quinta-feira, março 28, 2013

Não faça nada pelos outros



Hj eu li um texto da Danielle La Porte sobre não fazer nada pelos outros. Fazer coisas para agradar os outros, especialmente nossos pais. É algo que a gente já ouviu, já leu por aí... mas mtas vzs não internalizou. Acho q eu e a mana passamos mto tempo fazendo coisas pra obter a aprovação dos nossos pais. Aprovação essa q não veio, e agora eu consigo aceitar, nunca vai vir. Eles são pessoas difíceis q criaram um patamar do q eles consideram perfeito q não tem nada a ver com o q eu e a mana queremos da vida. Imaginavam as filhas juízas, médicas, e nada disso aconteceu.

Mas eles cobram até hj... sempre fazendo comentários desagradáveis sobre as nossas escolhas. E eu confesso q não escolhi o q queria, fui fazer algo dentro do q eu gostava, mas ainda tentando agradá-los. Mto tempo eu me ressenti deles, pq eles não são "normais" como os pais das nossas amigas, q apóiam e se orgulham dos filhos. Ainda fico triste, na vdd, tda vez q eles fazem um comentário para nos colocar pra baixo, não importa se é pra mim, pra mana, ou pros nossos 2 irmãos mais novos.

Talvez por isso minha vida profissional me incomode tanto. Pq eu fiz algo tentando agradar os outros e trilhei um caminho q não me levou a nenhum lugar... parece q estou sempre patinando, nada deslancha, sabem? Mesma coisa a mana, com a lojinha. Ela achou q seria a saída, mas tb não avança... talvez tenha escolhido o ramo errado, a cidade errada, mas como saberia?

Eu disse pra mana q eu preciso de um coach. Um treinador pra vida. Não é a mesma coisa q terapia, é algo bem focado mesmo pra vida profissional. Minha terapeuta não me ajuda tanto nisso, queria alguém que tivesse experiência em guiar as pessoas a descobrirem o q querem, um mentor. E o dinheiro pra pagar isso? Vou continuar procurando no google! rsrsrsrs

Voltando ao começo, a vdd é bem essa: se vc faz pra agradar aos outros, além de não ser reconhecido, não fica feliz. Vc tem q fazer por vc mesmo.

E vc? O q tá fazendo por vc mesmo? Conta pra nós.

Beijos da Taís.
Comentários
12 Comentários

12 comentários :

  1. Agradar os pais sempre é uma coisa que leva muitos filhos à decepção das próprias vidas. Sorte a minha que tive pais que não me pressionaram para escolher uma melhor profissão, um melhor namorado ou outras escolhas menores. Mas, sei que no fundo, o que eles queriam não era tudo isso, mas o saldo foi positivo e acho que eles têm orgulho de mim. Ao menos não sou burra, não faço besteiras, nunca fui presa rss....

    Isso deve ser um pesadelo pra qualquer pai.

    Kisu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossos pais não ficam satisfeitos com não sermos burras e não sermos drogadas... é triste, mas eles não ficam satisfeitos com nada.

      Excluir
  2. essa coisa dos pais de vcs, vcs sempre comentam e eu fico muito triste...porque querendo ou nao, a gente quer se sentir apoiada pelas pessoas mais próximas. mas acho que vocês estão no caminho certo ao constatar que isso não vai acontecer, só precisam aprender a não sofrer com isso.
    eu acho que a sua meta de juntar nao sei quantos mil por ano poderia incluir o seu coaching! pensa nisso, vc tá tao determinada, pensa que isso vai te ajudar numa coisa para o resto da vida, então, vai ser muito bom investir nisso!
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, xará, o coaching é tão caro! Quase dá pra comprar um carrinho usado! Prefiro guardar o dinheiro e seguir lendo livros.
      Vc disse tdo, a gente quer se sentir apoiada pelas pessoas próximas e qdo isso não acontece é mto triste e frustrante.

      Excluir
  3. Complicado lidar com pais que não nos apoiam, eu passo por isso a vida toda. Tento não estar nem aí, sempre faço o que eu quero e depois, qndo algo não fica do jeito que eu quero, tenho q escutar coisas do tipo: eu não te falei? É péssimo, fora que ninguém te dá os parabéns quando você consegue algo bom. Mas eu cansei de me frustar e chorar por isso, estou tentando seguir em frente. Pensa que é força chegando e que a cada dia você está mais preparada para enfrentar o próximo desafio que vem. Gostei muito do blog. Vou continuar acompanhando =)

    ResponderExcluir
  4. Oi Thaís, e o que foi que você sonhou pra si mesma? Qual foi o seu desejo profissional que não realizou? Será que está tarde para começar a investir nele?
    Isso me lembra que eu terminei o segundo grau muito novinha, com 15 anos. Como ainda não tinha maturidade para tomar decisões, segui o conselho dos meus pais e fui fazer faculdade de direito. Com 18 anos eu amadurecí algo que sempre soube no meu íntimo, mas nunca encontrei apoio, o desejo de dar aulas! Então fiz vestibular para história e passei em 4º lugar! Também fiz para letras e passei em 8º lugar geral na minha opção. Isso me deixou feliz e orgulhosa, porque eu achava que nunca seria capaz de conseguir!!! Mas mesmo assim, para me formar foi com muito sacrifício porque muito mal me ajudavam com a passagem! Eu precisava trabalhar porque mesmo em faculdade pública, os custos são altos. Ainda por cima, nunca abandonei a faculdade de direito, senão minha mãe ia morrerrrrrrrrr de desgosto!
    Mas meus pais não me apoiaram porque sempre idealizaram algo que rendesse prestígio e bons salários para mim. Já chegaram a me perguntar pq eu estudo tanto se quero ser professora. Como se para dar aulas não precisasse de uma boa formação, o qu eeu considero um pensamento totalmente tosco. Na minha concepção, quem vai dar aula tem que ter formação de excelência.
    Terminei o mestrado e agora lido com críticas de quem acha que depois 30 anos eu não casei, não tenho filhos, nem dinheiro, como se eu não tivesse conquistado nada. Nada!!!
    É muito triste e angustiante lidar com as expectativas de pais que projetam sonhos em nós sem ao menos perguntar ou considerar os nossos.
    Será qu esó porque não escolhemos o caminho que eles sonharam pra nós, nós fracassamos? ou nos tornamos inferiores? Não somos motivo de orgulho???

    Daí, quando eu não quis fazer festa de formatura, eles reagiram mal. Apareceram bem vestidos, cheios de sorrisos, dando aplausos. Mas só eu sei o que eu ouvi e passei para chegar lá! Eu é que sei que tipo de apoio eu recebí esse tempo todo!
    Mas se eu puder te dar um único conselho, unzinho só, é um dia sentar, refletir sobre sua vida, o tempo e recursos que tem disponível e tentar traçar uma estratégia com o fim de realizar o seu sonho.
    Pq vc comenta aí que não fez o que desejava, mas não diz o que é.
    Afinal, o que você sonhou para a sua vida?
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho q eu e a mana começamos esse blog pq a gente queria se encontrar. Não tinha um sonho, sabe? Nem tive tempo de pensar a respeito, desde pequeninhas nossos pais já colocavam pressão na gente sobre o q ser qdo crescer... Ainda estou buscando.

      Excluir
  5. Me formei num curso que eu queria, mas entrei na profissão com um emprego que eu odiava.

    Eu ficava me questionando se o problema estava no ambiente ruim, no tipo de trabalho que eu fazia ou se eu não me encaixava naquela profissão. E fiquei muito tempo assim, até que a vida me fez dar algumas voltas, e no meio delas deixei o emprego.

    O problema é que agora a vida resolveu dar outras voltas e me pregar umas peças de muito mau gosto. Estou passando por dias bem difíceis, não tenho mais o emprego que eu odiava, não tenho um emprego que eu gosto, não tenho emprego nenhum e não sei se vou conseguir outro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lara!
      Não pude deixar de responder teu comentário.
      Consegue outro emprego sim, menina! Que depressão é essa??? Bola pra frente.
      Eu não sei se esse é o teu caso, mas sou da opinião que até o pé na bunda te empurra pra frente. Eu já fui demitida de um emprego que eu odiava e consegui outro mto melhor depois, no qual eu era bem mais feliz.
      Não desanime, querida!
      Boa sorte!
      Beijinhos,
      Paula

      Excluir
    2. Oi, Lara, concordo com a mana. Tb já passei um período sem emprego, foi bem ruim, mas depois consegui outro bem legal, só q me pagavam mal... ai, ai, nada é perfeito, né? Mas tem q ir atrás! Beijos da Taís.

      Excluir
  6. Oi, mana!
    Achei lindo esse teu texto, ainda que fale das nossas experiências ruins de infância...
    Se tem uma coisa que nós aprendemos na marra foi isso: agradar a nós mesmas e não aos outros. Pq nada era suficiente pra agradar nossos pais mesmo... Se eles nunca estariam felizes, pelo menos, nós estávamos.
    Só acho que ainda nos falta treino e foco. hehehe Ainda patinamos em saber o que realmente nos faz feliz. Mas a gente chega lá. Tenho fé.
    Beijinhos,
    Paula

    ResponderExcluir

Adoramos saber o que você pensa! Compartilha com a gente!