segunda-feira, agosto 19, 2013

6 meses pra mudar a vida profissional!





No início do nosso projeto, nem sabíamos por onde começar a mudar. Estava realmente TUDO errado.
Como vcs sabem, nossa vida realmente mudou e pra mto melhor. A única coisa que ainda nos incomoda é a vida profissional.
Eu e a mana temos o mesmo sonho de todo mundo: ter um trabalho que nos faça feliz e que dê dinheiro. Combinar esses dois requisitos não é fácil, principalmente o primeiro. Pq é tão difícil achar aquilo que a gente realmente quer fazer???

Naquele curso que eu fui, a palestrante disse que a satisfação profissional é importante. Citou o caso de uma conhecida dela que é professora de dança à noite e trabalha num escritório durante o dia e ela diz que as aulas de dança (verdadeira paixão da vida dela) que dão o gás necessário pro trabalho no escritório ( que é o que realmente dá dinheiro). Eu fico pensando que, se o negócio é fazer outra coisa que te deixe feliz, podia ser um hobby tb e não um trabalho, mas, quando se ganha dinheiro fazendo o que gosta, fica perfeito, não?

E dai vem aquela questão: como saber o que realmente a gente quer da vida?

Acho que se pode começar traçando as características do trabalho que se quer. Por exemplo, nesse momento, o que importa mais pra vc? Dinheiro, flexibilidade de horários, trabalho em ambientes fechados ou abertos, que envolva criatividade ou não, com contato com o público ou não, chefe ou não, etc...

De acordo com essas características, a gente pode fixar algumas carreiras ou trabalhos que nos satisfaçam e fazer um "estágio". Ficar uns dias acompanhando a rotina de trabalho de alguém que faça o que a gente quer fazer pra ver se isso se encaixa mesmo na nossa vida. Se não se encaixar, podemos repensar os motivos e voltar ao passo anterior para refazer as características ou simplesmente pensar em outras coisas.

Acho que pode ser válido tb fazer um teste vocacional. Tem alguns online pra vc fazer, é só procurar no google.

Eu fiz esse aqui: http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/teste-descubra-as-carreiras-que-tem-mais-a-ver-com-voce
E o resultado foi esse:

RESULTADO DO SEU TESTE

Temperamento B – Guardião 
São pessoas identificadas com duas palavras: comando e responsabilidade. Trabalham muito e gostam de acumular bens e títulos. Têm vocação para administração, negócios, finanças e profissões tradicionais, que tragam status social e recompensa econômica. 

Carreiras/atividades apropriadas: 

• Advogado
• Agente de alfândega
• Agricultor
• Assistente social
• Auditor
• Bancário
• Bibliotecário
• Bombeiro
• Comerciante
• Comissário de bordo
• Contador
• Corretor de imóveis
• Delegado
• Despachante
• Empresário
• Enfermeiro
• Engenheiro mecânico
• Farmacêutico
• Fiscal de rendas (e outros)
• Fisioterapeuta
• Hoteleiro
• Juiz
• Médico epidemiologista
• Médico sanitarista
• Policial
• Político
• Professor
• Promotor público
• Tabelião
• Técnico de laboratório
• Vendedor




Bora pra faculdade de Direito, minha gente. Segundo o teste, levo jeito pra Advogado, Delegado, Juiz, Promotor Público e Tabelião. Já imaginou a Paulinha aqui dona de cartório, nadando no dinheiro, tipo Tio Patinhas? Não, acho que não... hehehe

E vc? Já definiu sua vida profissional? Está satisfeito no seu emprego? Como acha que se pode melhorar isso?

Beijinhos,
Paula

Comentários
7 Comentários

7 comentários :

  1. Ola!
    Mudanças sempre sao boas na vida. De alguma forma!
    Boa sorte com as suas!
    Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada! Boa sorte pra vc tb!
      Beijinhos,
      Paula

      Excluir
  2. oi!!
    vou fazer o teste!!
    voltei a trabalhar hoje em escritorio e como aqui nao chega mta gente trabalho nos meus crochets, o q me ajuda ainda mais na renda.
    Entao estou unindo os dois, o trabalho com salario fixo e a minha paixao pelas linhas e lâs..
    espero q dê certo.
    O unico q nao me deixa totalmente satisfeita e nao ter segurança ainda em quanto a deixar as crias...
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu!
      Fiz mto crochet na gravidez! Eu não era mto boa, pq aprendi sozinha, lendo revistas. Mas me fazia mto bem.
      Mães nunca se sentem bem em deixar as crias, né? Por melhor que seja o lugar e a pessoa que cuida... A minha já tá maiorzinha agora e eu ainda fico com receio.
      Não te preocupa que vai dar tudo certo.
      Beijinhos,
      Paula

      Excluir
  3. Tenho pensado tanto nisso! (Basta ler os meus últimos posts)Vou fazer o teste!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Apesar de ter me formado em comunicação/publicidade e ter feito pós na área, trabalhado e tudo o mais, talvez hj eu teria feito uma faculdade diferente. Na minha época não tinha tecnologia, informática em qualquer lugar e talvez me arriscasse em gastronomia.
    Vou fazer esse teste rs

    Kisu!

    ResponderExcluir
  5. Não acredito muito nesses testes, mas fiz e me identifiquei com o resultado:
    Temperamento C – Idealista

    São reconhecíveis por seu entusiasmo e senso de missão. Preferem dirigir seus talentos para o trabalho com pessoas, contribuindo para o conforto psicológico e espiritual delas e também para o desenvolvimento de seu potencial.

    Carreiras/atividades apropriadas:

    • Administrador (gestor) de recursos humanos
    • Advogado (defensor)
    • Artista plástico
    • Assessor de Imprensa
    • Defensor público
    • Diplomata
    • Escritor
    • Filósofo
    • Jornalista (editor ou articulista)
    • Líder de treinamento de equipes
    • Pedagogo
    • Professor
    • Psicólogo
    • Psiquiatra
    • Redator técnico
    • Sociólogo
    • Terapeuta
    • Tradutor
    • Tutor

    ResponderExcluir

Adoramos saber o que você pensa! Compartilha com a gente!