quarta-feira, julho 27, 2011

Como atingir clareza e saber o que você quer?


O que você quer da sua vida? De verdade?

Alguns de nós têm bem claro na cabeça o que queremos. Talvez você consiga fazer uma lista agora mesmo, se eu perguntar.

Então pra quê perguntar, afinal? Para que você obtenha CLAREZA. Se não tivermos clareza sobre o que realmente queremos, possivelmente não atingiremos nossos objetivos. E o motivo é simples: com a clareza vem o foco e com o foco vem a ação. Se não é assim, nada tem sentido e as mudanças não acontecem.

Quando a gente pergunta pra maioria das pessoas o que elas realmente querem da vida, a maioria responde:

- mais dinheiro;
- mais felicidade;
- satisfação pessoal;
- relacionamento amoroso dos sonhos;
- auto estima elevada;
- mais auto confiança;
- um trabalho legal;
- corpo perfeito;
- paz interior, menos estresse...

Eu acho que eu também quero tudo isso. Mas será que essa lista tem clareza? Será que ela permite que tenhamos foco e comecemos a agir? Ou ela é muito vaga para produzir qualquer resultado no mundo real?

Se a gente pegar alguns dos itens da lista acima, podemos verificar se eles realmente têm clareza. Vamos ver... hmmm... que tal 1. trabalho legal; 2. corpo perfeito; e 3. paz interior.

1. Ter um trabalho legal. Você quer um trabalho pelo qual você seja bem pago, fazendo algo que você realmente goste. Essa é a idéia perfeita de trabalho, mas o que está faltando? Bom, pra começar, não há clareza. Para atingir clareza você precisa responder mais perguntas: o que você realmente gosta de fazer (você sabe?)? Como transformar isso em uma carreira? Há mercado pra sua paixão? Que tipo de investimento é necessário (tempo, dinheiro, cursos...)? O que você se dispõe a fazer para atingir seu objetivo? Por onde vai começar? Quando vai começar? Sem responder essas perguntas você não tem onde se focar e acaba se perdendo em devaneios, aquela coisa de "ah, isso podia ser melhor... ah, eu podia ganhar na loteria e abrir um negócio..."

2. Corpo perfeito. Talvez você tenha andado ocupado demais pra prestar atenção à sua saúde e ao seu condicionamento físico ultimamente, e agora quer entrar em forma o mais rápido possível. É um bom objetivo, mas que perguntas você deve responder antes de começar a agir? Algumas sugestões: o que uma saúde melhor e um melhor condicionamento físico realmente representam para você? Que tipo de exercícios e rotina de exercícios que são realistas para você nesse momento? Como você vai se manter motivado a cumprir essa rotina? Você precisa emagrecer? Quantos quilos? Que tipo de alteração na sua alimentação será necessária? Como você vai medir seu progresso? Responda essas perguntas e vai ficar mais fácil se focar no objetivo.
3. Paz interior. Em vez de estresse e ansiedade você deseja um senso de paz interior genuíno, e um bem-estar permanente. Em nosso mundo caótico, é um ótimo objetivo. Existem várias maneiras de atingi-lo. Um desejo por clareza deveria fazer você pensar nas seguintes perguntas:
O que é paz interior e bem-estar? De onde vêm essas coisas? Porque você ainda não as têm? Quais suas atuais fontes de estresse e ansiedade e como você pode limitar o efeito delas sobre você mesmo? Ou como você pode evitar certas situações? Perceber o que perturba você faz com que encontrar uma solução ao problema torne-se algo muito mais realista.

Como atingir clareza para saber o que você quer:

Como um compasso, o papel da clareza é o de nos indicar uma direção a seguir. Não é o caminho, nem a solução. A clareza apenas nos indica onde começar. Quando definimos com clareza o que queremos, então temos algo em que nos focarmos. Você não consegue acertar o alvo se não tem um dardo para atirar.

Sem clareza, nossos esforços são aleatórios e nosso foco se perde facilmente. Nessa situação, não podemos esperar nada além de resultados aleatórios e diminutos, ainda que a gente pense que sabe o que quer.

Como ter uma nova perspectiva:

Às vezes, a melhor fonte de clareza são outras pessoas, com novos pontos de vista. É bem comum as outras pessoas enxergarem nossos problemas de pontos de vista totalmente diferentes dos nossos, porque elas estão neutras quanto à nossa situação. Assim, as opiniões alheias são uma ferramenta valiosa para atingirmos clareza e localizarmos nosso norte. Não menospreze os conselhos dos outros, analise-os com carinho.

Falta de clareza pode criar um ponto nebuloso entre saber o que queremos e conseguir o que queremos. Então, antes de sair correndo fazendo coisas aleatórias, páre pra pensar no que você quer, procure ter clareza quanto aos seus objetivos. Imponha-se metas realistas: vai ser muito mais fácil acertar o dardo no alvo.

Por isso eu e a mana estamos reformulando nosso projeto, e elaborando uma 2a fase. Percebemos que alguns de nossos objetivos eram muito vagos, e por isso não foram atingidos, ou não foram completamente atingidos. Também percebemos que não havíamos focado em áreas que necessitavam de um olhar mais cuidadoso. O balanço desses 6 meses vai ser feito em breve.

Beijos da Taís.

Comentários
1 Comentários

Um comentário :

Adoramos saber o que você pensa! Compartilha com a gente!