segunda-feira, dezembro 26, 2011

Vivendo as opiniões dos outros



Em quase todo livro de auto ajuda q eu já li há um capítulo especial pra esse assunto: não dê ouvidos às opiniões dos outros, faça as coisas por si mesmo, esqueça as críticas. O problema é q muitas vezes internalizamos tanto algumas opiniões alheias, q elas se tornam nossa própria opinião, uma voz interna horrível, q só nos critica e nos coloca pra baixo. Tenho certeza de q muitas de vcs q nos leem vão saber do q eu tô falando.

Às vzs eu penso q sou sensível demais pra esse mundo. As coisas me magoam mto, mesmo as imaginárias. Quem olha de fora pensa q eu sou forte, guerreira, e por dentro sou uma manteiga derretida q sonha q o namorado trai e acorda chorando, e depois não consegue comer. Como se o sonho fosse real.

Eu e a mana crescemos ouvindo coisas ruins dos nossos pais. Nunca éramos boas o bastante. Não vou dizer q nossa infância foi absolutamente terrível, mas essas coisas que constantemente ouvíamos (e às vzs ainda ouvimos) de papai e mamãe deixaram uma cicatriz funda na gente. Que dói de vez em qdo. Que faz a gente duvidar das coisas boas q nos acontecem. Pq a gente acha q não merece coisas boas, de tanto q a gente ouviu isso.

Mesmo fazendo terapia (eu e a mana já fizemos, mais de uma vez), às vzs pra mim tdo isso volta como uma pedra rolando montanha abaixo e destruindo tdo q tem pela frente. Por mais q eu ouça elogios dos amigos e do namorado, por mais q ele diga q me ama, por mais q a mana diga q me ama, tem vzs q eu acho q estou sozinha, tristemente e completamente sozinha no mundo, q ninguém me ama de verdade pq eu não mereço ser amada.

Não gosto de ser dramática. Mas às vzs é exatamente assim q me sinto. Tem vzs q penso q nem a terapia adianta. É uma coisa diária. Vc tem q repetir pra vc mesma q vc merece sim as coisas boas, q vc não está sozinha, e, mais do q tdo: q vc faz por merecer. Eu sei q eu faço por merecer. Eu e a mana. Nós decidimos mudar, nós estamos indo atrás das coisas q queremos. Às vzs o mundo lá fora parece pesado demais, mas somos nós mesmos q colocamos todo esse peso nas costas. E não precisamos disso.

Espero q meu namorado saiba q esse tipo de sonho não é pq não confio nele, mas sim pq tenho medo de perdê-lo. Q ele é mto importante pra mim e q eu sei q sem ele eu não teria superado a minha depressão. Não sei se eu estaria aqui. Agora qdo as coisas estão dando certo ainda tenho mtos momentos de tristeza, de pessimismo. De ficar me colocando pra baixo. A mana tb tem uns momentos assim, a gente conversa mto. Sempre tentamos colocar a outra pra cima.

Eu sei q esse tipo de sensação é normal, eu só quero q não seja tão avassalador, q não me faça tanto mal. Uma das minhas metas pra 2012 é me libertar dessas opiniões dos outros q eu internalizei. Aceitar q pros nossos pais eu e a mana nunca seremos boas o bastante. Deixar o passado pra trás. Ter certeza de q eu mereço as coisas boas q acontecem na minha vida pq me esforço pra isso e pq sou uma pessoa boa.

Fica aqui um desabafo nesse ano q tá acabando e q foi mto bom, mesmo assim, mesmo com momentos de dúvida e tristeza. Sei q 2012 vai ser um ano mto melhor e especial.

Beijos da Taís.
Comentários
6 Comentários

6 comentários :

  1. Reflexões de Natal, né, mana? Inevitáveis...
    Eu tb me peguei pensando nisso tudo ontem.
    Eu vi um filme ontem: Plano B com a Jenifer Lopez. Pode parecer um filme bobo, mas fez mto sentido pra mim. Recomendo.
    Me vi mto na personagem do filme. Eu tb conheci um cara mto legal qdo tava grávida, lembra? Mas era vida real, então, qdo eu contei pra ele que tava grávida, ele disse que ia me ligar depois que o bebê nascesse. E ele ligou mesmo. Mas eu não atendi. Perdi. :)
    Me vi nela tb qdo ela mandou o cara embora por medo que desse errado. Afasta as pessoas pra afastar o medo da decepção. Aprender a confiar, se permitir ser amada! Pq tem gente que merece nosso amor e confiança.
    Estamos juntas nesse aprendizado, mana. Tivemos a sorte de encontrar dois homens maravilhosos pra nos ensinar. Homens de qualidade. E isso é tão raro de achar hj em dia.
    Agora, é só curtir o amor e a felicidade. E deixar os fantasmas pra trás.
    A gente já tem boa parte da felicidade que queria pq a gente realmente merece.
    Te amo, mana!!!!
    Feliz Natal!
    Beijinhos,
    Paula

    ResponderExcluir
  2. identifiquei-me muito com o vosso texto... Adorei!

    ResponderExcluir
  3. Sabes uma coisa? Tu mereces ser amada. E até te digo mais: quando toda a gente parece virar-te as costas, não permitas que UMA e apenas UMA pessoa te faça isso: TU MESMA. O amor começa dentro de nós. Ama-te, mulher! És linda, és capaz, tens potencial e mereces tudo de bom! É bom que reconheças que essas "fitas" continuam a rodar na tua cabeça. Mas que isso não seja algo para temer, mas sim para enfrentar. Sabes que os teus pais te disseram isso, não é? Agora, diz-me tu: eles disseram a verdade? Não, pois não? Então é aquilo que achas de ti própria que vale sobre tudo o resto!
    Eu também sofro desse mal, não há dia em que não pense se sou merecedora do que me acontece de bom na vida, mas depois penso melhor e concluo que enquanto penso nestas coisas negativas, estou cega para o que realmente bom tenho: a minha família, os meus filhos, o meu companheiro, os meus amigos! E eu. Eu, Ana. Eu também sou algo de bom que tenho.

    ResponderExcluir
  4. oi flor.. que 2012 seja repleto de conquistas, hiper iluminado que seja muito melhor que 2011 ok bjnho bem no fundo do coração.

    ResponderExcluir
  5. boas festas para as duas! tenho certeza que em 2012 vêm muito mais mudanças por aí!

    ResponderExcluir
  6. Ontem encontrei o blog de vocês (3 anos depois) e resolvi ler desde o início. Estou impressionada como eu sou a junção de vocês duas, com algumas diferenças, mas muita coisa parecida. Sou igual a Taís com esses sonhos malucos, mas que no fundo são pura insegurança. E bem parecida com a Paula: tenho um medo de dirigir absurdo, mas sei que é pura falta de treino (e de coragem, já que tenho carteira há 6 anos). Realmente, o blog de vocês ajuda muito quem quer mudar e melhorar de vida. Estou nessa! Entrei na de vocês! Sucesso sempre!

    ResponderExcluir

Adoramos saber o que você pensa! Compartilha com a gente!