sexta-feira, maio 20, 2011

Como lidar com pessoas negativas?



Esse texto eu e a mana adaptamos daqui. Achamos que é muito útil considerando que nós mesmas já tivemos nossos momentos super negativos.

"As pessoas mais difíceis de amar são aquelas que mais precisam de amor". - Guerreiro da Paz

Como lidar com pessoas negativas? Estar ao lado de uma pessoa negativa costuma me deixar mal. Parece que a urucubaca gruda na gente. Tem quem diga que essas pessoas são vampiros espirituais, que a negatividade delas suga toda a energia de quem está por perto, e muitas vezes eu acho que é isso mesmo. Mas nem sempre a pessoa faz por querer. Mas todo mundo conhece alguém assim, que está sempre reclamando de tudo, e não faz nada para mudar. E, quando a gente tenta ajudar, nossos conselhos entram por um ouvido e saem pelo outro. Eu já namorei uma pessoa assim. É realmente frustrante!
Eu e a mana começamos esse projeto pela nossa comum vontade de mudar, estamos nos esforçando. E ver gente que só reclama, mas não se esforça e não tem vontade de mudar, serve de estímulo para nós.
Longe de mim ser a reclamona! Sei que reclamo mas, ao mesmo tempo, eu tento analisar minhas atitudes, meus motivos, porque reajo dessa ou daquela maneira e evito, ao máximo, ser a vítima das circunstâncias.

O autor do texto dá 7 dicas para lidar com pessoas negativas e pretendo colocar em prática, porque aqui onde eu moro "vampiros" é o que mais tem! Segundo o padre daqui, até o diabo dança pela cidade!

Dica 1: Não entre na onda negativa!
As pessoas negativas sempre ignoram os comentários positivos e se apegam só ao que é ruim. Também gostam de exagerar as coisas, para que pareçam piores do que são. Tente oferecer apoio, mas diga apenas "pois é" ou "entendo" quando a pessoa ficar falando coisas negativas. Se ela falar algo positivo, dê respostas mais entuasiasmadas, para que a pessoa perceba que está sendo pessimista.

Dica 2: Evite ficar sozinho com a pessoa, tente andar em grupo.
Andar com pessoas negativas costuma ser exaustivo. Por isso, procure convidar outras pessoas a participarem da conversa. Além de dividir o peso da negatividade da pessoa entre o grupo, às vezes estar rodeado de gente faz com que o negativo sinta-se melhor e fique mais positivo.

Dica 3: Objetive os comentários.
Pessoas negativas às vezes fazem comentários muito críticos e duros, que podem magoar os outros. Mas nem sempre elas fazem com a intenção de magoar, estão apenas sendo elas mesmas. Assim, tente entender o ponto de vista, sem tomar como uma ofensa ou ataque pessoal. Tente ver se dá pra tirar algo que se aproveite do comentário, ou desconsidere.

Dica 4: Tente falar sobre assuntos leves.
É difícil, porque o negativo sempre quer puxar tudo pra baixo. Mas tente identificar quais assuntos são mais problemáticos para aquela pessoa e evite falar neles. Fale de livros, novelas, qualquer coisa mais banal.

Dica 5: Tente não passar muito tempo ao lado de pessoas negativas.
Ficar ao lado de alguém negativo costuma nos deixar mal. Ao menos comigo é assim. Então eu acho justo preferir ficar ao lado de pessoas divertidas e otimistas.

Dica 6: Identifique aspectos nos quais você pode tentar fazer uma mudança positiva.
Pessoas negativas costumam ser assim porque sentem falta de amor, positividade e carinho. Muitas vezes a negatividade é uma maneira que elas têm de proteger-se do mundo, porque foram magoadas antes. Se você quer ajudar, seja sincero e procure perceber algo que seria realmente útil para a pessoa e que não vai te sacrificar muito. Pode ser algo muito simples, desde que feito com carinho.

Dica 7: Se nada der certo, fuja para as montanhas!
Se, mesmo assim, a pessoa continuar negativa, continuar não se ajudando e tentando jogar toda aquela depressão em cima de você, fuja! Diminua o contato ou mesmo corte relações. É drástico, mas necessário.

Eu tenho tido problemas com uma amiga de anos, e uso mto as dicas 02 e 05: vou visitá-la sempre em grupos grandes e, qdo ela começa a ficar pesada demais, vou embora. Por mais que eu ame ela e por mais triste que seja, eu quero na minha vida pessoas que me façam melhorar, que me apóiem, que fiquem felizes por mim. Nunca vou abandonar ela, mas tb não posso comprometer a minha própria saúde mental.
E vc? Enche os ouvidos das pessoas com comentários negativos? Ou percebe mtos "vampiros" a sua volta?

Beijinhos,
Paula

Quer receber posts como esse? Inscreva seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

Comentários
3 Comentários

3 comentários :

  1. Como se faz quando a pessoa negativa é sua madrasta? e como se faz quando o horário que estamos juntas não dá pra simplesmente fugir porque tenho filho pequeno e cuido dele nesse horário com ela, é muito frustante não conseguir fugir, mas eu tento, tento manter o máximo de distância possível mas não posso cortar totalmente a relação porque ela mora comigo não sei mais o que fazer!

    ResponderExcluir
  2. No meu caso a negativa é minha mãe, o que é ainda pior!!

    ResponderExcluir
  3. É realmente muito difícil. No meu caso , é a minha mãe , que é muito negativa, e exaustivamente exagerada , chega a "viajar" no que nunca ocorreu, mas ela acha que é assim .E isso é desde sempre . Dizer que não amo minha mãe, seria mentira, mas estou MUITO cansada de tentar . Queria que ela fosse mais liberta de sí mesma, menos crítica, menos dura, mais doce , mas com certeza isso é impossível , já se passaram 68 anos, e ela continua a mesma. Já me prejudicou muito , já me magoou muito . Como moramos na mesma casa, o "drama" é ainda maior . Então não vejo outra alternativa , a não ser me mudar, ir para outro local . Bete . 04 junho 2014

    ResponderExcluir

Adoramos saber o que você pensa! Compartilha com a gente!