quarta-feira, setembro 21, 2011

Procrastinar nem sempre é preguiça, mas dá pra acabar com as duas coisas!



A mana já falou aqui que adora a Christine Kane e eu acabei me rendendo, ela é o máximo! Esse passo-a-passo pra não procrastinar é realmente mto bom. Eu ando procrastinando horrores ultimamente e perdendo mto tempo na internet, perdendo tempo de trabalho com coisas pessoais e coisas assim.

Tá certo que nos últimos tempos eu ando ocupadíssima com as coisas da casa. Mas isso não é desculpa, né?

Espero que vc tb aproveite essas dicas. As partes em roxo são meus comentários (pq eu não posso deixar de dar o meu palpite né?).

"9 soluções simples para procrastinadores

por Christine Kane

sticky Not To Do note
Ironia: Quando pensei em escrever esse artigo, logo me veio à cabeça: "vou jogar um pouquinho de sodoku e depois escrevo". Me peguei no flagra e marchei pro notebook pra escrever.


Pessoas que acham que procrastinar tem a ver com preguiça são as mesmas que acham que anorexia é comer de menos e obesidade é comer demais.


Procrastinar não tem nada a ver com preguiça, em geral. Tem a ver com medo. Com perfeccionismo. Com medo de ser sobrecarregado. Todo mundo tem seus momentos de procrastinação e aqui vão umas dicas para acabar com isso. (Eu acho que tem a ver com preguiça também, mas tudo bem).


1 - Quando vc tiver uma idéia, faça algo pequeno pra começar.

Quando eu li o livro de Stephen King, On Writing (Sobre escrever, sem tradução em português), eu notei uma coisa: notei que quando Stephen King tem uma idéia, ele escreve. Imediatamente, ainda que de maneira imperfeita.

Todo mundo tem idéias. Vc tem uma idéia. Aí vc pensa. Aí vc pensa se é mesmo uma boa idéia. Aí pensa mais um pouco. Aí se distrai e esquece da idéia.

Teve uma idéia? Escreva, recorte uma imagem, faça qualquer coisa. Agora!

Eu acho que é legal ter uma agenda, um caderninho de notas, algum lugar onde vc possa simplesmente anotar a ideia e que seja fácil de localizar depois. Não basta anotar em um pedaço de papel qualquer e perder. Anotar a ideia já é o primeiro passo para não esquecer de realizá-la.


2 - Aproveite os "tempinhos" na sua agenda.
Muita gente se queixa de nunca ter tempo. Meu palpite é que todos temos bastante tempo. Só que ele não acontece ao mesmo tempo.

Vc está esperando longas horas de tempo livre pra começar a colocar em prática suas idéias, projetos ou pagar seus impostos? Pare de esperar! Aprenda a usar aqueles 15 minutinhos entre um compromisso e outro, aquela meia hora de ônibus! (Me dei 45 minutos para escrever esse artigo, pra seguir meu próprio conselho). 



A minha xará Paula Basei comentou um dia desses que usa o tempo de trajeto no ônibus pra se maquiar. É um exemplo de aproveitar os "tempinhos". Quando eu estava na faculdade, aproveitava mto o tempo do ônibus: estudava e dormia, principalmente. E dormir às vezes é a melhor maneira de aproveitar o tempo. ;)

3 - Aceite fazer a coisa custe o que custar.

Determine um objetivo a ser cumprido custe o que custar. Agende um compromisso para o qual vc vai comparecer. Não pense que terá de fazer tudo, nem que terá de ser tudo perfeito.

As maiores vitórias das pessoas para quem eu dou treinamento consistem em deixar o perfeccionismo e o medo para trás, do que fazer algo com perfeição.



4 - Comprometa-se em voz alta.


Ligue ou mande uma mensagem pra uma amiga dizendo algo assim: "Vou estar ocupada na próxima meia hora, criando um produto, escrevendo um artigo, estudando pra uma prova..." E vá fazer.

Comunique-se com a mesma amiga depois desse tempo, para ela te dar os parabéns. Faça isso todos os dias.



Assim que eu terminar meu tratamento médico (24 dias), vou pedir pro namorado me ajudar no regime. Tenho certeza que prometer pra ele vai me ajudar a cumprir. 


5 - Defina quantidades.

Objetivos não muito claros trazem resultados nebulosos. "Vou organizar meu escritório" parece muito com dizer "precisamos fazer algo sobre o aquecimento global".

A maioria das pessoas que procrastina tem problemas pra definir quantidades. Pensamos que TUDO tem que ser feito AGORA.

Quando vc vai fazer? Por quanto tempo? Qual parte do seu escritório vc vai organizar primeiro? Sua mesa? Uma estante?

Defina um objetivo concreto e aí vc verá o resultado.

6 - Instale esse upgrade no seu sistema mental: Menos é Mais.

Tenha poucos objetivos. Não mais que 3 prioridades semanais.

Porque?

Porque vc não é preguiçoso, mas está querendo fazer demais.

Descubra como se sente cumprindo um objetivo, em vez de cumprir mais ou menos um montão de coisas. Uau! Faz toda diferença!



Descobri isso na nossa primeira fase, lembram?


7 - Faça a prioridade primeiro.

Meu primeiro mestre me fazia escrever músicas pela manhã, primeira coisa. Ele me disse que eu deveria agendar pra mim mesma um intervalo de 2 horas depois de acordar, só pra escrever minhas músicas.

Porque?

'Porque assim vc diz ao universo qual é a sua prioridade. E aí o universo se alinha para trazer as coisas q vc precisa para tornar sua prioridade real'.

Agir faz com que suas prioridades sejam mesmo prioridades. Faz com que se tornem reais. Tb torna seu dia mais fácil, porque aí vc não fica desperdiçando energia pensando nas coisas q deveria fazer.

8 - Evite atividades que provocam sangramentos nasais.

Calma! Nada a ver com brigas ou lutas!


Email, voicemail, sites, blogs - qualquer atividade que possa tomar todo seu dia torna-se uma não-atividade. É um sangramento nasal, às vezes sangra um bom tempo e vc não sabe como parar.

Quando vc faz essas coisas o tempo inteiro, nunca completa nada. Vc deixa essas atividades irem sugando sua energia devagarinho. Defina tempo para essas atividades. Então, desligue tudo e só volte a ligar quando chegar a hora definida.


Essas coisas são atividades que fazem a gente perder um tempão sem perceber. Internet em geral é assim. Televisão tb. Programe seu tempo nessas atividades. Faça o que tem que fazer e depois desligue.


9 - Não se pergunte se está com vontade de fazer alguma coisa.

Vc já tentou entrar pra uma academia? Aí vc decide ir de manhã, antes do trabalho, e quando o despertador toca, vc fica deitado na cama pensando "Será q quero mesmo ir pra academia?" (Como se vc já não soubesse a resposta!)  

Mude esse padrão. Decida-se na noite anterior. Comprometa-se a levantar e ir pra academia, sem se perguntar nada. Já deixe sua mochila pronta, a roupa separada. Não tome seu café, suspire e pense: "ah, quem sabe se eu for ao meio-dia..." Vc sabe que vc não vai!

Se é mesmo importante pra vc, não perca tempo perguntando-se se está com vontade de fazer. Vc encontrará fácil uma desculpa. Simplesmente faça. 



Como já diria uma marca conhecida "Just do it". Apenas faça. 
Ou, como papai adora dizer, citando alguém que não me lembro: "O que tem que ser feito tem que ser feito".
Vc sabe que tem que fazer. Não fique arrumando motivos e desculpas pra não fazer. Faça! Ainda que não esteja com vontade, faça. 

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Pronto, eu que estava absolutamente sem tempo, consegui escrever um post que considero bem interessante. Copiei essa lista na minha agenda pra ler sempre que quiser procrastinar alguma coisa.

E vc? Gosta de deixar tudo pra depois? O que faz pra manter o foco? Compartilhe com a gente sua ideia. Vai ajudar mto.


Beijinhos, 
Paula.
Comentários
1 Comentários

Um comentário :

  1. Olá meninas muito interessante o post e tem muito haver com o que quero falar no meu blog também, se quiser dá uma visitada http://startnow2014.blogspot.de/

    beijos e parabééns

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