domingo, fevereiro 26, 2012

Finanças x personalidade



Tiramos esse post do Pete the Planner, pq é mto bom! Serve pra várias coisas, não só pra finanças.


"Eu não vejo os problemas financeiros como problemas financeiros. Na verdade, vejo problemas financeiros como reflexos da nossa personalidade.


Os problemas financeiros seriam o resultado de uma personalidade pobre? Eh, provavelmente não. Às vezes, sim, mas nem sempre. Os problemas financeiros seriam o resultado de falhas de caráter? Não o tempo todo, mas muitas vezes. Todos nós temos falhas de caráter. Nós odiamos quando alguém aponta nossas falhas. No início desta semana eu indiquei algumas bonitas falhas de caráter um cara que me mandou um email pra me dizer que sentia sua esposa era obrigada a cozinhar e limpar, para ganhar o direito de gastar o dinheiro da família. Para mim, os problemas financeiros que o esse cara falou foram causados ​​por algumas falhas de caráter. Eu não estava dando uma de psicólogo de poltrona, eu estava simplesmente apontando que algumas palavras do próprio cara que me mandou o email demonstraram suas falhas de caráter.


Não devemos tentar evitar discutir falhas do nosso caráter. Nós também não devemos negar a sua influência em nossas tomadas de decisão. Por exemplo, uma falha de caráter minha é "sempre ter a última palavra." Esta falha de caráter me coloca em situações muito difíceis de vez em quando, especialmente quando eu lido com as críticas neste blog ou no meu programa de rádio. Eu posso optar por agir como se essa falha de caráter não existisse, ou eu posso reconhecê-la, e trabalhar sobre ela. Além disso, eu também posso optar por ficar com raiva quando as pessoas apontam esta falha, ou eu posso usar a crítica construtiva como uma oportunidade para fazer progressos.


Que tipo de falhas de caráter que afetam diretamente nossas vidas financeiras estou falando? Bem, há muitas. Otimismo irrealista é uma falha, muitas vezes ignorada. Ignorância consciente de sinais de alerta tem prejudicado várias pessoas. O materialismo é um grande problema. A incapacidade de trabalhar em conjunto com seu parceiro vai arruinar qualquer situação financeira. A sua recusa em olhar para o futuro financeiro pode ser muito difícil. Nossa incapacidade de mostrar contenção e dizer "não" provavelmente vai nos colocar em apuros. E a lista segue.


Há situações óbvias em que importantes problemas financeiros não são causados ​​por falhas de caráter. Se você teve uma perda de emprego súbita ou você saiu do lado errado de um problema médico ou de um divórcio, então é óbvio que sua personalidade ou suas falhas de caráter não são a causa principal do problema. No entanto, no dia-a-dia, os problemas financeiros, como a dívida de cartão de crédito, a falta de poupança, e não ser capaz de suportar o seu estilo de vida, são na verdade resultado de falhas de caráter. Algo dentro de você o levou para as decisões que você fez. Não ignore esse fato. Não ignore suas  falhas de caráter. Aceite a responsabilidade pela sua personalidade, aceite a responsabilidade por sua tomada de decisão, e, em seguida, aceite a responsabilidade por sua situação financeira.


Os erros financeiros que fazemos que são o resultado de falhas de caráter não são erros permanentes, na maioria dos casos. Na verdade, esses erros nos permitem construir o caráter. Esses erros nos dão a oportunidade de cavar pra fora dos buracos em que nossas falhas de personalidade nos enfiaram. Eu posso dizer com certeza que 100% nos últimos 14 anos no ramo financeiro, as maiores histórias financeiras que tenho visto são histórias de redenção e renascimento. Nossos erros não têm de nos definir. Mas sim a nossa resposta para nossos erros.


Meu ponto de hoje é simples: olhar para dentro de sua vida financeira, e tentar ver se algum dos seus problemas financeiros são o resultado de falhas de caráter. Em seguida, trabalhar sobre essas falhas, e aliviar os problemas que estas falhas causam. Devemos sempre estar cientes das falhas de nosso caráter. Elas irão causar problemas, financeiros ou de outra forma, as nossas vidas inteiras. Reconhecê-las e trabalhar nelas. Eu sei que eu estou tentando".

Essas falhas de caráter que ele fala, como a dele, de tentar ter sempre a última palavra, por exemplo, são coisas q nos colocam em situações difíceis, tanto financeiras qto emocionais. Quem não brigou com alguém querido por não querer admitir o erro, dar o braço a torcer ou por precisar ter sempre a última palavra? Quem aí não consegue emagrecer pelo mesmo motivo pelo qual não consegue ter uma poupança, q é simplesmente dizer NÃO: "não, obrigada, não quero mais um pedaço de bolo" e "não, obrigada, não preciso dessa nova bolsa agora, passo outro dia nessa loja qdo estiver realmente precisando de algo"? Não é assim?

Então o ponto é justamente o q ele disse: a gente tem q perder o medo de olhar pra dentro e tem q encarar as coisas q a gente faz. E tomar as rédeas, e ser responsáveis por nossas atitudes. Admitir que não é o Mac Donald's o culpado dos kg a mais, e sim o fato de q a gente anda comendo demais e não faz nadinha de exercício físico. Admitir q isso não é cuidar da saúde, e sim prejudicar a própria saúde. E se vc só fica pensando coisa ruim, acaba atraindo isso pra vc de verdade. Fora algumas coisas q realmente são externas e incontroláveis, tdo resto a gente controla, a gente decide.

Pra 2012 nós temos planos. Estamos colocando as coisas no papel, vamos reformular o visual do blog, ter temas semanais, tarefas de casa, mais planilhas, mais material pra compartilhar... a idéia é nos dedicarmos mais ao blog, pq ele é a nossa ferramenta de transformação da vida.


E queremos contar contigo nessa jornada! Aceitamos sugestões de braços abertos!

Beijos da Paula e da Taís.

Comentários
2 Comentários

2 comentários :

  1. bem legal o texto do Pete the Planner!

    Acho q acima de tudo disciplina ajuda mto. Coisa q não tenho nenhum pouco =/

    Mas vamos tentando :*

    ResponderExcluir

Adoramos saber o que você pensa! Compartilha com a gente!