sábado, janeiro 12, 2013

6 meses pra mudar?



Quantas vezes a gente já escutou alguém dizer: "Ah, não leve as coisas tão a sério"? Mtas né? E é impressionante como isso entrou na cabeça das pessoas. A impressão que dá é que ninguém leva mais nada a sério. Nem mesmo nós.

Vai dizer que procrastinar as coisas que são realmente importantes pra nós não é uma forma de não nos levar a sério? E não levar a sério a pessoa mais importante da nossa vida (nós mesmos) chega a ser absurdo. E isso cria uma raiz dentro da gente, vira um hábito que a gente tem que se policiar o tempo todo pra não repetir.

E eu tô dizendo isso por causa de duas pessoas. A primeira delas é o meu namorido. A segunda é a Inaie

Eu e o namorido temos seríssimos problemas de comunicação e acho que isso não é novidade aqui no blog. Mas, na semana passada, em um dos raros momentos que ele se abre, ele disse pra mim que estava magoado comigo. Há uns meses atrás, ele estava triste por não conseguir resolver uns problemas e, pra animá-lo, eu prometi que iria ajudá-lo com algumas questões burocráticas. Não que eu realmente não pretendesse ajudar, mas digamos que prometi algo que ficaria difícil pra eu cumprir. No momento da promessa, eu quis realmente superar as dificuldades e ajudá-lo, mas não deu. E foi ficando pra trás e ele foi esperando sem me dizer nada, mas foi ficando magoado. Justifiquei, expliquei, mas isso não muda o fato de que demorei horrores pra fazer cumprir uma promessa que poderia ter sido cumprida bem rápido.
Procrastinei e magoei uma das pessoas que eu mais amo no mundo. Como ele vai saber que pode contar com a minha ajuda daqui pra frente? Prometi melhorar, mas a gente sabe como funcionam essas promessas e, por isso, ninguém mesmo acredita nelas.

Isso não é uma promessa vazia. Eu quero mesmo melhorar. Não por causa dele. E sim pq isso não afeta só o meu relacionamento com o namorido. Afeta principalmente a minha vida. As coisas que eu quero alcançar e não consigo pq não deixo a preguiça de lado pra fazer alguma coisa. Quero mudar por mim. 

Aí que entra a Inaie. Ela nos lembrou que o nosso blog já dura dois anos e perguntou se alguma coisa de fato mudou. A gente sempre faz balanços ao longo do tempo. Nesse post, eu faço um geralzão das fase 1 a 3. E eu sei que poderia ter feito mais, que deveria ter cumprido todos os objetivos e daí talvez o blog nem precisasse existir mais. Pq eu entendo que pode ficar estranho pra quem conhece o blog agora. "Mas não eram só seis meses? Como assim 4ª fase?"

Se vc parar pra pensar, o blog pode nunca ter fim. Ele tem a ver com prazos, com metas, com objetivos. E eu e a mana sempre teremos coisas pra mudar, pra alcançar, pra melhorar. Acho que com todo mundo acontece isso. Mas é claro que o blog tinha outro foco. Era resolver uma infelicidade genérica que eu e a mana tínhamos com a nossa vida. Sensação de tudo errado, lembra? Eu ainda sinto bastante isso. Acho que a mana mudou mais. Foi uma mudança mais interna que se refletiu no exterior. Eu ainda sinto que tá tudo errado às vezes. Meu ex dizia que eu poderia alcançar o que quisesse e que ia continuar infeliz, pq nada estava bom pra mim. Mas vcs, leitores que nos acompanham, podem ver que eu mudei ao longo do projeto "seis meses pra mudar", mas consegui realizar poucos objetivos. Talvez isso esteja me mantendo no lugar onde eu estava antes.

Eu acho que dentro de mim alguma coisa a mais precisa mudar. Ainda não sei direito o que é. A minha terapeuta já tinha sugerido a lista que eu não fiz ainda (pq????), mas acho que eu tenho que fazer aquela lista do início do projeto:

"O que te falta pra ser feliz, Paula?"

Isso é o que eu preciso descobrir.

Os nossos leitores são parte importante do processo de mudança. Cada palavra de apoio, de carinho, cada sugestão, cada leitor que se empolga com o blog e resolve fazer sua vida melhor tb, nos fazem pessoas melhores. Por isso, o blog continua. É como se o blog nos fizesse assumir o compromisso da mudança com os leitores e juro que, qdo eu me dou conta que estou procrastinando alguma coisa, eu penso no blog. E daí a gente volta pro que eu escrevi lá no começo. 

Sim, a vida é uma só. Sim, a vida não tem rascunho e todos os dias é como se fosse final de campeonato. Mas é justamente por isso que a gente tem que levar a vida a sério. Se fizer errado, não dá pra apagar e fazer de novo. Se magoar alguém, não dá pra desfazer. Justificar não desfaz, nem ameniza. Vamos parar de arrumar justificativas pros nossos erros e assumir responsabilidades pela nossa vida e pelos nossos atos. 

Eu quero fazer isso por mim. Quero parar de magoar as pessoas a minha volta e quero, principalmente, parar de magoar a mim mesma. 

Esse é o compromisso que eu assumo comigo mesma agora.

Beijinhos,
Paula
Comentários
8 Comentários

8 comentários :

  1. Oi, Paula!

    Nossa, me identifiquei muito com seu post!
    Também tenho um sério problema com procrastinação, e muitas vezes sinto que não estou saindo do lugar. Mas tal como você, tenho feito algumas mudanças que melhoraram a minha vida, sim. Sei que tenho muito mais para fazer, e que poderia ter me esforçado mais.

    Acho que todo mundo sente isso de vez em quando, e acho que é aí que a gente para e reflete: o que mais posso fazer daqui em diante a fim de melhorar a minha vida? Está tudo em nossas mãos. E quando a gente reconhece que algo não está indo bem, esse é o primeiro passo para mudarmos. Foi o que vocês fizeram, e ajudaram a inspirar outras pessoas.

    Com certeza ainda há muito a ser conquistado por vocês em 2013. =)
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo lindo comentário!
      Nós temos mto a conquistar nesse ano! Tu vais conseguir tudo o que quer tb.
      Beijinhos,
      Paula

      Excluir
  2. Queridinha,
    senti o seu coração de verdade nesse post e está certa em muito do que diz por isso já sabe o que tem de mudar. Agora resta-se perguntar:
    - o quanto quero isso?
    Eu tenho aprendido e continuo a aprender que em vez de passar o tempo a perguntar-me o "porque é que não faço" devo dar o primeiro passo sem me perguntar nada. tem resultado bem melhor e depois chego à conclusão que os "porquês" para adiar ou não fazer as coisas são um bocado "esfarrapadas" e no fundo não me levam se não a criticar-me e minoriar-me sem necessidade. Não tem resultados práticos essa análise a não ser o piorar ainda mais a nossa auto-estima e nos deixar ainda mais com a sensação de incompetência. prefiro avançar para o primeiro passo (nem que seja por 5 ou 10 minutos) assim que me vêm essas ideias á cabeça. vai ver que consegue fazer muito em apenas 10 minutos e depois a sensação de satisfação consigo própria vai disparar e gerar novos momentos.
    Isto é apenas a minha experiência no meu processo mas fica a reflexão para por em prática se quiser.
    beijocas linda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Su!
      Acho que é por aí mesmo: avançar para o primeiro passo! Pq não dá pra nos concentrarmos mto na reflexão e fazê-la virar lamúria. Só vai nos fazer perder mais tempo e continuar no mesmo lugar.
      Ótima dica!
      Beijinhos,
      Paula

      Excluir
  3. Oi Paula, eu demorei a vir aqui para responder ao seu post, porque ele me fez refletir sobre tudo o que ando fazendo ou não pelos meus objetivos.
    Eu pensei... pensei... pensei... E ainda não cheguei a uma conclusão!
    Porque as coisas nao dependem só do nosso querer! Estamos metidas em relações muito complexas, o dia é curto, temos outras obrigações, imprevistos acontecem, nós temos direito a descanso... e tudo isso faz com que alguns de nossos desejos sejam adiados aos poucos!
    Mas uma pessoa me disse algo que não é novidade. A felicidade nao está no objetivo, mas no caminho que traçamos! É bem verdade viu!
    E mesmo assim teremos momentos de frustração, infelicidade, recolhimento... porque isso faz parte da vida!!! Temos que aceitar isso e parar de nos sentir mal por não estar mostrando os dentes o tempo todo!
    Beijo grande e força!!!
    Leia isso: http://revistaepoca.globo.com/Sociedade/eliane-brum/noticia/2013/01/permissao-para-ser-infeliz.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida!
      Vou ler o textinho que vc me indicou e depois comento contigo.
      Beijinhos,
      Paula

      Excluir
  4. Verdade! Me identifiquei muito com este post! rs
    Estamos sempre querendo mudanças, mas muitas vezes, não queremos de fato mudar! Não que "não queremos", mas muitas vezes acabamos deixando tudo para lá, até o mundo desmorone novamente e só aí lembramos da tal mudança que tanto queríamos! rs
    E a vida assim, feita de altos e baixos e estamos sempre aprendendo com nossos erros (e acertos também!).
    Mas acho que o importante é dar o primeiro passo, seja para o que for, pois não há nada mais gostoso do que olhar para trás e ver que conseguimos alcançar nossos objetivos, não é? =)
    Beijos, meninas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juliana!
      Sim, tropeçar pode. Desistir jamais! hehehe
      Beijinhos,
      Paula

      Excluir

Adoramos saber o que você pensa! Compartilha com a gente!