terça-feira, setembro 27, 2011

Para atingir seus objetivos é importante ser honesto

Escolhi esse texto pra compartilhar com vcs aqui, por causa do q falei ontem, sobre parar de me autosabotar. Espero q gostem!
Beijos da Taís.

Ao tomarmos o caminho em direção aos nossos sonhos, algumas vezes deixamos que desculpas ilusórias nos impeçam de tomar passos corajosos. Outras vezes, apenas falhamos em levar a sério nossos pequenos passos... e outras vezes, acabamos percebendo que não estamos dando nenhum passo, mesmo que a gente pensasse estar caminhando.

Fazendo essas coisas, prejudicamos nosso progresso e permitimos que pequenas auto sabotagens aconteçam e façam enorme efeito em nossas vidas.

O perigo é, não só perdermos o momento e a vontade - mas, pior, pensarmos que falhamos por nunca termos dado tudo que podíamos dar de nós para conseguir nossos objetivos.

Ter clareza nos mostra de uma maneira poderosa quando estamos atrapalhando nosso próprio caminho e quando não estamos utilizando todo nosso potencial, mas será que estamos abertos a ter clareza, e por quanto tempo estaremos assim, agindo dentro da clareza, antes de voltarmos para a escuridão?

Anos atrás, eu estava sentado na minha cafeteria preferida, tomando meu café e tive uma epifania: percebi que tinha um hábito de mentir pra mim mesmo. Não achei que eu fosse mentiroso, mas era mentiroso pra mim mesmo.

Mentia pra mim mesmo que eu estava fazendo tudo que estava ao meu alcance pra tornar minha vida o que eu sempre sonhei, mas eu não estava. Eu começava a agir e então me auto sabotava me questionando o tempo todo. Não estava dando 100% de mim, não estava 100% comprometido em melhorar minha própria vida. Talvez no começo estivesse, mas depois eu apenas tentava e não mantinha minhas decisões, e ficava muito indeciso e confuso.

É como estar numa corrida, começar com toda sua velocidade e depois diminuir significativamente por todo um quilômetro - e então começar a correr feito louco quando vc percebe que ficou mto para trás.

Qual a solução?

Pratique uma auto honestidade radical e mantenha registros de vc mesmo.

Meu principal motivo pra escrever esse texto agora é q o assunto se tornou meu maior desafio. Me dei conta que faz umas semanas já q eu voltei pra escuridão e não ando fazendo mto por mim mesmo. É apenas essa coisa de ficar se questionando o tempo inteiro, o q afeta minhas ações.

Dúvidas e medos não são sempre pensamentos inofensivos, eles podem sabotar nosso potencial para o sucesso. Às vezes a auto sabotagem é tão pequena q a gente nem vê. Fica mais difícil de ver a sabotagem qdo estamos agindo e tendo progressos.

É fácil ver apenas os passos positivos rumo ao progresso e ignorar as pequenas auto sabotagens, fingir que elas não têm nenhum efeito concreto. Mas elas têm efeito - como no exemplo acima, de ficar para trás na corrida.

Como saber se vc está dando tudo de si pra conseguir seus sonhos e objetivos?

Seja super honesto com vc mesmo e use essas 6 ferramentas:

(1) Med­i­te – Med­i­ta­ção permite q a mente se aquiete. Abre espaço pra que vc se conecte com seu espírito, e alinha corpo e mente. Depois de algum tempo praticando meditação, percebemos que ela traz momentos de clareza, mesmo q não seja durante a prática. Esses momentos nos mostram a nossa verdade, nossos padrões de comportamento q nos prejudicam, nossos hábitos e outras percepções mais profundas. Anote as idéias que vierem à sua mente nesses momentos, não as perca! 

(2) Escreva - Escreva seus progressos, seus sucessos e os momentos em q vc não deu tdo de si. Seja honesto, seja grato a si mesmo, mas tb veja onde pode melhorar. 

(3) Tenha um diário – Podemos aprender mto sobre nós mesmos através de um diário. Não só devemos escrever, como devemos ler de tempos em tempos. Com os pensamentos no papel fica mais fácil de ser objetivo sobre eles. Não é fácil ouvir a voz subconsciente, mas ter um diário ajuda mto nisso.

(4) Tenha prazos – Fica mais fácil de ter controle e de perceber os progressos e sucessos se vc tiver prazos para certos objetivos.

(5) Organize-se – Quando damos pequenos passos em direção aos nossos sonhos, em geral é pq temos pouco tempo e queremos maximizar esse tempo. É mto fácil deixar de lado 30 minutos de ginástica ou 1 hora escrevendo sua monografia pra ficar falando no telefone ou jogando no computador. O problema acontece qdo passam 6 meses e vc não se exercitou nenhum dia, não escreveu nenhuma página. Ter horários para suas atividades ajuda vc a ser mais organizado e a atingir seus objetivos mais facilmente.

(6) Tenha um parceiro – Tive um mestre anos atrás q me disse pra ter um encontro semanal com uma lâmpada e falar para a lâmpada tdo q tinha conseguido naquela semana, e o q não tinha conseguido. Não dê desculpas à lâmpada, apenas narre os fatos. Se vc tiver um amigo q sirva de lâmpada, ótimo! Se não tiver, a lâmpada vai servir, serviu pra mim.

Às vzs pequenos passos, pequenas melhoras, e ir caminhando mais devagar pode nos fazer sentir muito frustrados. Fica pior se um ano passar e vc não tiver nada pra mostrar no final. Então uma maneira de garantir q vc terá sucesso é ter hábito diários, semanais, mensais, q vc pode medir e verificar depois de um tempo. Esses hábitos vão mostrar quais foram suas atitudes durante a jornada.

Tenha momentos a sós consigo mesmo para verificar como andam seus progressos e celebrá-los. Auto-gratidão gera otimismo e aumenta sua vontade de melhorar. 

Como anda sua jornada em direção a seus objetivos, metas e sonhos? Vc sente que está numa boa velocidade? Tem coisas já no lugar certo q mostram q vc está no caminho certo?

E para uma dose séria de auto-honestidade radical, vc sabe se tem alguma coisa q está te prendendo e impedindo q vc vá adiante?

Usando as ferramentas acima, eu caí na real recentemente, e fiquei surpreso de ver que 2 pensamentos estavam me atrapalhando. Eles são mto idiotas, mas, ao mesmo tempo, mto poderosos. Eu permiti q um fracasso passado virasse lenha na fogueira da autosabotagem, mesmo tendo tido mais sucessos do q fracassos na minha vida. Também permiti q uma velha e nada verdadeira idéia me prevenisse de ir adiante: "Sou tímido e por isso não sei fazer um bom networking". Eu sei q isso não é verdade totalmente, mas esse pensamento me impediu de me relacionar direito com as pessoas. Me dá uma certa vergonha falar sobre isso, mas quis escrever pra q vc perceba q acontece com todo mundo e em geral são pensamentos idiotas e até muito bobos q nos previnem de ir adiante.

Limpe o caminho para seus sonhos e eu vou fazer o mesmo. Se em vez de corrermos, caminharmos, não vamos saber qual a sensação de correr.

Adaptado daqui.
Comentários
3 Comentários

3 comentários :

  1. Amei!!
    Muito verdadeiro.
    Tá na hora de correr, Marjorie!!
    Beijos Taís!

    ResponderExcluir
  2. Este post ajuda e muito :)
    brigada!

    PS: obrigada pelo apoio no meu blog *

    ResponderExcluir
  3. Oi !
    Verdade querida, o meu marido tem razão as roupas dizem mais que a balança, porém é tão bom ver a balança abaixando.rsrsrrs
    Biejos

    ResponderExcluir

Adoramos saber o que você pensa! Compartilha com a gente!