quarta-feira, julho 06, 2011

Economizando no supermercado! (nosso 100o post!)


Infelizmente, eu tb ando bem ruim de dinheiro nos últimos tempos. Se eu não comer nesse mês, eu não tenho dinheiro pra pagar todas as contas. É o lado ruim de ser dona do próprio negócio. Tem meses que a loja dá um bom lucro, e em outros... Bem, mas, como diz alguém que eu amo, temos que pensar na solução e não no problema.

Pra resolver isso, tenho usado planilhas, mtas planilhas. Elas servem mto bem pra organização e controle de tudo, tarefas e despesas, principalmente. No caso desse meu problema financeiro, criei duas planilhas:

1- Planilha de despesas: serve pra visualizar o qto eu devo e o qto ainda posso gastar (nada, no presente momento). Em um caso crítico, como o meu, ajuda a definir as prioridades de pagamento. Ajuda ainda a não esquecer de pagar nada.
Eu criei, ainda, anexos a essa tabela, que seriam uma tabelinha a parte para contas atrasadas e outra tabela dos cartões de crédito. Também com os mesmos objetivos: ciência, organização e planejamento. Se interessar, posso disponibilizar pra vcs.

2- Planilha de supermercado: é mto mais simples e qualquer pessoa pode tranquilamente fazer no excel. São basicamente quatro colunas: produtos, data da compra, quantidade e total. As colunas de data da compra e quantidade podem existir várias vezes na mesma tabela, dependendo de qtas vezes vc comprou aquele produto. A coluna do total é pra saber qtas unidades daquele produto vc usa em um mês, o que permite que vc faça compras de não perecíveis para um mês inteiro, planejando melhor os gastos com supermercado.
Visualizando a quantidade dos produtos utilizados em um mês, vc tb pode tb diminuir o uso de produtos que vc esteja exagerando ou substituir pra alguma marca mais barata daqueles que vc consome mais ou até procurar outras alternativas conforme a necessidade.
Saber exatamente o que vc tem nos armários e na geladeira, te permite ainda uma melhor utilização dos produtos, principalmente no que se refere aos perecíveis. Vc sabe que tem que comer aquela fruta que vc comprou antes que estrague ou reaproveitar aquela metade da massa de pastel que sobrou. Assim, vc evita de desperdiçar aquela comida e ter que comprar mais.

A economia no supermercado passa ainda por dicas de economia de produtos. Vou passar algumas:
- usar somente as medidas certas de sabão em pó e amaciante. É suficiente. No caso de sabão em pó, vc pode comprar uma colher medidora. Algumas marcas já vem com uma.
- no caso dos cuidados com as unhas, vc economiza esmalte, acetona e algodão se fizer seu esmalte durar mais, além de economizar tempo, claro. E tempo é dinheiro. Testei a dica de uma amiga e funciona mto: passar uma camada de esmalte com glitter embaixo do esmalte que vc vai usar (2 camadas pra não ficar com textura de glitter). Eu tô há 24 horas com o mesmo esmalte de uma conhecida marca que a gente sabe que não dura nada e tá perfeito. E faça as unhas em casa, né? Até pq manicure boa é tão difícil de achar... A mana prometeu fazer um vídeo ensinando. Me ajudem a cobrar dela.
- lâmpadas: se vc não trocou ainda as suas por lâmpadas fluorescentes, troque urgentemente!!!! As lâmpadas fluorescentes duram mais tempo e são 80% mais econômicas se comparadas às incandecentes.

A teoria me parece mto boa, pessoal, vamos ver como funciona na prática.

E vc? Tem alguma dica de como fazer as compras indispensáveis economizando? Conte pra nós!

Beijinhos,
Paula

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Adoramos saber o que você pensa! Compartilha com a gente!