sexta-feira, outubro 19, 2012

Porque a incerteza é uma coisa boa



Adaptado do blog da Sarah Wilson.


Nós, os que temos incertezas, gastamos uma quantidade considerável de energia sem conseguir ir adiante, sem conseguir cruzar uma linha, empurrados por aqueles que nos pressionam a decidir ou distraídos com a ansiedade que vem de não ter certeza. Mas há algo de bom nisso: vc tem a oportunidade de estudar suas dúvidas. Ver o que está causando a incerteza, e a partir daí, ficar mais tranquilo com a auto-dúvida e incerteza e começar a perceber os padrões que te fazem ansioso e distraído.

Um dos benefícios é que quando a sua dúvida é exposta ao debate, vc não fica surpreso. Vc não dá um pulo da cadeira ansioso pelo q te deixa ansioso. Vc pode insistir no debate, até chegar no porquê da incerteza.

Se (aquele tipo de pessoa) chama sua atenção pra sua dúvida, vc pode simplesmente responder assim "claro q eu tenho dúvidas sobre minha posição, qualquer pensador respeitável teria. O fato de q vc não duvida da sua posição não quer dizer q vc esteja certo".

Pessoas q pensam têm dúvidas pq são corajosas o suficiente pra aguentar a ansiedade que a dúvida traz.

Mas talvez vc já tenha desistido. Não tem mto estômago pra ansiedade, tem?

Eu não me imagino dizendo as palavras acima (entre aspas), muito arrogante e agressivo, mas ilustra bem a situação. A pessoa q pensa, tem dúvida. Eu tenho dúvida, logo eu penso. E isso é uma coisa boa. Eu tenho dúvidas, mas isso não significa q nunca vá ter certezas. Mtas vzs eu percebo q levo mto tempo a tomar uma decisão, mas qdo tomo, quase nunca me arrependo. Dificilmente me arrependo de uma decisão. Pq levei tempo pra tomar, pq fiquei considerando todos os prós e contras.

E isso é outra vantagem. Ficar considerando prós e contras - o pensar - é algo q tem valor em si mesmo. É assim q eu conheço as coisas, é assim q eu me debato entre minhas idéias e desejos até chegar no q eu realmente quero. Eu gosto de conhecer tdas as opções.

E vc? Acha q q tem dúvidas é corajoso?

Beijinhos da Paula e da Taís.
Comentários
6 Comentários

6 comentários :

  1. Acho que quem tem dúvidas é corajoso sim! É muito mais fácil vc "seguir a maré", do que parar pra pensar se está agindo certo. O grande problema é que a grande maioria segue a maré, e então vê as outras que não seguem como loucas, irresponsáveis até. Só que lá na frente qdo essa "louca" se dá bem, coloca todo o crédito na sorte! Pode até ter havido sorte, mas a coragem veio antes!
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb acho né? Pessoa q não se questiona é aquela q não pára pra pensar! Beijos da Taís.

      Excluir
  2. Quem tem dúvidas é quem se desafia, quem desafia a vida, quem tem dúvidas tem a coragem de evoluir!
    Ótimo texto!
    Beijo!

    http://tengavolantes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eneida, a Sarah Wilson tem uns textos e dicas sobre alimentação bem legais, vale dar uma olhada. Beijos da Taís.

      Excluir

Adoramos saber o que você pensa! Compartilha com a gente!