terça-feira, janeiro 22, 2013

Dinheiro é como respirar



Depois de duas aulas de introdução ao orçamento (aqui e aqui), hj vamos finalmente discutir como isso funciona.

Dinheiro é como respirar:

- vc recebe (pra dentro);
- vc paga (pra fora).

Graças às propagandas bem feitas e vendedores insistentes, mtas vezes mais dinheiro sai do q entra, não é mesmo? Qdo vc tem um orçamento, a coisa funciona um pouquinho diferente:

- vc recebe (pra dentro);
- vc determina uma finalidade;
- vc paga (pra fora).

Quais são os aspectos de um orçamento?

- Inflows (dinheiro q entra): tipicamente, qdo vc pensa em dinheiro entrando no seu bolso, vc pensa no seu emprego (ou no seu auto-emprego, se vc tem uma empresa). Mas pode ser aposentadoria, pensão alimentícia, seguro-desemprego. Não importa, de onde vem o grosso do seu dinheiro, esse é a sua fonte pagadora. Não importa se vc recebe uma vez a cada 15 dias, uma vez ao mês, uma vez por semana. O comportamento é sempre o mesmo: vc recebe, vc determina uma finalidade (faz um orçamento), vc acompanha seus gastos de acordo com seu orçamento.

Vc tem q anotar tudo. Nenhum centavinho pode ficar de fora da sua contabilidade.

- Outflows (dinheiro q sai): isso é mto básico. Qq dinheiro q sai da sua carteira (ou q vc coloca no cartão de crédito, criando o dever futuro de fazer seu dinheiro sair da carteira), isso é um outflow.

Quão grande uma saída tem que ser para que possa realmente "contar" como uma saída? Não precisa ser grande. Talvez um exemplo seria suficiente. Será q se vc comprar um chiclete enqto espera abastecerem seu carro no posto de gasolina conta como uma saída? Claro q sim! Não importa o valor.

Talvez anotar a saíde de um centavo seja um pouco de exagero, mas isso serve para ilustrar um ponto. Mtas vezes tentamos nos convencer de q gastos pequenos não fazem diferença, mas eles vão se somando e podem fazer TODA diferença. Um centavo mais um centavo é dois tostões. Cinco reais mais cinco reais são 10 reais. Trinta reais mais trinta reais são sessenta reais e aí, qdo vc percebe, gastou lá 300, 400 reais em coisinhas pequenas no final do mês.

Eu anoto tudinho q eu gasto, tudinho mesmo. Convido você a fazer o mesmo.

As pessoas acham q isso dá mto trabalho, mas não é verdade. Vc pode usar somente cartão de débito, assim é só olhar no extrato do banco depois onde foi q gastou. Ou então vc guarda todos os recibos. Vc pode usar seu celular pra isso, ou mesmo um bloco de notas. Não dá tanto trabalho assim, é só criar o hábito. Nós temos uma planilha pra controle de gastos diários q vc pode adaptar pras suas necessidades e usar todos os dias, dá uma olhada aqui.

Comece a gravar cada compra que você faz e páre de choramingar!

Tem também um aspecto psicológico importante em anotar todos os seus gastos: mantém vc mais perto do seu dinheiro. É uma coisa mto boa! Qdo vc começar a anotar todos os seus gastos, vai perceber q eles vão começar a diminuir. É como ganhar um aumento!

Isso funciona mto bem, posso falar q funcionou pra emagrecer ano passado (anotando tdo no diário alimentar, não fiz uma dieta propriamente dita, mas anotar o q eu comia me ajudou mto a emagrecer) e tb a economizar.

O tema de casa de hj é: comece a anotar tdo q vc ganha e tdo q vc gasta. Sem desculpas. E sem exceções.

Já decidiu suas metas financeiras pra 2013? Conta pra nós!

Beijos da Taís.

Obs.: Hj, excepcionalmente, eu e a mana invertemos os dias. Na semana que vem, tudo volta ao normal.
Comentários
2 Comentários

2 comentários :

  1. Oi Taís, é verdade, anotar tudinho ajuda bastante. Eu usava um aplicativo no celular (não me lembro o nome), mas ele era muito bom, tinha despesas até que eu nem imaginava rs. E outras opções para vc editar, é muito bom e funcionou bem... Eu me inscrevi naquele num curso de gastronomia, vamos ver o que rola.

    Kisu!

    ResponderExcluir
  2. Anotar ajuda mesmo.. As vezes eu esqueço de anotar, mas estou tentando ter mais disciplina para poder me organizar e economizar.
    Beijos, Aline
    http://24diasdeprimavera.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Adoramos saber o que você pensa! Compartilha com a gente!