sexta-feira, junho 03, 2011

Balanço dos 3 meses - Taís


Combinei com a mana de fazermos um balanço desses últimos 3 meses. Já passou metade do tempo que ajustamos inicialmente e parece que passou tão rápido! De repente, fui surpreendida por junho e lá se foi quase metade do ano!

O objetivo do blog não era só emagrecer, ou organizar as finanças (tenho que falar sobre isso em outro post), ou mesmo dormir e acordar mais cedo. O objetivo (acho que a mana vai concordar comigo nisso) era, e continua sendo, voltar a ser feliz. Porque eu e a mana já fomos muito felizes antes, em outros momentos. Mesmo quando as coisas não eram perfeitas, até porque nada nunca é absolutamente perfeito. Mas já fomos felizes mesmo em tempos de pouco dinheiro, mesmo tendo que tomar decisões que mudaram nossas vidas (como o nascimento da sobrinha, por exemplo). Problemas sempre vão existir, o que queremos mudar é nossa maneira de encará-los.

Como a mana disse no balanço que ela fez, ela estava muito confusa, nem sabia o que queria. Eu também. Há mais de 3 anos, na verdade. Pode parecer meio absurdo falar em anos, mas é a mais pura verdade e acho que tem gente que passa muito mais tempo completamente perdido por aí.


Vivendo como se vagasse sem rumo.

Eu passei por momentos bem difíceis nesses últimos 3 anos, coisas que me transformaram. Olhando pra trás eu vejo que eu nunca soube bem o que eu quero da vida, e isso me levou a várias decisões equivocadas. Eu sei que é errando que se aprende, e aprendendo se vive, mas certas coisas talvez não fossem necessárias. De qualquer forma, um dos meus objetivos é parar de pensar tanto no passado e ficar me culpando pelas coisas que aconteceram. Eu fiz o melhor que consegui e tenho que deixar as coisas passadas para trás. De maneira definitiva. Guardar só as lembranças boas e jogar o resto fora.

Começamos o projeto querendo mudar, mudar tudo. Listamos objetivos que, agora vejo: não foram realmente analisados. Algumas coisas continuam a ser importantes pra mim, como emagrecer, organizar-me, praticar exercícios físicos, voltar à terapia. Mas coisas como frequentar o templo budista, que eu até já risquei da lista, foi algo que me ocorreu no início e depois não fez o menor sentido, porque não sei se quero aderir ao budismo. O que eu queria, quando pensei nisso, era encontrar paz. Mas a paz não está fora: ela está dentro.

Vou rever meus objetivos, então:

Corpo:

- emagrecer 8 kilos; - emagreci um quilo e estacionei, mas essa meta está ligada a melhorar minha alimentação, coisa que eu acho que tenho conseguido fazer, bem aos pouquinhos, mas, pelo menos, estou fazendo mesmo. Continuo comendo minhas maçãs, acho que semana que vem vou tentar acrescentar outra fruta à minha alimentação, acho que indo aos pouquinhos se vai longe.
- voltar a praticar boxe; - isso vai ficar em stand-by porque não tenho dinheiro pra isso agora e o mais importante é praticar exercícios, quaisquer que sejam.
- fazer exercícios ao menos 3x na semana; - comecei a fazer yoga em casa e acabei parando, mas hoje pretendo recomeçar. Quero estabelecer uma rotina. Faço exercícios em casa e não gasto dinheiro com academia. Assim, talvez eu consiga economizar um pouco, o que está bem difícil.
- começar a correr; - acho que se eu conseguir estabelecer a rotina de exercícios em casa, vai ficar mais fácil de começar a correr. Esse item continua na lista porque é algo que eu sempre quis fazer e nunca fiz, usando as mais diversas desculpas. Mas já corri antes, e sempre achei uma coisa muito boa.
- melhorar minha alimentação; - continua sendo objetivo principal da minha vida.
- aprender a fazer minhas unhas sozinha; - cumprido! Tenho adorado comprar esmaltes e experimentar unhas coloridas e todas essas coisas que estão na moda! Ainda demoro bastante, mas acho que só a prática vai fazer com que eu fique mais rápida e as unhas fiquem mais bem feitas.
- dormir e acordar mais cedo; - ai, isso anda tão, mas tão difícil! Mas vou continuar me esforçando.

Mente:

- estudar ao menos 30 minutos por dia; - falha total! Não consegui fazer isso sequer um dia nesses últimos meses. Ando bastante dispersiva e sem motivação para estudar. Mas tenho que começar, porque preciso iniciar a redação do meu trabalho de pós-gradução. Como a mana sugeriu aqui, vou tentar colocar isso como compromisso na agenda.
- focar mais no trabalho; - acho que tenho conseguido me organizar melhor e, com isso, ter um pouco mais de foco. Há dias em que não funciona, claro, mas essa coisa das listas tem me ajudado. E muito!
- ganhar o dobro do que eu ganho agora; - estou esperando meu aumento... eu acho que ele vem, mas talvez eu devesse estar fazendo alguma outra coisa para ganhar dinheiro, só que não tenho tido muitas idéias... alguém tem alguma sugestão? =/
- começar a escrever minha dissertação; - preciso começar, urgentemente!
- ler a bibliografia da minha pós; - preciso começar, urgentemente!
- cumprir minhas metas de leitura; - eu acho que preciso rever minhas metas de leitura para esse ano... não tenho conseguido terminar os livros que pego para ler... vou deixando todos pela metade. Penso que não é certo ficar insistindo. Se não me chama a atenção, melhor deixar de lado e passar a outro que me atraia mais. A pilha acumula-se ao lado da minha cama. Acho que realmente preciso pensar mais nesse item.
- começar a escrever o meu livro; - preciso começar, urgentemente!
- organizar minha finanças; - continua na lista, claro, mas tenho tido progressos! Já fiz duas planilhas de controle de gastos: uma pessoal, outra para minha casa. Já me ajudou a ter uma visão do quanto eu gasto para viver e do quanto eu preciso ganhar (porque eu preciso ganhar mais!). Também estou lendo um livro sobre finanças pessoais, que está bem interessante. Pretendo compartilhar alguns trechos dele por aqui;
- economizar dinheiro, ainda que seja uma quantia mínima, todo mês; - tô tentando, sem sucesso... mas com ajuda com as planilhas eu imagino que, talvez, mês que vem eu já consiga fazer isso.
- ganhar dinheiro com o blog; - estamos tentando!
- manter o blog atualizado; - acho que estamos conseguindo.
- manter minha casa limpa e organizada; - progresso nessa área, mas nem tanto. Ainda tem muita coisa a ser arrumada e eu vou fazendo tudo muito aos pouquinhos. Mas melhor um pouquinho do que nada, né?
- ser mais organizada no trabalho; - descobri que o Excel é realmente uma boa ferramenta de trabalho. Tenho planilhas que me ajudam, além das listas, e só preciso me disciplinar para manter as coisas atualizadas.

Espírito:

- começar a meditar; - cumprido.
- frequentar o centro budista; - desisti.
- meditar ao menos 5 minutos, todos os dias; - vou continuar tentando.
- voltar a fazer terapia; - isso fica em stand-by pelos motivos que expliquei aqui.
- parar de sentir culpa por coisas pelas quais não sou culpada; - acho que tenho obtido progresso nessa área, tenho analisado as coisas de maneira mais objetiva, tentando perceber quando começo a agir em função de culpas malucas.
- me respeitar mais; - acho que tenho feito progressos nesse aspecto também. Estou tentando priorizar o meu tempo comigo mesma, para fazer coisas que eu gosto, estou pensando em começar um hobby, alguma coisa craft como costura ou pintura. Talvez vc ache que isso não tem nada a ver, mas pra mim tem. Me respeitar mais significa fazer as coisas que eu quero fazer de verdade, dizer não mais vezes, fazer coisas que me dêem prazer. É isso que estou buscando. Também quero aproveitar a meta da mana, de aprender a cozinhar, e aprimorar meus dotes culinários. Eu me viro bem e o namorado adora minha comida, mas quero evoluir nessa área.
- reclamar menos; - nessa área fiz grandes progressos. É sério! Comecei a me controlar para não reclamar tanto, e acho que tenho conseguido só reclamar quando a coisa merece mesmo um reclame.
- voltar a ser feliz. - acho que eu e a mana estamos no caminho certo pra isso.

A mana incluiu novos objetivos na lista dela. Eu acho que eu só tenho um novo objetivo, que é saber o que eu quero, de verdade.

E vc? O QUE VOCÊ QUER?

Beijos da Taís.
Comentários
3 Comentários

3 comentários :

  1. Eu acho muito importante esse reflexão sobre tudo o que vc conquistou nesses tres meses que se passaram. Ela é importante pra vc saber no que deve se focar mais e ao mesmo tempo, te ajuda a ter mais consciencia sobre vc mesma.

    Alias, achei tão importante, que vou fazer algo similar. Preciso ser mais disciplinada e comprometida em certas áreas e relaxar mais em outras. Tenho certeza que se seguir o seu exemplo, vou melhorar muita coisa.

    estou aki na torcida pra ver essa mudança - mesmo que só pela net, não apenas em 6 meses, mas pra sua vida toda.

    bjks

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela força! E que bom que nossas dicas são úteis!
    Beijos da Taís.

    ResponderExcluir
  3. Pienso que estás progresando, poquito a poco. Y creo que sí sabés lo que querés, o al menos tenés mucha precisión en lo que te va a llevar a saber qué es lo que querés de verdad;
    es decir, al menos tus metas, las que te propusiste para estos 6 meses, las tenés claras, son cosas que de verdad querés incorporar a tu vida; yo no sé con exactitud qué es lo que quiero, y también hace años estoy dando vueltas y muchas veces siento que vuelvo sobre mis pasos y que avanzo y retrocedo, avanzo y retrocedo; sin embargo ahora, reflexionando, creo que lo que busco es, más allá del modo en que lo logre, aprovechar todo el potencial que sé que tengo. No sé de dónde obtuve la certeza de que lo tengo, pero está ahí, y creo que el objetivo de mi vida es aprovecharlo al maximo, llegar a ser y hacer todo lo que sé que puedo alcanzar.
    Y creo que esa también puede ser la clave para vos. El hecho de saber que la vida podria ser mucho más plena, mucho más vivida. Yo siento que hay algo en mi que no está saliendo a la luz, algo que está en potencia, y el objetivo es sacarlo. Luego todas las pequeñas metas que una puede proponerse para liberarlo.

    ResponderExcluir

Adoramos saber o que você pensa! Compartilha com a gente!