terça-feira, abril 05, 2011

Estabeleça suas prioridades financeiras. Estabeleça suas PRIORIDADES.


Essa é difícil. Ao menos para mim. Sou um tanto inconstante e raramente sei o que quero. Isso vale tanto para a área financeira, quanto para qualquer área da minha vida. E quero mudar, porque quando a gente tem objetivos definidos, fica muito mais fácil atingi-los do que ficar dispersando energia em mil desejos diferentes ao mesmo tempo.
Sei que não sou só eu que sofro desse mal. Até algumas pessoas mais organizadas que eu também têm esse problema. Num mundo de tantas opções, em que, em geral, não estamos lidando com problemas como fome (de verdade, de não ter o que comer) e doença (reais, não imaginárias), é mesmo difícil fazer escolhas. Por que a cada escolha que fazemos, renunciamos também a uma das opções.
Definir prioridades na vida é difícil. Mas não é impossível.
Definir as prioridades financeiras ajuda a alcançar seus objetivos, mas é necessário manter em mente o que está por trás de tais prioridades. Claro que não adianta ficar sonhando com uma viagem a Espanha e não guardar dinheiro pra isso, mas é sempre bom lembrar daquelas coisas que você quer fazer no seu destino e do porquê quer ir para lá.


Digamos que você esteja no estágio zero das suas finanças pessoais (eu! eu! outra vez! já fui diferente, mas voltei à estaca zero), aquele momento em que você não tem um dinheiro guardado, um fundo de emergência, e vive de contra-cheque em contra-cheque, além das faturas de cartão de crédito e dos crediários da vida. Nesse estágio você tem que passar pelas seguintes fases:

1a fase - aprenda o básico: como funcionam empréstimos, juros de cartão de crédito, opções de investimento. Diminua suas dívidas e comece a guardar uma quantia, mesmo que pequena, todo mês. Esse é um dos meus objetivos e ainda não consegui fazer nada. Uma época eu costumava guardar todas as notas de R$2,00 que eu recebia (ou quase todas, às vezes era inevitável usá-las). Não parece muito, mas no final do mês eu conseguia economizar uma boa graninha, uns R$30 ou R$40. Já é um começo. Existem muitos livros, sites, programas de tv que dão ótimas dicas sobre isso, como aquele que a mana citou nesse post.

2a fase - coloque em prática: viva de maneira frugal, guarde dinheiro (10% do seu salário, se possível) e persiga seus objetivos financeiros.

3a fase - e agora? Essa fase chega depois que você aprendeu o básico e o colocou em prática. Aí você já tem dinheiro para não se preocupar com o essencial (moradia, alimentação) e quer saber porque continuar guardando dinheiro, já que pagou todas as dívidas. É nessa fase que você estabelece se quer comprar uma casa, um carro novo, fazer aquela viagem dos sonhos.

A partir daí, defina seus objetivos. Talvez você queira comprar uma casa, mas guardar dinheiro pra isso pareça impossível.
Eu tenho um sério problema com esse negócio da casa própria. Aluguel nem sempre é um mau investimento. Eu realmente não sei se quero comprar uma casa para mim, ao menos, não agora. Nem num futuro próximo. Acho que é uma idéia de "definitividade" de adquirir um imóvel o que me assusta.
Mas digamos que esse seja seu objetivo.

Objetivo maior: comprar uma casa.
Prioridade um: pagar o aluguel, taxas, comida, etc.
Prioridade dois: comprar um carro ou pagar as prestações do carro, ter um fundo de emergência;
Prioridade três: pagar as faturas de cartão de crédito, despesas médicas.

Isso não quer dizer que pagar a fatura do cartão de crédito não seja importante. É muito importante! Ainda mais com os juros que essas empresas cobram. Mas se você não tem dinheiro pro aluguel e pra comida, a coisa fica muito feia!
O importante é pensar nos objetivos e no que vem antes. E dar um jeito de começar a pagar as dívidas que você tenha, parando de gastar com supérfluos, vivendo mais frugalmente (algo que estou me obrigando a fazer), e comprando de forma consciente.
Aqui tem umas planilhas super bacanas (mas estão em inglês) para quem quer se organizar financeiramente. No site da Bovespa também tem umas planilhas ótimas, e um site voltado especificamente às mulheres. Hoje, inclusive, tem uma matéria lá sobre como fazer um fundo de emergência, vale a leitura!
Eu era totalmente avessa ao Excel, mas essas planilhas são uma maneira muito boa de visualizarmos nossa "saúde" financeira.
Mas, como eu ia dizendo, fixar prioridades não é só importante financeiramente, mas vale para todas as áreas da nossa vida.
Você tem que, de verdade, ser a prioridade número um na sua vida. Auto-ajuda, blá, blá, blá, chover no molhado, mas é a mais pura verdade! Você tem que ser a prioridade número um. Você tem que estar bem. Até porque, se você não está bem, fica difícil (pra não dizer impossível) poder ajudar àqueles que você ama.
Eu tenho que ficar me lembrando disso, porque às vezes me pego tentando ajudar todo mundo, e eu estou super mal e precisando de ajuda! Acaba que não ajudo ninguém, e fico pior. Isso é idiota.
Preciso mudar, estou tentando, estou comprometida de verdade, porque não quero mais passar por momentos como o meu presente, em que voltei à estaca zero em quase tudo na vida, não tenho dinheiro pra nada justo quando realmente preciso; tenho dúvidas profissionais; estou riscando pessoas da minha vida, e coisas assim.
Por isso, continuo aqui, compartilhando meus tropeços e minhas dúvidas e as dicas interessantes que encontro.

Beijos da Taís.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Adoramos saber o que você pensa! Compartilha com a gente!