Se vc quer uma pele mais macia, livre de manchas, a Dra. Jessica Wu, professora na faculdade de Medicina da USC (Universidade do Sul da Califórnia) e dermatologista em Los Angeles, recomenda que vc jogue no carrinho de compras essas coisinhas:
Tomates
Tomates contém um poderoso antioxidante chamado licopeno, que é ajuda na defesa da pele contra agressores externos. Muitos estudos sugerem que o licopeno auxilia a pele a defender-se dos estragos causados pelo sol.
O licopeno é melhor absorvido pelo corpo se cozido ou processado, então é melhor usar os tomates para fazer molho. O licopeno é também solúvel em gordura, então pode acrescentar uma gordurinha ao seu molho, ou consumir com abacate, ovos ou azeite de oliva.
Carne vermelha
Apesar da má fama, carne vermelha magra é uma ótima fonte de proteínas e zinco. Na verdade, estudos recentes indicam que o consumo de carne vermelha magra é mais eficaz no tratamento da acne do que antibióticos.
Para produzir colágeno, sua pele precisa dos aminoácidos glicina and prolina, e a proteína encontrada na carne vermelha tem a maior concentração destes 2 aminoácidos. O mineral zinco também é crucial para a produção de colágeno. Além disso, o zinco é um antiinflamatório natural. O zinco também é encontrado em lentilhas, feijões, e ostras cruas.
Chá verde
Não é nenhum segredo que o chá verde é um poderoso antioxidante. Seus fortes efeitos antiinflamatórios e antiidade são atribuídos à sua alta concentração de catequina.
Estudos mostram que o chá verde pode ser bebido, ou usado diretamente na pele, para ajudar na proteção contra queimaduras de sol e câncer. Pesquisas indicam, ainda, que beber de 2 a 3 xícaras de chá verde por dia, durante 6 meses, pode reverter danos causados pelo sol e melhorar vermelhidão e aquelas veias pequeninhas que se rompem e deixam traços vermelhos na pele.
Vagem
E já que estamos falando em verde... A vagem tem poucas calorias e ajuda seus cabelos e unhas a ficarem mais fortes e saudáveis. São uma ótima fonte de silício (não confundir com silicone! rsrsrs).
Nozes
Todo mundo fala que o salmão é o campeão de ômega 3, mas as nozes também têm uma concentração bem alta. Se seu problema é vermelhidão, inchaço, cravos, espinhas ou rugas, então faça das nozes suas melhores amigas. O ômega 3 encontrado nos vegetais, como as nozes, é um antiinflamatório natural, que ajuda a pele a manter-se hidratada e protegida de químicos e outras substâncias tóxicas. Mas não se contente com nozes, aumente seu consumo de ômega 3 ingerindo amêndoas, azeite de oliva e linhaça.
Yogurte
Além de ser um ótimo ingrediente para batidas ou smoothies, é um probiótico natural, o que quer dizer que ele ajuda a repor as "boas" bactérias no seu organismo e mantém os fungos à distância (estudos ligam o consumo de yogurte à prevenção de doenças causadas por fungos, como a candidíase). Além disso, o consumo regular ajuda a diminuir a acne, eczema e até mesmo a caspa!
Escolha yogurtes com pouca gordura e pouco açúcar, porque, como escreveu a mana, o açúcar piora inflamações. Se você tem problemas com derivados do leite, experimente comprar probióticos manipulados em cápsulas.
Eu voltei ao chá verde e a comer uma castanha do pará todos os dias, porque a castanha tem potássio que evita cãimbras. E nozes eu como com certa regularidade, mas confesso que yogurte não é o meu forte. Tenho tentado voltar às maçãs diárias e vou tentar introduzir um yogurte por dia também, com canela! rsrsrs Já que emagrece. Vagem é uma coisa que eu adoro, mas nunca lembro de comprar!
E você? Quais alimentos não podem faltar na sua alimentação?
Beijos da Taís.
Eu gosto de tudo isso e como com certa frequencia, deve ser por isso que minha pele nao da tanto trabalho rs..
ResponderExcluirBom dia!
ResponderExcluirEu amo yogurte então pra mim ele não é problema, estou tomando chá verde já há alguns meses e confesso não saber mais viver sem ele, rs.
Os outros alimentos eu como com certa regularidade mais não sou louca por eles, rs.
Beijo grande e uma ótima semana.
Olá! Obrigada pela visita oa meu blogue. Costumo tomar muito chá verde diáriamente e realmente, além de ser antioxidante, também acelera o metabolismo.
ResponderExcluirÉ uma maravilha!
Acho que o Chá verde não possui à catequina (pelo menos, aqueles de caixinha), se você fizer mais uma pesquisa aprofundada, ok?
ResponderExcluirAbs.
Esclarecimento obre os chás:
ResponderExcluirPelo que eu sei, este são os chás que não contém as substâncias que comentei anteriormente referente ao "chá verde":
> Amostras de chás muito consumidas no Brasil (erva doce, camomila, erva cidreira, hortelã, boldo, mate, erva mate, maçã e morango) também foram investigadas, não sendo encontrada nenhuma catequina ou teaflavina.
Então, os melhores resultados, logo abaixo:
> Foi verificada a presença de catequinas e teaflavinas em nove tipos de chás muito consumidos no Brasil, dentre eles, chás de ervas (erva-mate, mate, erva cidreira, erva doce, hortelã, boldo), de flores (camomila) e de frutas (morango e maçã). Em nenhuma das amostras (lá em cima!) foi encontrada alguma catequina ou teaflavina.
Espero ter ajudado.
Obrigada pelas dicas! Beijos da Taís.
ResponderExcluir