terça-feira, novembro 13, 2012

4 estratégias pra construir uma motivação duradoura (e como usá-la para atingir seus objetivos)



O Life Hacker é um site bem legal q o meu noivo gosta de ler. Vi esse artigo lá e achei q é perfeito pra nós! Ainda mais agora q nossa 4a fase tá aí, quase começando.

O texto é do Michael Mantell e acho q cai como uma luva pra quem quer dar um gás nesse final de ano e ir atrás de coisas boas em 2013.


Quando se trata de motivação, especialmente para a saúde e fitness, ser "pra dentro" ou "pra fora" pode fazer toda a diferença. O "pra dentro" que eu estou falando é a "motivação intrínseca", ou uma força para conseguir as coisas que vem de dentro de uma pessoa e não é motivada por recompensas externas. Este é o tipo de motivação que pode levar a melhorias de mudança de vida e bem-estar.

Recompensas externas (como elogios, vestir uma roupa um tamanho menor, ou ganhar uma corrida) podem fazer uma pessoa começar, mas a longo prazo a motivação depende dos valores da pessoa e seus processos para alcançar metas.

Quando se trata de saúde e bem-estar, motivação interna envolve enfatizar saúde atual e felicidade em vez de idéias sobre a futura saúde, fitness, e imagem positiva do corpo. A fim de serem sustentados, hábitos de exercício e vida saudável precisam ser relevantes para a vida de uma pessoa hoje e não para cumprimento de metas de longo prazo. Advertências vagas sobre saúde (ou falta de saúde) futura são menos motivadoras do que o tangível, o sentimento pós-treino de "Ahhh, eu estou tão relaxado agora. Preciso fazer isso de novo!"

Este tipo de força que move nossas correias internas pode não vir naturalmente para todos nós, mas a boa notícia é que pode ser aprendido.

Crenças de auto-sabotagem: O Desafio

Muitas pessoas que não trabalham fora regularmente pode recitar uma lista de razões pelas quais elas não estão motivadas a se exercitarem, desde de não compreender os benefícios da atividade física até pensamentos como "estou muito ocupado", "Eu estou envergonhado pela minha aparência"," o exercício é chato ", e assim por diante.

As pessoas que possuem esses (falsos) mitos de auto-sabotagem muitas vezes acreditam que o exercício não importa, não gostam de exercícios, ou simplesmente não têm interesse em fazê-lo. E, realmente, quem pode culpá-los? Quem poderia ser inspirado para iniciar uma atividade física com pensamentos negativos correndo por sua cabeça? A pessoa tem que acreditar que fazer exercício é algo de valor, a fim de construir a motivação para fazê-lo.

Construção Sustentável da Motivação: Quatro estratégias

Na minha experiência de trabalho com famílias, atletas profissionais, entusiastas, e executivos de empresas e equipes,  eu aprendi que há quatro estratégias que as pessoas usam para criar motivação sustentável: auto-eficácia, FIT ou PFI - Pensamento Racional, Metas Mais Inteligentes e Contratos consigo mesmo. Vejamos o que são essas estratégias, uma a uma:

Auto-Eficácia
Uma pessoa com alta auto-eficácia acredita na sua capacidade de executar uma tarefa e alcançar metas. Tal pessoa pode ter padrões de pensamento como isto: "Eu tenho certeza da minha capacidade de atingir as metas que estabeleci para mim mesmo", "Eu acredito que se eu trabalhar duro, vou ser bem sucedido", e "eu posso me  mover em outra direção para alcançar meu objetivo, se um obstáculo bloqueia meu caminho". Essas crenças são os preditores mais fortes e consistentes de comportamento de pessoas que se dedicam aos exercícios físicos. Uma pessoa não vai pegar 35 quilos de halteres ou até mesmo um de cinco quilos, se acreditar que não pode, que não consegue. Em contraste, uma pessoa que acredita na auto-eficácia, tem mais chances de que fique com um programa de exercícios e torne-o um hábito para toda vida. Há três maneiras de construir a auto-eficácia:

Garantir o sucesso precoce. Para começar, escolha atividades que você tem certeza que pode fazer com sucesso. Se seu objetivo for se exercitar, comece com uma caminhada de quinze minutos, um conjunto de exercícios de treinamento de força com um peso que você pode levantar confortavelmente oito a dez vezes, ou alguns alongamentos suaves. Da mesma forma, se você estiver querendo ter uma rotina de exercícios para o próximo nível, comece pequeno, digamos, aumentando o tempo ou os dias da caminhada, ou o tamanho do peso que vc levanta, gradualmente até o nível de intensidade que você é capaz, alcançando mais e mais.

Assista outros terem sucesso na atividade que você quer tentar. Isto é particularmente eficaz se a pessoa que você está observando é semelhante a você: vizinhos, amigos, colegas de trabalho e companheiros de academia são boas opções. Testemunhando seus sucessos pode aumentar o seu nível de auto-eficácia própria.

Encontre uma voz de apoio. Personal trainers e treinadores são hábeis em dar incentivo adequado, como são bons amigos (geralmente). Basta ter a certeza de que o feedback é realista e focada no progresso que você está fazendo em vez de comparar você com os outros.

Pensamento fundamentalmente Independente (FIT) / Pensamento Racional
Um pensador fundamentalmente independente entende que nada torna uma pessoa chateada, com raiva, ou deprimida, mas sim, o que uma pessoa pensa sobre as coisas que acontecem é que determina como elas se sentem. Como Henry Ford disse uma vez: "Se você pensa que pode ou pensa que não pode, você está certo." Não há motivação sem este importante "jogo interno".

Mas as pessoas não nascem necessariamente pensadores FIT. Em vez disso, nós temos que aprender a sermos racionais, mesmo em face de crenças negativas. Mensagens internas negativas, ou "pensamentos automáticos negativos", podem agir como obstáculos à motivação e estabelecimento de metas. Exemplos de pensamento destrutivo incluem:

Sentimentos de inadequação. "O raciocínio emocional" significa que se uma pessoa sente alguma coisa, ela automaticamente assume que deve ser verdade ("Eu me sinto como um perdedor, então eu devo ser um").

Previsões de fracasso. Ler a sorte nada mais significado que uma pessoa fazer previsões usando o seu medo, ou evidências falsas aceitas como se fossem verdadeiras ("eu sei que vou fazer papel de bobo na frente de todos na academia quando tento levantar pesos, e eu vou falhar" ).

Leitura da mente. Uma pessoa assume que as outras pessoas estão reagindo negativamente a ela quando não há nenhuma evidência para essa suposição.

Para expulsar esses pensamentos negativos, faça os seguintes tipos de perguntas:

Qual é a evidência a favor e contra o que eu estou pensando?
O que eu iria dizer a um amigo na mesma situação? Se eu não iria dizer a eles o que eu tenho a dizer a mim mesmo, então por que estou dizendo isso para mim?
Se um pensamento me faz sentir mal ou abandonar um estilo de vida saudável, então por que não posso parar de pensar isso?

Metas MAIS INTELIGENTES
Podemos eliminar a inconsistência de nossa saúde e bem-estar, fazendo planos de metas que são mais espertos (específicos, mensuráveis, atingíveis, realistas, pontuais, desenvolvidos com entusiasmo, e que tenham a ver com recompensas). Acordar de manhã e pensar: "Eu estou indo para trabalhar hoje", é menos eficaz do que chegar com um plano específico e acionável ("Eu vou para a academia às 8:30, fazer 15 minutos de esteira, em seguida, fazer três séries de oito repetições de supino com barra, etc). Quanto MAIS INTELIGENTES forem as nossas metas, mais propensos estaremos a cumpri-las.

Contratos de Compromisso
Pode ser particularmente difícil sustentar rotinas de nutrição ou exercício em época de feriados e festas de final de ano. O campo da Economia Comportamental oferece algumas estratégias para ajudar a aproveitar motivação externa e interna. A idéia é baseada em "contratos de compromisso", que são exatamente isso: uma pessoa se compromete a uma mudança de comportamento e, em seguida, estabelece um "contrato" (com um parceiro, um amigo, ou mesmo numa lista do Facebook), pela qual há alguma conseqüência (geralmente monetária) se pessoa não conseguir alcançar seu objetivo. A idéia é que o desejo de evitar a conseqüência ajuda a manter as pessoas mais comprometidas com o sucesso.

Resumindo

Sem motivação intrínseca é difícil, se não impossível, desenvolver a motivação duradoura. Por acreditar em si mesmo, pensando racionalmente, definindo metas MAIS INTELIGENTES, e usando contratos de compromisso, você está no caminho certo para cruzar 2013 com motivação suficiente para alcançar todas as suas resoluções de Ano Novo com sucesso a longo prazo.

Bora correr atrás dos nossos sonhos e objetivos?

Beijos da Taís.
Comentários
1 Comentários

Um comentário :

  1. temos que fazer de tudo para melhorar nossa motivação, porque as vezes baixa um desanimo, uma deprê . acho que vale descobrir a causa e tentar mudar isso.

    ResponderExcluir

Adoramos saber o que você pensa! Compartilha com a gente!