sexta-feira, dezembro 09, 2011

Montagem (ou remontagem) do guarda-roupa



Uma amiga me indicou um blog com uma proposta curiosa: as meninas querem ficar um ano inteiro sem comprar roupas, nem sapatos, nem acessórios. Acho mto válida a proposta delas e eu, como pessoa que quer economizar, fiquei pensando no assunto.

A primeira coisa que me veio à mente foi que eu jamais conseguiria. Mas, pensando melhor, vi que talvez eu não conseguisse com as roupas que eu tenho hj no armário. Sim, pq minhas roupas eram compradas usando o mesmo método que eu tinha pra tudo na vida: nenhum. O resultado disso é um armário com roupas de vários estilos, que eu uso totalmente misturadas em todos os momentos da vida. Isso quer dizer que a mesmíssima roupa que eu uso pra trabalhar pode e será usada num barzinho, cinema ou jantar. Sem critério nenhum. E parece que a gente tá sempre sem roupa.


Pra resolver essa questão, parar de comprar roupas e ainda melhorar minha auto estima (objetivo da 2ª fase), eu me inspirei nesse blog pra renovar o meu guarda-roupa (item 44 da minha lista de 101 coisas) utilizando algumas regrinhas que vão ajudar a diminuir o prejuízo na minha dieta financeira (outro objetivo da 2ª fase).

1º Passo: Listar o que vc tem no armário e que pode ser aproveitado.
Jogue fora peças desbotadinhas, mas que vc adora, ou com defeitos que não podem ser consertados, mas que vc usava mesmo assim (juro que eu tenho uma blusinha um pouco descosturadinha na lateral, mas que eu ainda usava).
Passe adiante peças que estão em bom estado, mas entulhando o seu armário há um bom tempo. Tipo, vc sabe que não vai mais usar, mas ainda assim continua guardando. Desapegue, menina.
Liste o que sobrar pra vc ter uma ideia real do que ainda tem no armário e leve a lista para as compras pra ver que combinações vc pode fazer com aquilo que vai comprar.

2º Passo: Planejamento antes de comprar.
Veja o que restou no seu armário e descubra o que ainda falta pra vc completá-lo. Pra facilitar, eu vou dividir as minhas roupas em três categorias:
- Roupas de trabalho
- Roupas de sair (barzinhos, jantares, cinema, balada)
- Roupas para o dia-a-dia
Dentro da categoria, escolha as peças que vc precisa comprar e a quantidade e vá às compras.

3º Passo: Só compre aquilo que realmente ficar bem em vc.
Eu faço mto isso: a roupa não ficou bem do jeito que eu queria, mas eu compro mesmo assim. Resultado: ela fica de castigo no armário, pq, embora seja boa ou bonita, não me sinto bem nela. É quase uma compra por impulso.
Esse tipo de atitude é o que me deixa com o armário cheio de roupas que hj considero feias.
Agora, não vou comprar nada que não me cair perfeitamente. Não importa qto tempo eu gaste nas compras...

Depois disso, vamos às categorias:
Acho que o meu maior problema está nas roupas de trabalho, então vou começar por aqui.

ROUPAS DE TRABALHO:

Meu trabalho não tem grandes exigências, pois, como vcs sabem, sou dona da minha própria lojinha. Mas, mesmo assim, acho que se vestir adequadamente ajuda mto. Inclusive na nossa auto-estima. E, desde que eu abri a lojinha, há uns três anos, tenho relaxado mto nisso.

Pesquisei na internet e descobri algumas dicas bem legais.
Vc pode variar bastante no ambiente de trabalho. Por mais formal que ele seja, dá pra investir em cores, por exemplo. É sim! Preto, branco, marrom, azul escuro, vinho, bege, verde, cinza, são cores que podem ser usadas tranquilamente, e até mesmo combinandas com cores mais claras ou estampas, criando um look adequado, mas nada monótono.

Sem falar que vc pode optar por calças, saias ou vestidos, desde que não sejam justos.
As calças podem ser de cintura média ou alta (jamais mostrando a barriguinha). As saias idem, e com o comprimento acima do joelho. O que não significa saia lápis. Pode ser qualquer outra modelagem, desde que seja soltinha, confortável e num comprimento discreto. Pra ambientes mais formais, saias longas tb não são legais. Já os vestidos tb não precisam ser tubinhos, apenas devem ter o mesmo comprimento da saia e não serem justos ou decotados.

Um guarda-roupa bem básico precisa ter:
- 2 calças sociais ( 1 preta e outra de tom neutro)
- 1 saia na altura do joelho de cor neutra (se vc tiver uma só, é legal que seja saia lápis)
- 1 terninho preto
- 1 blazer gelo ou bege
- 1 camisa branca
- 1 sapato fechado preto
- 1 sapatilha de cor neutra
- 1 bolsa estruturada preta (azul marinho tb tá bem na moda e é neutro, castanho tb é uma boa pedida, mas preto combina com tudo mesmo)

Sapatos:
Devem ser fechados e de salto médio. Salto alto é sexy demais e salto baixo é informal. Se vc caminha mto pra chegar ao trabalho, vá com outro sapato e leve o seu salto na bolsa.
Sem abrir mão do conforto. Uma dica bem legal que eu achei é comprar sapatos no fim do dia, qdo vc já está menos tolerante, pq está mais cansada e os pés tendem a estar mais inchados.
Se o calor estiver mto grande mesmo, como hj, vale um sapato mais aberto como um peep toe ou sandálias abotinadas com tiras grossas. Nada de sandalinhas dessas rasteiras q mostram todo pé.
Alíás, outra dica legal é não gastar mto dinheiro em sapatos que não são usados com meias, pq esses calçados tendem a se desgastar com mais facilidade e a ficarem desatualizados mais rápido.

Revendo todas essas dicas, resolvi que me faltam:
- calças sociais
- bolsa estruturada cor neutra
- sapatos de salto médio: comprarei peep toes e sandálias abotinadas de tiras grossas (pq o calor tá medonho)
- blazer preto e um bege ou gelo
- saias com comprimento no joelho
- blusinhas soltinhas e adequadas

Isso é o que eu sei de cabeça que tá faltando, mas ainda vou arrumar o meu armário e ver o que encontro lá.

Pra quem quiser uma dica de loja com roupas lindas pro trabalho, eu indico a Rabusch. Eles tem uma coleção chamada Work Style que é maravilhosa. As peças que vão ficar no meu guarda-roupa de trabalho são umas que eu comprei lá no início do ano. ADORO!!!! Só tem em Porto Alegre e região metropolitana, mas vc pode comprar alguma coisa por email. Essa dica não é patrocinada, viu? É minha mesmo, eu adoro o blog da loja.

E vc? Tá satisfeita com suas roupas? Como se veste pra trabalhar?

Beijinhos,
Paula
Comentários
3 Comentários

3 comentários :

  1. Também tens este blogue: www.busywomanstripycat.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gurias! Ha alguns anos li uma matéria num site sobre perguntas q devemos fazer na hora das compras. É muito bacana, mas na verdade eu nunca as usei. Faço o mesmo q tu, não tenho critérios. Mas teu post me inspirou. Vou imprimir as tais perguntas e seguir tuas dicas. Obrigada!
    ah! Segue o link com as tais perguntas:
    http://www.oficinadeestilo.com.br/blog/2009/10/28/perguntas-pra-se-fazer-antes-de-comprar/
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá, meninas! Obrigada pelas dicas, adoramos!
    Beijinhos,
    Paula & Taís.

    ResponderExcluir

Adoramos saber o que você pensa! Compartilha com a gente!