sábado, fevereiro 23, 2013

A regra insana que vai mudar sua vida!



Aulinha 8 do cursinho sobre orçamento!



Nós vamos arregaçar as mangas e começar a trabalhar hoje.

Já disseram que a definição de insanidade é fazer a mesma coisa de novo e de novo e ficar esperando resultados diferentes. Isso é um conselho sólido q eu dou no meu livro, e vamos ficar pensando nisso agora q vamos debater a última regra sobre orçamento.

Quando minha esposa e eu casamos (já faz uns tantos anos), nós 2 trabalhávamos meio expediente na universidade que cursávamos em tempo integral. Trabalho a tempo parcial em um campus universitário não dá mto dinheiro. Eu não estava muito preocupado com as coisas, mas o fato de que nossas finanças eram apertadas, me inspiram para construir uma planilha para nos ajudasse a controlar nossos gastos. Eventualmente eu criei uma planilha também pra controlar nossa renda.

A renda foi onde os problemas começaram a surgir. Julie trabalhava umas 15-22 horas por semana, dependendo de exames e trabalhos de casa. Eu tentava trabalhar entre 18 e 24 horas, mas isso dependia de vários fatores, fora do meu controle. Nós estávamos vivendo com uma renda variável.

Como montar um orçamento quando você não sabe quanto vai ganhar no final do mês? Enquanto um monte de gurus financeiros sugerem que você priorize seus gastos e pague sempre os top primeiro, há uma melhor (inicialmente mais difícil, mais gratificante e, eventualmente, mais fácil) maneira.

Você vive da renda do mês passado.

Agora vou passar o resto do tempo tentando convencê-lo de que é uma boa idéia.

Tenha em mente, porém, que você ainda pode começar seu orçamento sem o salário do mês anterior economizado. 90% dos estreantes começam sem ter a Regra Quatro no lugar. Eu quero encorajá-lo a trabalhar para viver pela Regra Quatro tão rápido quanto você puder. É realmente muito bonito - como um churrasco em um dia quente de verão ...

Se você já leu as aulas anteriores por mais de cinco segundos você já viu esta regra. Você realmente deve parar de viver de salário em salário e começar a viver com a renda do mês passado.

Como nós, dois estudantes universitários conseguíamos? Eu vou admitir, foi fácil. Como nosso casamento tinha acontecido poucos meses antes, a gente tinha dinheiro na poupança, que ganhamos de parentes e amigos. Retirei o suficiente para chegar a março sem tocar nos contracheques de março. Isso é exatamente o que eu vou pedir para você fazer. Você precisa conseguir passar um mês sem usar salário daquele mês. Você pode precisar ser um pouco intenso para fazê-lo.

Lembre-se de Albert Einstein. Se você quer parar de viver sua vida de salário em salário, e desfrutar dos benefícios de muito mais flexibilidade em suas finanças, se você quiser ser capaz de fazer seu orçamento com facilidade e precisão, você vai ter que começar a fazer algo diferente.

Mais uma vez, o truque é ficar um mês inteiro sem tocar em seus contracheques.

Como você consegue ficar um mês sem tocar o contracheque daquele mês? Bem, isso só depende de você. Eu vou te dar algumas idéias para você começar. A chave é a intensidade. Para o curto prazo, praticamente tudo é possível. Lembre-se disso!

- Faça horas-extras, se puder.
- Consiga um emprego de meio período ou trabalhos freelancer.
- Inicie um pequeno negócio. Algumas pessoas riem quando eu compartilho esta idéia. Eu não acho engraçado. Eu tenho um primo que construiu um negócio de jardinagem em apenas um verão. Faz já alguns anos, ele praticamente não investe, e isso ainda lhe traz dinheiro todos os meses. Imagine quanto ele poderia estar ganhando se quisesse aumentar o negócio? Se você cortar 8 gramados em 8 fins de semana por 30 reais, você terá um stash (uma poupancinha) agradável. Não se esqueça que dá pra lavar carro, lavar janelas, passear com cães, etc
- Ter uma venda de garagem. É isso mesmo - se livrar do lixo que você não precisa. Venda tudo o que você esqueceu que tinha. As pessoas às vezes fazem o suficiente de sua venda de garagem para poupar algum dinheiro importante para o seu primeiro investimento.
- Negociar suas taxas de cartão de crédito para baixo. Ameaçar mudar para outros fornecedores de cartão. Isso pode diminuir substancialmente o seu pagamento mínimo - e esse dinheiro extra você guarda.
- Pedir um aumento.
- Cortar o seu entretenimento (continuo pensando a curto prazo aqui).
- Comprar usados ​​(refrigeradores, lavadoras, secadoras, carros, roupas, sapatos, etc)
- Congelar seus cartões de crédito em um recipiente muito, muito, muito grande de água. Se uma emergência aparece, onde é absolutamente necessário o cartão, pegue o recipiente e deixe derreter em temperatura ambiente. Com o tempo que vai demorar pra vc conseguir descongelar o cartão, vc vai acabar achando outra solução pra sua emergência (desde que não seja pedir dinheiro emprestado).
- EBay ou Mercado Livre. Como uma venda de garagem, mas com um público mais amplo. Se você não sabe como funciona o eBay, pergunte a alguém próximo a você. Algum de seus amigos provavelmente vai poder te ajudar.
- Use menos seu carro.
- Sacolinha do cachorro. Não coma fora - nada. Lembre-se, uma solução de curto prazo para a longa duração da recompensa. Sacrifício! (Você provavelmente vai emagrecer um pouco também - eu sei que eu tendo a engordar se ficar comendo fora muitas vezes).
- Venda suas férias. Sacrificar uns dias de férias pela sua paz de espírito. Muitos empregadores compram as férias dos funcionários.
- É o seu reembolso de imposto de renda chegando?
- Guarde todos os dinheiros que receber inesperadamente.
- Cortar sua conta de telefone. Considerar cortar o telefone até o básico do básico. Você tem um celular, onde você pode achar um contrato mais barato? Lembre-se, é uma solução de curto prazo para uma paz duradoura.
- Vender seu carro. Talvez, você tenha um carro que é muito caro, considerando sua renda atual. Venda!
- Não comprar água engarrafada. Sério.
- Não vá ao shopping. Sério.
- Cancelar tv a cabo, satélite, etc Sério.

Pode levar vários meses para chegar ao ponto onde você pode viver um mês inteiro sem tocar no salário daquele mês. Eu tenho trabalhado com algumas pessoas que estavam tão mal financeiramente que demoraram quatorze meses pra conseguir. Em geral, eles são exceções (tanto em dedicação e circunstância) à regra.

Além disso, lembre-se mais uma vez que você ainda pode fazer seu orçamento sem ter um mês de salário salvo. Eu só espero que você esteja trabalhando pra conseguir isso.

As vantagens de viver um mês com o salário do mês anterior são muito mais abrangentes do que simplesmente eliminar o problema de renda variável do orçamento. Quando você não está vivendo no limite, você está menos estressado, mais saudável, dorme melhor, toma decisões financeiras mais sábias, e desfruta de um melhor relacionamento com seu cônjuge. A vida é melhor. Você já precisa ficar se preocupando se vai conseguir pagar esta ou aquela conta esse mês, poupando horas de estresse! Mantenha esses benefícios em mente enquanto você está sem tv a cabo, fazendo sua marmitinha pra comer no trabalho e jogando tdo e qq dinheiro extra na sua poupancinha!

Tome um momento para escrever o que você vai fazer a partir de agora para sair da rotina de salário em salário para ser capaz de viver com a renda do mês passado. Planeje coisas loucas se você precisar.

A Regra Quatro é um ponto importante, e absolutamente vital se você quer ter um orçamento fácil e intuitivo.

Tema de casa:
  -Anote três coisas que você pode fazer nas próximas 24 horas para começar a construir a sua poupancinha;
  -Anote mais duas coisas que você pode fazer dentro dos próximos 30 dias para começar a construir essa poupança do salário do mês passado.

E aí? Como tá sendo o curso de orçamento? Tá anotando as despesas? Conseguiu quitar dívidas? Conta pra nós!

Beijos da Taís.

Comentários
1 Comentários

Um comentário :

  1. Amei!! Vou anotar e tentar praticar! *-*
    Preciso fazer isso tudo.
    Beijos, Aline
    http://24diasdeprimavera.wordpress.com

    ResponderExcluir

Adoramos saber o que você pensa! Compartilha com a gente!