quarta-feira, setembro 14, 2011

O segredo da felicidade é a maldade?




Se vc tem uma quedinha pela seção de auto-ajuda da livraria - vamos admitir: nós todas já demos uma passadinha ali e espiamos os livros - então vc provavelmente já abriu um desses livros sobre "como ser feliz". A maioria traz os mesmos conselhos: faça exercícios físicos, seja mais legal com seus pais, tenha um bichinho de estimação. Mas o que a maioria desses livros não diz é pra vc abraçar seu lado negro. Essa é a novidade trazida pelo novo livro de Valerie Frankel, ainda sem tradução para o português, "It's Hard Not to Hate You" (Difícil não te odiar, em tradução literal). Nesse livro de memórias, ela diz que o segredo de uma vida em equilíbrio é abraçar sua "gêmea-má" (qual de nós duas é a gêmea má, mana? rsrsrs).

Seguem umas perguntas que a revista Allure fez à Autora:

Porque expressar raiva ou ciúmes faria alguém mais feliz? "Muitas mulheres sentem-se culpadas se não estão felizes o tempo inteiro, e isso é exaustivo. A única maneira de ser realmente centrada é experimentar o que vc está sentido no momento".

Porque vc acha que as mulheres reprimem os sentimentos negativos? "É um treinamento que recebemos desde crianças, devemos ser boas garotas: educadas, doces, gentis, que perdoam. Os homens não têm medo de fazer inimigos, eles têm prazer na competição. Mas todo mundo já conheceu alguém que sacaneou, atrapalhou ou prejudicou nossas vidas, então acho que é bom e normal ficar p da vida".

Você é mais feliz agora? "Sim, mas também mais triste. Se vc se permite sentir emoções negativas, vc abre a porta para todo tipo de emoção dramática. Coisas ruins acontecem e no passado talvez eu tenha dado risada delas, mas hj em dia eu me permito sentir raiva e tristeza. É uma maneira melhor de se viver - não tenho medo das minhas emoções porque sei que elas passam".

Vc se propôs a dizer tudo o que realmente estava sentindo durante um ano. Como as pessoas reagiram? "Quando escrevi sobre ter ciúmes de amigas, elas adoraram, fui muito popular porque então elas podiam fofocar, é uma coisa natural. Mas o gatinho que fazia sanduíches na Starbucks não deve ter gostado quando falei mal dele porque ele errou meu sanduíche".

E vcs, o que acham? 

Eu concordo em parte. Acho que a gente tem que assumir que tem um lado negro, tem que aceitar que sentimentos negativos são naturais, mas acho que excesso de sinceridade é um pecado muitas vzs, a gente só acaba magoando as pessoas (aprendi isso a duras penas). Não acho que a gente deva falar tudo que sente e pensa, quem sabe só num diário de papel, trancado a 7 chaves! rsrsrs

Mas aceitar-se, aceitar os próprios sentimentos, isso com certeza deve trazer mais felicidade.

Beijos da Taís.
Comentários
1 Comentários

Um comentário :

  1. Taís, estou torcendo para você e a Paula participarem do Desafio de Natal.
    Coloquei um formulário lá no blog para as participantes preencherem. Amanhã é o último dia para as inscrições, ok?

    Beijinhos!!

    Ah, eu acho que não dá pra falar tudo o que vem na cabeça não. Que todos nós não somos 100% santos não somos, mas não dá pra ferir os outros, né?! Tem coisas que só mudam pra pior quando colocamos nosso ponto de vista... Minha opinião... rs ;)

    ResponderExcluir

Adoramos saber o que você pensa! Compartilha com a gente!