terça-feira, outubro 09, 2012

Organizar a vida em 7 dias - dia 7: orçamentos



E chegamos ao último dia do nosso desafio da semana, mas não o menos importante!
Esse foi um q desde o começo do blog perseguimos: organizar as finanças. E não tem como fazer isso sem ter orçamentos. Vc precisa saber qto vc gasta, em TUDO. Comida, beleza, saúde, bobagens... tem q anotar TUDO, tem q saber tdo mesmo, senão não tem como controlar. Demora, sabem? Pra vc pegar a disciplina de ir anotando, mas funciona!


Taís

Vc pode começar com um caderninho. Eu comecei direto na planilha do Google Docs (agora Drive ou Disco) pq acho mais prático. Dá pra abrir até no celular. Criamos tb a planilha de controle do cartão de crédito, do controle de despensa e o controle de supermercado. O importante é criar o hábito de anotar. Depois de um mês, sente e veja onde vc andou gastando, aposto q vai se surpreender.

Eu tenho uns dados pra vcs, das planilhas do ano passado. Comecei em agosto, e até dezembro de 2011 eu gastei:

Quer ver maior? Clica na imagem.

Em 5 meses, gastei mais de R$3mil em coisas que não são aluguel etc. Claro, na minha planilha vai supermercado e transporte, que são gastos essenciais. Mas gastei quase 800 reais em "outros", categoria que eu vou anotando no q gastei e compreende desde cafézinho até presente de aniversário pra amiga. Nos outros eu tb anotava coisas que agora têm uma categoria separada na planilha: beleza. Gastos com produtos de beleza, salão de beleza etc.


O bom de ir anotando é q vc vai vendo quais categorias são importantes pra vc, onde vc gasta mais, onde estão os supérfluos e por aí vai. Graças a esse hábito q eu criei, eu consegui juntar mais de R$3mil na poupança. O q não chega a ser uma economia e eu vou explicar porquê.

Como eu já tinha dito antes, eu consegui quitar tdas as minhas dívidas, menos uma, q é a maior. E é uma dívida q ultrapassa os 3 mil. Originalmente ela não tinha esse valor, claro, e eu tô tentando negociar, mas tá difícil. Assim, em teoria, tdo dinheiro q guardei na poupança tá comprometido, pq preciso pagar essa coisa. De qq maneira, foi bom ter conseguido juntar algum dinheiro, em 1o lugar. E, em 2o, talvez eu consiga negociar pra quitar à vista e me livrar disso de uma vez. O plano é entrar 2013 no azul.

Começamos esse blog em fevereiro de 2011 e de lá pra cá mta coisa mudou. Embora os orçamentos e a organização financeira estivessem já nos objetivos da 1a fase, foi só a partir de agosto/2011 q eu engrenei e comecei a anotar tudo certinho. Leva tempo, mas vale a pena. O importante é fixar seus objetivos. Vejam q a gente só queria se organizar, e a mana já conseguiu comprar a casa própria! O resultado compensa, com tda certeza.

Agora q estamos terminando mais uma fase e praticamente mais um ano, eu e a mana vamos sentar e revisar nossos objetivos desde o início, pra fazermos um balanço do q passou e planejarmos o q vem pela frente. Mas, enqto isso, a mana vai contar sobre os orçamentos dela.

Beijos da Taís.



Paula
Eu já não consigo isso de ficar anotando tudo que eu gasto. Pra não dizer que não consigo mesmo, com mto sacrifício, consegui anotar praticamente tudo em maio desse ano. E acreditem! Foi mto útil.
Percebi que gastava horrores com viagens e nem me dava conta. E não eram grandes viagens ainda. Era duas vezes por mês na casa da sogra, mais uma na minha mãe, outra na mana. Acabava sempre fora de casa, gastando e cansada. Foi mto bom diminuir um pouco.

Quanto a despesas, eu funciono diferente da mana. Eu não tenho toda essa disciplina pra anotar as pequenas despesas (embora isso seja uma coisa que eu ainda quero melhorar). Por isso, eu sou mais radical. Eu tento planejar as despesas de supermercado, as compras de roupas e todos os tipos de gastos, inclusive os mensais e fora isso não gasto NADA. Às vezes, compro uma coisinha ou outra, mas normalmente evito. Isso tem funcionado pra mim. Nesse post, contei em detalhes como eu faço.

Assim, diminuí mto meu consumo de forma geral, o que me fez pagar as dívidas e recuperar minha saúde financeira. O próximo passo é economizar!


E vc? Como faz pra equilibrar suas finanças?

Beijinhos,
Paula
Comentários
9 Comentários

9 comentários :

  1. Amigas parabéns pra vcs duas!!!!

    Sabe que antigamente eu anotava td o que eu gastava e sabia exatamente onde gastava meu dinh? era bem legal e me sentia super feliz fazendo isso, mas de uns dois anos pra cá perdi totalmente este hábito... até tentei voltar mês retrasado, mas acabei me atrapalhando e agora vou ter q começar do zero novamente!

    Acho q vou começar agora mesmo!!!!

    bjs e valeu pelas dicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tdo mês tento convencer a mana a anotar. Eu acho q funciona mto bem. Mto bem mesmo. Assim vc sabe onde tá indo seu dinheiro. E não tem problema começar do zero, eu iniciei e parei várias vzs até criar o hábito. Beijos da Taís.

      Excluir
  2. Taí a motivação pra voltar a carregar o caderninho na bolsa! Quando eu tinha, funcionava. E realmente a gente fica muito mais seletiva com os gastos a partir disso... vou aderir!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu uso a planilha pq acho prático, mas um caderninho resolve tb! Vale a pena! Beijos da Taís.

      Excluir
  3. Olá meninas, bacana demais este post. Sempre quis ter diciplina para controlar esta área, mas era difícil. Há um tempo venho tentando e há dois meses tenho tentado registrar tudo, em setembro consegui registrar um pouco e fiz o balanço das contas, eu e meu marido vamos fazer o controle financeiro através de uma planilha todo mes; ele não queria mas com jeito o convenci. Estou feliz pq agora anoto todos os gastos na agenda e separo por cores igual vcs postaram, a cor vermelha é para gastos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lina.
      Meu namorido tb fica um pouco contrariado com todo esse controle de despesas, mas entende que é necessário.
      Eu tb comecei a andar com o caderninho na bolsa. Vamos ver qto tempo consigo anotar tudo. hehehe
      Beijinhos,
      Paula

      Excluir
  4. Oi flor! Brigada pela força no meu blog de RA e AF
    Vou comentar com esse perfil mesmo rs
    Pois bem, amei o post, eu tento economizar, mas agora que vou me casar parece que toda economia ainda está sendo pouca :(
    Nuss aqui onde moro tudo é tão caro desde alimentação tudo mesmo...
    Aprendi mais um pouquinho com vcs
    Agora vou tentar criar o habito de anotar
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. estou tb fazendo uma analise bem criteriosa das minhas finanças, e finalmente tomando pé da situação! sou parecida com a paula, gasto só o que estipulei, assim acabo não anotando sempre. tenho o mesmo objetivo de entrar 2013 no azul, e tudo indica que vou conseguir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, guria!
      O importante é ter um método pra controle de orçamento que funcione pra vc.
      Apesar de o meu método estar funcionando, eu quero me disciplinar a anotar os gastos. Não aceito que eu não consiga fazer isso. Comecei dia 09 e até agora tá funcionando. Vou contando pra vcs depois.
      Beijinhos,
      Paula

      Excluir

Adoramos saber o que você pensa! Compartilha com a gente!