quinta-feira, janeiro 17, 2013

Mentiras, mentiras, mentiras (sobre finanças)



Semana passada falamos q o orçamento é a BASE da sua vida financeira. Ele é o começo de tudo. Se vc tá preocupado com seu ovinho (sua aposentadoria, por exemplo), primeiro vc tem q cuidar bem da galinha.

Hoje, segunda aula do Jesse, vamos falar sobre as mentiras, ou melhor, desculpas, q usamos pra não fazer um orçamento.

Mentira número 1 - Sou espontâneo. Ter um orçamento destrói a espontaneidade. Errado. Ter um orçamento promove uma espontaneidade planejada. Ok, admito: pra alguma coisa ser espontânea, ela não pode ser planejada. Mas vc não acha q dá pra ser espontâneo e ao mesmo tempo se planejar um pouco? Por exemplo: vc ama comprar sapatos. Mas vc não tem dinheiro ou precisa economizar. Então vc tem duas soluções: ou não passa mais em lojas de sapatos, ou separa um dinheiro pra comprar sapatos tdo mês (isto é: faz um orçamento). Se vc opta pela 2a opção, ainda é espontâneo: vc não sabe quais sapatos vai comprar, mas sabe q só pode gastar X com sapatos, dentro do seu orçamento. Planeje-se para o não planejado e assim vc sai da montanha-russa financeira.

Mentira número 2 - Eu não estou assim tão endividado. Por isso não preciso de um orçamento. Se vc ganha algum dinheiro, qq dinheiro, ter um orçamento vai ajudar mto a conquistar seus sonhos. Ter um orçamento faz com q seu dinheiro trabalhe a seu favor. Não importa se vc ganha R$1.000,00 ou R$10.000,00 por mês: vc precisa de um orçamento.

Mentira número 3 - Eu não tenho tempo pra fazer um orçamento. Nem vem com essa! Vc não tem tempo de não ter um orçamento! Vou contar um segredinho: nesse curso, vou ensinar o jeito mais eficiente e efetivo de gerenciar seu dinheiro. E esse método somente toma uma ou duas horas por mês pra ser colocado em prática (o autor do texto e a esposa cronometraram o tempo q levam e deu 38 minutos). Dito de outra forma, vc está dizendo que vc tem tempo para: falar com os credores, ir ao banco para tomar um empréstimo, financiar a compra de um sofá, arrumar um novo emprego que você não quer só pq vc não consegue passar um mês sem um salário, etc. Desculpe setalvez soou um pouco duro, mas  é a realidade. Se você não encarar a realidade, bem, a realidade acabará por agarrá-lo pelos ombros e chicoteá-lo tão rápido que você não vai saber o que o atingiu. Você terá de enfrentar a realidade eventualmente - faça isso acontecer nos seus próprios termos.


Mentira número 4 -  Orçamento significa muita papelada. Nada disso. Como diabos poderia o autor do texto e a esposa fazerem todas as tarefas de gestão de dinheiro para o mês inteiro em 38 minutos, se houvesse uma tonelada de burocracia envolvida? Existem alguns poucas recibos. Há uma conexão de internet. Há um software (o software é a chave, na verdade). Às vezes há um pouco de chocolate quente ou um bombom para comer enquanto se faz a  reunião de orçamento, mas vamos falar sobre isso mais adiante.

Mentira número 5 - Orçamento é para nerds, geeks e contadores de centavos. Posso tomar a liberdade de alterar a mentira acima em uma verdade? Orçamento é para nerds , geeks e contadores de centavos que são RICOS. Obrigado.

Mentira número 6 -  Orçamento causa dor inexplicável e sofrimento. Apenas o oposto, meu amigo! O orçamento remove dores inexplicáveis e sofrimento. Ele ajuda você a lidar com os problemas financeiros. É o seu médico q vai direto ao ponto, que nunca perde um diagnóstico e diz tudo como é. O orçamento irá tornar sua vida mais fácil. Verdadeiramente.

Tome um momento para escrever o que o impediu ativamente de ter um orçamento. Você não sabe como? O acompanhamento é muito assustador? O software é muito caro ou mto complicado? Você já usou a desculpa TEMPO? Escreva sobre isso e sobre como pode resolver esses problemas.

Bem, com base na minha experiência de trabalho com os outros, essas são as mentiras que parecem surgir com mais freqüência. São mentiras, são desculpas podres! Não preste atenção a elas. Lembre-se: o orçamento quer apenas te ajudar a respirar melhor, é como aquela vovózinha q sempre te espera com biscoitos e histórias!

Eu, Taís, confesso q não tinha orçamento pq usava as desculpas números 3, 4 e 5. Mas essa vidinha acabou! 2013 é o ano do dinheiro!

A próxima aula é sobre fluxo de caixa. E da semana passada, vc pensou no q quer da sua árvore? Conta pra nós! E conta tb pq vc ainda não fez um orçamento!

Beijos da Taís.
Comentários
18 Comentários

18 comentários :

  1. Eu já fiz vários orçamentos, principalmente na época que estava no Japão e precisava juntar dinheiro. Ali, o financeiro contava mesmo. Perdi um pouco a habilidade de fazer isso pq qdo voltei pra SP, por causa da preguiça e pq meus gastos diminuiram, mas devia ter continuado porque por mais que tivesse "sobrando" poderia ter feito um uso melhor dele.

    Kisu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bah, eu acho q justamente, qdo vc tem dinheiro "sobrando" é q é mais legal ainda de ter um orçamento pq vc pode sonhar mais alto! rsrsrsrs Pensar em comprar casa, carro, essas coisas. Beijos da Taís.

      Excluir
  2. Engraçado

    Antes de juntar as escovas de dentes eu sempre mantive uma planilha financeira, aí depois veio a construção da nossa casa, faculdade, filhos eu deixei de atualizar... é uma pena, sempre fui controlada e sempre guardei dinh, mas de uns dois anos pra cá nunca mais consegui e nada como a Planilha financeira pra ajudar!!!!
    Com certeza isso já era, não voltará mais acontecer, será meu ano de dinh assim como o seu!!!!


    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eitcha, Drinha! Como assim? Eu não, sempre fui desorganizada. Graças ao blog e à ajuda do noivo, é q tou ficando melhorzinha. Melhor voltar pra sua planilha, amiga! Beijos da Taís.

      Excluir
  3. kkkkkkkkk eu sou ainda pior, achava que tinha um orçamento! só que sempre deixava um monte de despesas fora dele! mas nao mais. está tudo contabilizado...rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qdo eu comecei tb fazia isso e depois eu fui adaptando. O bom de anotar tdo é q vc vai vendo onde q tá faltando atenção. Beijos!

      Excluir
  4. Eu levo o meu orçamento com mão de ferro que é para depois poder ser espontânea e fazer uma doidaria no tal dia X em que tenho tempo e oportunidade disso. tem compensado.
    beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Su, do q leio no seu blog vc é uma pessoa super organizada, admiro mesmo!

      Excluir
  5. Eu tenho um orçamento, uma linda planilha onde coloco tudo o que gasto =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rachel, anotar tdo q se gasta é parte do orçamento, mas não é o orçamento. O orçamento é vc estabelecer qto vai gastar em cada categoria. Beijos da Taís.

      Excluir
  6. Olá Taís

    Visitando blogs amigos, encontrei o seu, gostei e já estou seguindo. Vou aguardar a sua visita e ficarei feliz se me seguir também.

    Está no ar o SORTEIO INTERNACIONAL e Unisex, da Ellis Beach Wear, e gostaria muito que vc participasse, caso ainda não esteja.

    AMIGA da MODA by Kinha

    ResponderExcluir
  7. Preciso muito fazer aprender a fazer orçamento. òtimo post.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai acompanhando o curso, são 10 aulas! É super fácil!

      Excluir
  8. HAHAHAHAHAHAHA!
    "Orçamento causa dor inexplicável e sofrimento". É exatamente o contrário, orçamento traz é paz de espírito, pelo menos para mim, dor e sofrimento é viver sempre no vermelho ou nunca ter uma graninha pra nada, né?
    Essas mentiras é que fazem as pessoas descuidar dos "ativos e passivos", até que tudo vire uma enorme bagunça. :P

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrsrs Bom, é isso mesmo q ele diz: é o contrário! Mas as pessoas ficam se enganando pra não fazer o q é melhor pra elas! É q nem dieta e parar de fumar, né?

      Excluir
    2. Ô, nem me fale. Eu transferi todas as mentiras do "fazer um orçamento" para o "parar de fumar". :P
      Vergonha master, mas agora tô criando coragem pra parar de fumar de vez. Aí, ficarei livre de mentiras, hehehe. Assim espero!

      Beijo!

      Excluir
    3. Quem pode te ajudar com parar de fumar é a nossa amiga Paula Coruja q escreve nas 4as. Hj ela completou um ano sem fumar!

      Excluir

Adoramos saber o que você pensa! Compartilha com a gente!