! Nem acredito. Vou dormir melhor, pq nossa caminha já deu o q tinha q dar faz tempo.

Pra planejar as compras pra casa, eu e o noivo criamos uma lista de desejos e tudo q vemos de bacana na internet, colocamos lá. É no google drive, um documento simples, com links e algumas anotações. Nos finais de semana conferimos a lista e pesquisamos preços. Assim já compramos um rack novo e um paneleiro. Agora queremos comprar uma mesa pra cozinha e uma escrivaninha. Aos pouquinhos vamos arrumando a casa e comprando sem fazer dívidas.

Mas a mana tem mto mais dicas pra vcs!

Beijos da Taís.



Paula

Sem falsa modéstia, o tema de hj já virou uma das minhas especialidades. :)

Desde o ano passado, como vcs sabem, eu e a mana estamos em ritmo de economia total. Confesso que minha situação era mais crítica. Tinha três dívidas monstras e outras um pouco menores.

Fizemos vários posts sobre o assunto, que vc pode ler ou reler, clicando nos assuntos finanças, dieta financeira, dinheiro, dentre outros aqui do lado. Mas vou fazer o resumo pra vcs.
1- Organizar receitas e despesas:
O primeiro passo é listar todas as despesas e todas as receitas. Sugerimos andar com um caderninho e ir anotando tudo (tudo mesmo!) que vc gasta pra conseguir saber o que está consumindo demais e o que está faltando. Eu e a mana temos duas planilhas que usamos e que podem ajudar vc tb nesse processo: a planilha de despesas e a planilha de orçamento diário. Nossas planilhas estão compartilhadas aqui pra que vc possa baixar.
2- Inventário do que vc já tem em casa:


Aqui vc pode usar os conselhos que a mana deu nesse post. Pq acontece bem seguido de a gente comprar coisas que não precisa e esquecer de comprar coisas que realmente eram necessárias. Quantas vezes vc já comprou uma coisa e viu que já tinha em casa? E isso acontece nas mais variadas partes da casa: banheiro, cozinha e até mesmo no guarda-roupas.
Alías, o guarda-roupa é o retrato do nosso consumismo, né? Quantas de nós têm o armário abarrotado de roupas e ficam sem saber o que usar? Eu e a mana somos assim. É aqui que eu quero me focar. Listar o que vc tem no armário é importante pra vc saber o que precisa jogar fora, o que precisa doar e o que precisa comprar. A Thaís do Vida Organizada, mestra em organização, tem uma planilha ótima sobre controle de roupas que eu vou adotar pra vida!
3- Organizar o consumo:
Com base nos passos anteriores, vc pôde identificar onde está o seu consumo. A partir daí, vc pode ver onde vai diminuir. O lugar onde vc gasta mais não é necessariamente aquele que deve diminuir. Priorize a diminuição do consumo supérfluo e desnecessário. E valorize aquilo que é realmente importante pra vc.
Quando eu comecei a diminuir os gastos, comecei pelas despesas mensais que eram desnecessárias. Diminui conta de celular, de telefone, de internet, despedi a empregada doméstica, tv por assinatura e mtas outras despesas. Consegui economizar logo uma média de mil reais por mês.
Logo em seguida, passei a organizar as compras de supermercado (e sigo nessa batalha é bem verdade). O importante é não ir no mercado todos os dias, como eu fazia. Eu gosto de fazer compras uma vez por semana. Posso comprar perecíveis e não-perecíveis juntos, me poupando tempo e dinheiro.
Mas, pra isso, é importante que vc saiba o que vc consome em uma semana, por isso, faça o item 2 antes. É preciso tb organizar o cardápio da semana (juro que ainda vou conseguir fazer isso).
4- Controle-se!
Quando surgir o desejo de consumir alguma coisa não-planejada, pense outra vez. De preferência, vá pra casa, durma e, se no dia seguinte ainda achar que precisa ou que quer, compre.
Eu fiz isso na semana passada. Vi um blazer numa vitrine que eu amei. Fui pra casa, pensei e só comprei na semana seguinte, certa de que eu queria ele no meu armário.
O resultado foi ótimo, gente. Organizando assim, consegui quase que reequilibrar totalmente meu orçamento. Paguei todas as dívidas grandes, incluindo o cartão de crédito (tb temos uma planilha pra controle dele. Olha lá!), que terminei nesse mês. A partir do mês que vem, acredito que já vai sobrar um dinheirinho pra economizar ou investir na casa nova.


Tenho novidades pra contar!!! Mas isso fica pro próximo post.
Beijinhos
Paula
Comentários
2 Comentários

2 comentários :

  1. Olá, Taís e Paula!

    Organizar as finanças é primordial mesmo, assim podemos investir no que realmente importa, e com planejamento. =)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Tô adorando esses últimos Post e me identificando bastante, até consegui criar uma rotina diária e uma rotina de limpeza...

    Bjs meninas

    ResponderExcluir

Adoramos saber o que você pensa! Compartilha com a gente!