quinta-feira, agosto 11, 2011

Como lidar com pessoas difíceis?


Pesquisei esse assunto exaustivamente na internet pq, nos últimos tempos, tenho achado as pessoas cada vez mais difíceis.
Ando pensando que o problema seja eu... E dá-lhe terapia! Mas acho que isso pode ser bem comum hj em dia. Falta de paciência (meu caso) e tolerância são as principais causas de todos serem tão difíceis. Todos são impacientes demais e preferem se cercar das poucas pessoas que confiam e toleram e simplesmente descartar as outras. Como se seres humanos fossem descartáveis...

O problema é que algumas pessoas realmente tiram a gente do sério. Eu sou impaciente, mas me considero tolerante, o que, de certa forma, compensa. O que me desanima é que não vejo o retorno das pessoas. Eu me esforço pra tolerar bastante e não vejo a mesma atitude dessas pessoas.
E eu pergunto:

- até que ponto se tolera?
- Qdo se deve realmente retirar uma pessoa da vida da gente?
- E, sendo mãe, como saber quais pessoas devemos evitar para nossas crianças?
Fica pior ainda qdo essa pessoa é alguém que deveria ser importante pra nós. Um pai, uma mãe, um amigo, o namorado... No meu caso, são duas pessoas bem próximas. Já esgotei várias vezes a cota de paciência e as pessoas sequer têm consciência do mal que fazem. Agem como se a culpa fosse minha e eu fico tentando consertar as coisas e carregar o mundo nas costas. E acabo realmente me sentindo culpada, como se eu, por ser a parte mais consciente, tivesse a obrigação de arrumar um jeito de conviver com eles.
Mas eles fazem tão mal pra mim... Pessoas que estão por perto apenas por conveniência social... pq não é possível que exista qq sentimento nessa relação. Não fazem nada de bom por mim. Não escutam, não dividem experiências, não apoiam, não encorajam, não auxiliam de forma nenhuma, só me diminuem. Como eu disse, apenas conveniência social... Pq a sociedade diz que essas pessoas tem que conviver e estar próximas, ainda que não tenham absolutamente nada em comum.
Eu jamais agiria assim com alguém que eu amo. Eu procuro sempre apoiar, encorajar, escutar e aceitar mesmo quando não consigo entender o que a pessoa tá fazendo.
Como viver com toda essa hipocrisia?
Nos sites que eu vi, ficavam dizendo que a gente devia ter paciência, que deve mostrar o seu ponto de vista sem perder a calma e blábláblá, mas, sinceramente, pra fazer isso tem que ter sangue de barata. Não posso simplesmente ser legal com alguém que se acha no direito de sair pisoteando nos outros.
Lógico que não existe solução mágica, mas só ficar engolindo, engolindo não dá, né?
Eu gostaria que houvesse uma maneira de conviver, mas tô achando quase impossível pq as tentativas vêm apenas do meu lado. E um relacionamento pressupõe a interação de duas ou mais pessoas. Cada um tem que fazer sua parte.
É, acho que nesse caso não tem como conviver...
E vc? Como lida com pessoas dificeis? Compartilhe suas dicas com a gente.
Beijinhos,
Paula


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Adoramos saber o que você pensa! Compartilha com a gente!