quarta-feira, setembro 28, 2011

Livre-se do peso do perfeccionismo



Outro dia falei aqui da Christine Kane. A mana assinou pra recebermos os textos dela e tenho lido e achado ótimos, como aquele da procrastinação.
Hoje chegou um texto sobre o Perfeccionismo, e me chamou a atenção pq tem tudo a  ver com o meu momento atual. Pedi pra mana traduzir pra nós, e meus comentários estão em rosa no meio do texto.

Guia do Perfeccionista em Recuperação para a Produtividade e o Sucesso

por Christine Kane

woman doing yoga
O perfeccionismo é uma coisa brutal.

Conheci vários empreendedores, artistas, pessoas que vão mudar o mundo, que ficavam presos na inação porque tinham que fazer tudo "perfeito". Se vc é uma dessas pessoas, então vc conhece a verdade infeliz: Se vc fica esperando ser perfeito, nunca faz nada.

É um ciclo vicioso e dolorido, que quase sempre leva à depressão, à doença e àquele sentimento ruim de que vc não está vivendo a vida que deveria viver.

O que vc vai aprender hj é q a recuperação é possível! Na verdade, quase todas as pessoas bem sucedidas q eu conheço cultivam uma filosofia q as move: ação imperfeita. Algumas dizem q isso é a chave de seu sucesso. Chamo essas pessoas de "Imperfeccionistas".

O que é um Imperfeccionista?

  • Um imperfeccionista sabe que fazer alguma coisa é melhor do que esperar pra fazer de maneira perfeita. 
  • Um imperfeccionista sabe que ser perfeccionista é apenas uma desculpa para NÃO agir.
  • Um imperfeccionista se parabeniza por todos seus pequenos passos
  • Uma imperfeccionista compra-se um presente quando ela atinge um objetivo ou cumpre uma meta - ainda que não tenha sido da maneira perfeita que o ego dela queria. 
  • Uma imperfeccionista sabe que conseguir fazer alguma coisa que a assustava ou apavorava é o prêmio. Não os parabéns alheios ou alguma publicidade. 

Talvez vc tenha que se tornar uma imperfeccionista se...

  • Vc fica dizendo a si mesma q vc "precisa de mais informação" antes de tentar alguma coisa. 
  • Vc tem um caso de "eu era" ("eu era tão boa nisso", "eu era tão magra", "eu escrevi num diário todos os dias"...) Aqui, eu começo a me encaixar.
  • Seu mantra para o mundo é "Estou sobrecarregada! Tenho mto que fazer! É tão difícil ser eu!" Sim, sim, sim. Isso sou eu nos últimos tempos. Mas acho que tenho mta coisa mesmo... 
  • Vc liga pra seus amigos e colegas para que eles simpatizem com seu sofrimento, para que eles vajam como é difícil vc atingir seus objetivos e sonhos. Eles concordam quase sempre, dizendo q vc é mto especial e talentosa e q isso deve mesmo ser mto difícil de lidar. 
  • Vc passa mais de uma hora diária no Facebook, vendo televisão, ou fazendo outras coisas do tipo, em vez de estar fazendo o que deveria estar fazendo (como academia, por exemplo). Olha eu aqui de novo...
  • No final de cada ano, vc olha pra trás e pensa porque não conseguiu cumprir aquelas metas de início de ano (de novo!). Sim!
  • Vc está esperando que seu POTENCIAL se concretize pra começar a agir. É, acho que sim...

Porque ser Imperfeccionista atrai sucesso e felicidade

Ser Imperfeccionista é uma Intenção. 

Quando vc se torna uma Imperfeccionista, vc finalmente reconhece a voz de seu ego por aquilo q ela realmente é: seu Expert em Prevenir Sucesso Pessoal

Quando vc se torna Imperfeccionista, vc percebe quantas pessoas estão estagnadas por causa de seus egos, seus próprios Experts em Prevenir Sucesso. 

Quando vc se torna imperfeccionista, vc pára de se comparar, pára de medir as coisas. Aí vc pode criar no momento, sem ter nota ou padrão. Ironicamente, isso permite tanta liberdade e alegria q vc provavelmente vai fazer um trabalho mto melhor (ou, ao menos, vai aproveitar mais o momento!) 

Quando vc se torna imperfeccionista, vc coloca a atenção na atividade ou objetivo em si mesmos. Vc não fica obcecada com qual será o resultado (Paradoxalmente, isso leva a maiores chances de grandeza e de um resultado feliz!)  

Quando vc se torna imperfeccionista, vc faz as coisas, mesmo q imperfeitamente. Aí vc aprende q pode errar e tentar de novo, e consertar as coisas. Esse processo faz de vc alguém imbatível

Quando vc se torna imperfeccionista, vc finalmente entende que não existem erros. Apenas julgamentos. 

Tornar-se uma imperfeccionista não significa que vc não vai se tornar uma mestre naquilo que faz - isso apenas não é o objetivo inicial. Mas eu queria tanto ser um mestre... hehehe Brincadeira.


Como tornar-se um Imperfeccionista

1 - Escolha imperfeitamente algo q vc vive dizendo que precisa fazer e quer fazer. 

2 - Se vc ler o item um e pensar "Não tenho como escolher, minha lista é enorme!", não prossiga enquanto não puder escolher UM objetivo. 

3 - Arrume um despertador e coloque-o pra despertar em 55 minutos. Adorei essa ideia!

4 - Dedique esses 55 minutos a fazer essa tarefa. Se não tem a ver com o computador, saia imediatamente de perto dele. 

5 - Repita o item 4 amanhã, se não terminou o objetivo/tarefa.

6 - Repita o item 4 todos os dias, até ter terminado. (Radical, né? Mas acho que deve funcionar.)

7 - Celebre o item com um chocolate (sem açúcar!), flores, uma massagem, uma manicure... Adoro recompensas! Isso realmente funciona comigo.

8 - Volte ao número um e comece tudo de novo.


Uma lista imperfeita de coisas que vc pode fazer imperfeitamente 

  • Escrever imperfeitamente
  • Meditar imperfeitamente
  • Namorar imperfeitamente
  • Ter um blog imperfeito
  • Férias imperfeitas
  • Festas em casa imperfeitas
  • Scrapbooking imperfeito
  • Ginástica imperfeita
  • Afirmações imperfeitas
Acrescente seus próprios itens a essa lista. Descubra uma maneira de se permitir experimentar essas coisas sem se auto julgar. E ouça essa imperfeccionista em recuperação quando ela diz que o sucesso é garantido quando vc começa a viver por esses princípios!


Esse texto se aplica mto pra mim. Acho que a gente atrai pra perto pessoas parecidas com a gente. Acabei projetando nos outros a mania de perfeição que adquiri nos últimos tempos.
E que eu andava fazendo tudo de maneira desleixada. E acho que tem uma grande diferença entre fazer de forma imperfeita, mas fazer o melhor possível e fazer de qualquer jeito. Provavelmente vai dar errado e vc vai ter que fazer de novo.
Eu acabei desenvolvendo essa mania de perfeição pq tinha que parar de errar. Mas TENHO que parar com isso.
Quem sabe esses passos podem dar certo.


Mas essa semana eu tenho uma prioridade especial pro meu tempo livre. Meu curso online está na reta final e eu tenho duas semanas até a prova e um monte de matérias atrasada. Espero conseguir ver tudo antes da prova...


E vc? Tb tem mania de perfeição? O que faz pra melhorar?

Beijinhos, 

Paula
Comentários
3 Comentários

3 comentários :

  1. adorei este post imperfeito :)
    somos todas imperfeitas xD
    Brigada pelo apoio meninas**

    ResponderExcluir
  2. Imperfeitamente perfeitas! rsrsrsrs
    Beijos da Taís, tb adorei o post, mana!

    ResponderExcluir

Adoramos saber o que você pensa! Compartilha com a gente!