segunda-feira, janeiro 28, 2013

Perca o medo do desconforto, e você conquista o mundo!



Esse texto do Leo Babauta caiu como uma luva pra mim. Não sei se tdo mundo o conhece, mas ele tem um site mto legal chamado Zen Habits, onde fala sobre como simplificar a vida, como mudar de hábitos, coisas assim.

Nesse texto, ele fala sobre como temos q nos acostumar com o desconfortável, pra podermos mudar. Que procurarmos o q é confortável impede nossa mudança e acaba nos levando a situações extremamente desconfortáveis no final das contas.

Um trechinho:

"Pense sobre isso: muitas pessoas não comem vegetais, porque não gostam do sabor. Nós não estamos falando sobre uma dor de cortar a alma aqui, tampouco de alguma tortura medieval, mas apenas um gosto a que você não está acostumado. E assim, as pessoas comem o que elas já gostam que, em geral, são doces e outras coisas fritas e carnes e queijos e coisas salgadas e muita farinha processada.
O simples ato de aprender a se acostumar a algo que tem um gosto diferente - não é realmente tão difícil no grande esquema da vida - faz as pessoas saudáveis​​, ajuda-as a emagrecer. No entanto, elas preferem continuar com o que estão acostumadas.
Eu sei, porque eu fui essa pessoa por tantos anos. Tornei-me gordo e sedentário e fumante e cheio de dívidas, super desorganizado e vivendo em total procrastinação, porque eu não gostava de coisas que eram desconfortáveis. E então eu criei uma vida que acabou sendo profundamente desconfortável como resultado.
A coisa bonita é: Eu aprendi que um pouco de desconforto não é uma coisa ruim. Na verdade, pode ser algo que você gosta, com um pouco de treino. Quando eu soube disso, eu me tornei capaz de mudar tudo, e ainda sou muito bom em mudar por causa dessa habilidade".

Hoje estou no 15o dia dos #40diaspramudar q eu tenho compartilhado no twitter. É o livro da Gabrielle Bernstein, May Cause Miracles (Pode causa milagres). Ele não tem tradução ainda, mas é um programa de 42 dias na vdd, com meditações de manhã e à noite, para abandonar o medo, o passado, e abraçar a idéia de ser feliz. O livro tem textos ótimos e ainda as mensagens diárias. A mensagem de hj é "a minha percepção sobre o meu corpo é um ataque do meu ego. Eu escolho o amor em vez da percepção do ego". É para repetir tda vez q tiver um pensamento ruim, negativo, sobre mim ou sobre os outros. Qdo imaginar alguma situação ruim. Qdo sentir vontade de falar mal de alguém, comparar-me com alguém.

O legal é q vc começa a prestar atenção aos pensamentos e vê q às vzs poderia passar um dia inteiro tendo maus pensamentos sem sequer notar. O q começou a acontecer depois de 15 dias dessas meditações diárias, de manhã e de noite, é q comecei a ter sonhos q manifestam meus medos. Sonhei q eu e o noivo nos atrasávamos pro nosso casamento por culpa dele, e chegando na igreja o padre dizia q só poderíamos casar depois de 112 dias (nem idéia do pq desse número). Eu ficava furiosa com ele no sonho! Outra noite sonhei q íamos almoçar num lugar super estranho e ele saía caminhando na minha frente e eu não conseguia acompanhá-lo e depois qdo eu chegava no restaurante não conseguia encontrá-lo.

Pra vcs verem como o ego é resistente! rsrsrs Ele quer q eu sinta medo, nem q seja nos meus sonhos. O q aconteceu de legal é q nesse final de semana arrumamos mais um pouco a casa e assim ela tá se tornando um lar. Deu um ânimo! Embora ainda tenhamos um quarto da bagunça e eu não tenha tido coragem de arrumar meus sapatos q estão quase tdos numa caixa, bem como uma outra caixa cheia de roupas. Mas aos pouquinhos a gente chega lá.

Tb tenho mantido um diário, pq a Gabrielle propõe exercícios ao final do dia, sobre os mantras e meditações. Tem sido mto útil! Tenho certeza q no final desses 42 dias serei outra pessoa, alguém melhor!

Assim q der um tempinho, eu vou traduzir os mantras e colocar ali em compartilhamos, com uma explicação básica sobre o livro.

Beijos da Taís.
Comentários
7 Comentários

7 comentários :

  1. Vou aguardar o seu post com os mantras do livro, vai ser muito bom para nós! beijokas e força!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho q não vou fazer post, pq é bastante coisa. Vou criar um documento no google docs e compartilhar ali em cima, mas eu aviso. É mto bom o livro, super recomendo.

      Excluir
  2. Respostas
    1. A meditação dela é mto simples: vc lê um textinho q tem a ver com o mantra do dia, depois senta e fecha os olhos. Respira inspirando pelo nariz e expirando pela boca, durante uns minutinhos, concentrando na respiração e no mantra. Nada demais.

      Excluir
  3. Muito legal, adorei o post, Taís!

    Beijos. ^^

    ResponderExcluir
  4. Oi Thais,

    Muito bom o post, achei bem interessante...
    Estou bem numa época d buscar o autoconhecimento e através dessa busca já consigo enxergar muitas coisas onde meu EGO quer controlar, mas já fiz ele pegar o caminho da roça muitas vezes...

    Eu adoraria ler esse livro, pena q nao tem traduzido né????
    Compartilha logo com a gente Thais!!!!

    BJS

    ResponderExcluir

Adoramos saber o que você pensa! Compartilha com a gente!