quarta-feira, janeiro 25, 2012

Dinheiro x Bem-Estar emocional



Sei q pareço uma louca. 1o escrevo um post toda feliz, contando as novidades: novo emprego, morar junto com o namorado... 
Depois, no 1o dia do emprego novo/velho, vem um drama digno de novela mexicana. 
Hj é o 3o dia e continuo me sentindo péssima. Tão péssima, q mesmo sem ter recebido ainda liguei pra minha antiga terapeuta e pedi pra ela conseguir um horário pra mim. 



Ela ainda não me deu retorno. A mana só me diz q eu tenho q ser forte, q preciso aguentar, me pergunta quais os motivos, e é difícil explicar. 
Talvez eu simplesmente devesse ter sentado, com calma, e feito uma lista de prós e contras de onde eu estava antes e desse lugar onde estou agora. 
Pra ter tomado uma decisão mais racional, e não simplesmente baseada na mágoa do meu agora ex-chefe ter pechinchado aumentar meu salário... pq no final ele topou o aumento e disse q ia estudar os outros benefícios q eu tinha. 
Mamãe diz q não há lugar perfeito. Onde eu estava, certamente não era perfeito, mas eu me sentia BEM! E agora me sinto MAL! 
Só q me pus numa situação ruim, pq se saio daqui agora, queimo meu filme pra todo sempre (talvez eu não devesse me importar com isso, não sei). 
E se volto, perdi a chance de barganha com meu ex-chefe. Ou seja: ele vai me pagar o aumento, eu sei, mas depois disso provavelmente nunca mais me aumenta. Se é q já não contratou outra pessoa. 
Mas a vontade q eu tô é de voltar correndo, ajoelhar e pedir perdão. 
Preciso me explicar. Eu já falei aqui da depressão q eu tive. 
Na época em q trabalhei onde estou agora, eu ainda estava super deprimida, voltava pra casa chorando tdos os dias, e foi bastante difícil ter a mana longe de mim nesse período. Ela tinha q me aturar em longas sessões de choradeira via msn, quase tdos os dias. 
Aí saí e fui trabalhar nesse outro lugar, onde me senti acolhida, principalmente pq não tinha tanto trabalho, nem responsabilidade. 
Foi como um rehab, me ajudou mesmo a melhorar, embora o salário fosse péssimo. 
Fiquei pouco mais de ano no lugar e, claro, melhorando, fui tendo mais trabalho e responsabilidades, e sei q sou boa funcionária. Na verdade, mto boa, sem falsa modéstia. 
Então talvez por isso tenha me magoado tanto o fato do meu agora ex-chefe ter pechinchado comigo e ter tentado fazer chantagem emocional. Mas talvez eu tenha levado isso pra um extremo. 
Eu pensei tb q como eu estava mega deprê qdo tinha trabalho aqui da 1a vez pudesse ter interferido no meu julgamento, q talvez não fosse tão ruim qto eu achava, q não custava dar mais uma chance, considerando q meu atual chefe tinha demonstrado valorizar meu trabalho. 
Mas aí já no 1o dia aqui eu tava me sentindo mal, mal, como se tivesse vendido minha alma ao diabo. 
Talvez seja coisa de cidade do interior, o fato deles aqui serem ricos e meio prepotentes, e eu fico me sentindo inferiorizada. É bem difícil explicar. Mas estou escrevendo pra ver se me sinto melhor. 
Se vc me perguntar, não, ninguém me tratou mal. Mas é o ar de superioridade deles... e o fato de tdo aqui ser meio velho, deles serem ricos e avarentos... E de terem umas condutas q eu acho um pouco amorais, pra não dizer outra coisa. Não chega a ser nada ilegal (assim eu acho e espero), mas tem coisas q eu acho q conduzem de maneira torta. 
Eu deveria simplesmente fazer meu trabalho, não é? Só q eu vejo as coisas e me incomodo. 



Seria mto bom se eu fosse como os outros q estão aqui, aparentemente apenas preocupados em cumprir seus horários, fazer o q tem pra fazer... 
Sei q tenho q me concentrar no plano de abrir o café com a mana. Tenho q colocar minhas energias nisso. 
Só q eu entro numa espiral de pânico e pensamentos horríveis, q me arrasa. Fico sem ação, sem vontade de comer (em 3 dias, emagreci 400g. Lado bom? rsrsrsrs), e tenho enorme dificuldade de não querer sair correndo. 
F... q com esse calor não dá nem pra me jogar nos braços do namorado direito, pq a gente fica suando! rsrsrsrs 
Olha, até melhorou um pouco meu humor dividir essas coisas com vcs. 
Obrigada pela força nos comentários do post anterior, eu tô precisando bastante. 
Sei q tem gente q atura trabalhos e ambientes bem piores. Talvez as coisas se ajeitem. 

E vc? Tá satisfeito com seu trabalho? 

Beijos da Taís.
Comentários
6 Comentários

6 comentários :

  1. to me sentindo mais ou menos assim...quero sair do meu emprego mas morro de medo de me arrepender e o pior de ganhar menos o que iria me arrasar já que tenho tudo na ponta do lapis.
    Mas mudanças são necessárias e já que vc já mudou agora é hora de ver as coisas por outro lado deixar de tantos "SE" e dar a volta por cima!!!

    Boa sorte"bjoss

    ResponderExcluir
  2. Taís! Será que o q te faz sentir mal nesse emprego não é justamente a lembrança emocional de como tu te sentia mal quando viveu a depresssão aí dentro? É fato que isso acontece com diversos aspectos da nossa vida. Existem pesquisas científicas sobre o assunto. Por exemplo, tu tava num determinado restaurante e teve um momento muito ruim lá, brigou com o namorado, recebeu uma notpicia ruim... às vezes tu fica um tempão sem gostar mais daquele lugar ou até do tipo de comida, pq te traz a lembrança emocional (e nem sempre a lembrança de lembrar exatamente, mas só um sentimento familiar) de algo ruim q aconteceu.
    Depois de separar isso e saber exatamente o que te incomoda, talvez seja hora de tu olhar e ver que a Taís q está aí hj é diferente da Taís de antes. Talvez a Taís de antes estivesse mto insegura, fragilizada e se sentisse oprimida por um contexto todo que não conseguisse ligar. Até pq era mais novinha, mas inexperiente. Independente de q fosse experiente já, era menos do que agora, né? Essa Taís de hj já superou tantos outros desafio que tem força pra se proteger e se cuidar e lidar com a situação de um jeito diferente. Essa Taís superou uma depressão, arrumou outro emprego, superou desafios...
    Sempre dizem que aquilo que mais nos incomoda nos outros é o que mais prcisamos trabalhar em nós. Talvez seja uma bela oportunidade de tu ver o que realmente te incomoda e de que jeito tu pode te modificar pra superar isso. Talvez seja um mal-estar pq mexe diretamente com uma limitação tua. E tudo que nos tira da zona de conforto nos faz sentir mal num primeiro momento. Aquela coisa de que a gente vai se superar se modificar o jeito de encarar. Meio parecido com o q a Paula escreveu sobre a felicidade depender do nosso olhar. Às vezes sim, se mudarmos o jeito de encarar a situação e vermos como oportunidade, crescimento, etc, tudo ao redor muda.
    Ah, sobre a espiral de pensamentos ruins. É isso mesmo. Lei da atração pura. Quando a gente pensa numa coisa ruim, atrai outro pensamento ruim e assim sucessivamente. O bom é q o contrário tb acontece. Qndo te flagrar pensando numa coisa ruim, te esforça ao máximo pra pensar algo bom e aí vai puxando pensamentos bons. Treina teu cérebro pra pensar coisas positivas, q te façam sentir bem. Funciona ;)

    ResponderExcluir
  3. Fica bem... tem coisas q aprendemos com o decorrer da vida, e não se deixar incomodar com coisas q não tem a ver com vc e vc não pode fazer nada é uma delas. Eu sou assim tb, me incomodo com algumas coisas q acontecem aqui no trabalho, mas estão fora do meu alcance, o jeito e fazer o meu e ligar o foda-se :S
    com o tempo a gente aprende...
    =*

    ResponderExcluir
  4. Meninas! Mto, mto obrigada por toda força. A semana tá acabando e tô aos poucos me sentindo menos pior.
    Beijos da Taís.

    ResponderExcluir
  5. Olá, tenho acompanhado o Blog de vocês e me identificado muito, pois também quero realizar mudanças em minha vida. Sei exatamente como se sente, pois venho enfrentando uma depressão há algunas anos, e a luta é diária. Quanto ao emprego, já estive na mesma situação que você, de ficar tão angustiada em um ambiente, de sentir uma opressão tão grande, a ponto de chorar "do nada". Com o tempo, por prioridades familiares acabei deixando minha vida profissional de lado, o que me deixa muito chateada, mas pretendo retomar tudo de novo.
    O importante é não parar, sabe? Aí que as coisas desandam de verdade. Você está seguindo, traçou suas metas e já obteve êxitos, e irá conseguir ainda mais se continuar sempre em frente. Ás vezes me angustio tanto, penso em desistir. Mas digo para mim mesma que desistir é para sempre, e eu não quero isso, cansei de viver estagnada. Na minha opinião você foi muito corajosa em sair da comodidade do seu antigo emprego para aceitar um outro em prol de uma melhoria financeira, muita gente passa anos no mesmo lugar com medo de mudar, e ao menos você ousou mudar. Lembre-se disso, de seus progressos. Tenho feito esse exercício comigo mesma e tem me ajudado muito. Sentir-se desanimada no meio do caminho acontece sim, e o importante é driblar isso, tentar, fazer um esforço de pensar positivo, o que não é fácil nessas horas, mas é preciso. Olha, estou lendo um livro muito bacana e gostaria de indicá-lo a você. Chama-se "A mulher Positiva", e a autora chama-se Gael Lindenfield. Ela fala sobre como nós mulheres podemos superar a negatividade, e que ela mesma era muito negativa e depressiva, mas conseguiu melhorar muito nesse aspecto. É um livro motivador, vale a pena ler.

    Um grande abraço pra você. =)

    ResponderExcluir
  6. Olá, tenho acompanhado o Blog e simplesmente amado, todo dia leio um post antigo, pois não acompanho de lá dá época da criação. Para mim tudo é Lei da Atração, e sempre me inspiro em vcs para escrever meu blog sobre dicas para ficar rica: http://leidaatracaopura.blogspot.com.br/

    adoraria receber um coment de vcs.

    ResponderExcluir

Adoramos saber o que você pensa! Compartilha com a gente!