quarta-feira, agosto 03, 2011

Pare de dar explicações!


Esse post é uma tradução livre de um texto da Christine Kane, e caiu como uma luva pra mim. Espero que gostem.
Beijos da Taís.



6 motivos irresistíveis para parar de dar explicações
por Christine Kane

Os pais de Jennifer não aprovaram a idéia dela de contratar um coach (literalmente: treinador/conselheiro) agora que o negócio dela estava funcionando bem. Jennifer estava esperando que seus pais a contatassem para dizerem que não haviam gostado da idéia, para chamá-la de irresponsável por ter iniciado esse negócio "maluco" e depois ainda ter contratado alguém para dar conselhos que ela poderia receber de graça. Enquanto esperava esse contato, ficou pensando no que responderia aos pais.
-----------

Sylvia tinha acabado de comprar a casa dos sonhos. Ela não queria contar ao pai, porque sabia que ele iria julgá-la, chamá-la de irresponsável e ficar apontando todas as "idiotices" que ela teria feito ao adquirir a casa. Ela acabou mandando um e-mail pra ele contando sobre a casa. Quando falou comigo, disse que estava esperando a resposta dele e já estava se preparando para ter que se explicar.
-----------

Algumas pessoas vão ler isso e pensar: "tá brincando? Quem se importa com o que os outros pensam, se você contrata um coach ou compra uma casa ou qualquer coisa?"

Se você pensou isso, então nem leia esse texto. Ele não é pra você.

Escrevo para os "explicadores" que existem por aí. E não importa se você está sempre se explicando pros seus pais, pro seu namorado/marido, ou até mesmo para o padre. Você sabe quem você é!

Aqui vão 6 motivos irresistíveis para você viver livre da "explicacionisse":

1 - A espera suga suas energias.

Quando estou dando treinamento a um explicador, vejo que muita da energia da pessoa se esvai pelo simples esperar.

A pessoa espera pelo julgamento alheio.

Ela espera que alguém entenda sua escolha antes de agir.

Ela espera que os outros aprovem sua escolha.

Ela espera pelas críticas.

Isso literalmente drena toda energia criativa da pessoa. As mulheres das histórias acima perderam muita energia esperando pelo julgamento alheio e perdendo tempo bolando explicações para os seus atos e escolhas.

Aqui está o desafio: desista dessa não-atividade que é o esperar.

2 - Você precisa aprender a respeitar e confiar nas suas escolhas.

Ter que dar explicações rouba seu poder pessoal.

Nossas escolhas e decisões nos ensinam lições preciosas sobre nossa intuição e instintos. RARAMENTE nossas decisões mais claras vêm de nossa atividade mental. As decisões feitas com nossos instintos costumam ser mais claras do que aquelas feitas a partir da nossa mente crítica.

Quando damos explicações, nos movemos para longe desse lugar onde confiamos plenamente em nossa intuição e entramos no reino da atividade mental - de onde a escolha/decisão não veio em primeiro lugar!

De repente paramos de honrar e confiar em nós mesmos e passamos a criar um padrão de atividade mental que fica sempre questionando nossas escolhas.

3 - Explicar bloqueia a criatividade.

Ter criatividade significa que você é o Criador da sua própria vida. Você é um Criador. Não alguém que apenas reage. Quando você fica se explicando, você se transforma em alguém que apenas reage. Não dá pra ser os dois ao mesmo tempo, essas duas coisas se contradizem (criação x reação). Viver reagindo às coisas corta o fluxo criativo.

4 -A desaprovação alheia é uma grande oportunidade.

Ãhn?

Sim, é sério!

Tornar-se adulto, de verdade, é aprender a tomar responsabilidade por todas as suas ações e escolhas. Muitas vezes outras pessoas não vão gostar dessas ações e escolhas. Mas elas estarão dando uma ótima oportunidade a você!

Uma vez ouvi de um conselheiro de relacionamentos que o amor, às vezes, é deixar que seu parceiro/a fique desapontado/a com suas escolhas. Pense nisso. Você consegue agir e encarar aquele que você ama mesmo que ele não fique satisfeito com sua escolha?

5 - Explicadores perpetuam a irresponsabilidade.

Pessoas que assumem total responsabilidade por suas vidas não ficam culpando outros (ou a si próprios) por sua infelicidade, situação de vida, situação financeira etc. Ao contrário, essas pessoas reconhecem que sua infelicidade, sua situação de vida ou financeira, são situações que elas mesmas criaram, e por isso podem "descriar" ou recriar qualquer coisa. É uma sensação poderosa e, com certeza, é melhor viver assim.

Muitas pessoas não vivem nesse nível de responsabilidade pessoal. Estão muito ocupadas culpando outras pessoas, ocupando-se da vida alheia, e procurando felicidade do lado de fora, quando deviam procurar dentro.

Sua escolha de ficar dando explicações ensina os outros que está tudo bem em não se ter responsabilidade pelas coisas, e que está tudo bem se elas ficam fuçando na sua vida, em vez de se preocuparem com suas próprias vidas. Ficar dando explicações perpetua a necessidade de explicar! É um padrão de irresponsabilidade que não leva a nada.

6 - Explicadores pensam pequeno. É hora de pensar grande!

Explicadores ficam esperando permissão, ou aprovação, ou compreensão alheias. Muita infelicidade e depressão vêm de uma vida esperando por essas coisas sem significado. É pensar pequeno!

Pensar grande significa confiar em si mesmo, o bastante para cometer muitos erros e mesmo assim continuar indo em frente, não importa o que os outros digam! Pensar grande significa ter clareza, e tomar decisões com a alma. Sua alma não tem a menor necessidade de se explicar aos outros!

Christine Kane é mentora de mulheres que estão mudando o mundo. Ela ajuda mulheres a melhorarem suas vidas, seus negócios e a ter sucesso. Ela tem um ezine semanal que é lido por mais de 20,000 assinantes. Se você está pronto para levar sua vida e seu mundo para o próximo nível, assine esse ezine e receba textos como esse.
Comentários
2 Comentários

2 comentários :

  1. Olá Taís e olá Paula! Vocês são sempre umas darlings nos vossos coments no meu blog!! Aquilo que eu risco a vermelho são coisas que infelizmente não devia comer mas COMI hihihi Em relação aos bolinhos fui eu mesma que fiz com trigo sarraceno e iogurte grego - delícia:D

    ResponderExcluir
  2. Queremos a receita dos bolinhos! =)
    Beijos da Taís!

    ResponderExcluir

Adoramos saber o que você pensa! Compartilha com a gente!