quarta-feira, outubro 12, 2011

Celebridades que lidaram com a depressão - como vc está lidando com a sua?



Owen Wilson, ator de Marley e Eu e de Penetras Bom de Bico, 
tentou se suicidar em 2007, quando estava sofrendo de depressão

Vamos falar de depressão? Já mencionei aqui, algumas vzs, q eu sofri de depressão severa e estou em recuperação. Uma das coisas q me ajudou, e mto, foi ter criado esse blog com a minha irmã. Sem o apoio dela, do meu namorado, das primas e amigas, não sei o q teria sido de mim. Ou melhor: eu sei, mas é melhor nem falar sobre isso.

A depressão é uma doença, e deve ser tratada como tal. Não é brinquedo, não é manha, não é preguiça. É um estado mental completamente horrível e eu espero q nenhuma das nossas leitoras tenha já passado por isso. Mas se vc já passou, está passando, ou conhece alguém q sofre disso, esse post pode ser útil.

Estava lendo o site Health, q sempre tem dicas legais de saúde. Eles fizeram um artigo falando sobre celebridades q sofreram de depressão, não só sobre aquelas q conseguiram se recuperar, mas tb quem teve um fim trágico, como aquele gatinho do Heath Ledger, q fez o Coringa do último filme do Batman.

Um dos maiores problemas de quem sofre de depressão é a incompreensão de familiares, amigos e conhecidos. As pessoas, na maior parte das vezes, não conseguem entender, mtas NÃO TENTAM entender, e te tratam como se vc fosse um sem-vergonha q não quer trabalhar. No meu caso, pelo menos, muita gente viu assim.

As pessoas não enxergam a depressão como um problema real. Pq se vc não está doente (com sintomas físicos como febre e tosse, p.ex.), se vc não está pobre da noite para o dia, se vc não perdeu nenhum familiar ou pessoa querida, então, qual seu problema, não é mesmo?

Estranhamente, vc não precisa se sentir deprimido, para ter depressão clínica.

Alguns sintomas são:
Humor deprimido de maneira anormal (ou mto irritável, especialmente no caso de crianças e adolescentes)
Perda de interesse nas coisas, especialmente atividades que eram prazerosas
Distúrbios alimentares (perda ou ganho de apetite, perda ou ganho de peso)
Distúrbios do sono (insônia ou sonolência excessiva)
Distúrbios de atividade (lentidão ou hiperatividade)
Fadiga anormal, perda de energia
Excesso de auto crítica ou culpas injustificadas
Perda de concentração e indecisão excessivas
Pensamentos mórbidos e sobre suicídio

Bom, eu tive todos esses sintomas. Todinhos. Não ao mesmo tempo, mas quase todos ao mesmo tempo. Tinha dias q eu não levantava da cama, em outros não conseguia dormir. Chorava ou ficava furiosa com o mundo e com tudo e todos. Emagreci mto e depois engordei. Não tinha esperança, não achava graça em nada, e tinha dias q eu não queria nem tomar banho, nem comer, nem nada de nada. A verdade é q eu só tomava banho e comia se meu namorado vinha me ver, ou se a mana ou alguma amiga vinha. Se ninguém vinha, eu ficava chorando na cama o dia todo. Gastei todo meu seguro-desemprego nisso. Não fui procurar outro trabalho, não conseguia fazer nada, ficava jogando fazendinha no Orkut. Mamãe só me visitou uma única vez e o único comentário q ela fez foi de q eu deveria arrumar um trabalho.

E sim, eu pensava mto em me matar. Eu planejei, mais de uma vez. Eu fiz coisas q colocaram minha vida em risco, como beber demais, sair sozinha na madrugada bêbada. Nesse período, eu fazia terapia e a minha terapeuta me indicou um antidepressivo. Uma amiga chama o tal remédio de pílula do riso, mas ele não funcionou mto bem pra mim. Meu ginecologista disse q aquele tipo específico de remédio não funcionava bem pra mulheres com endometriose, como eu, só q não me receitou outro. Tomei o tal remédio por 4 meses e resolvi largar. Li mto sobre depressão e resolvi deixar o tempo me curar. O tempo foi bom, acabou o seguro-desemprego eu fui obrigada a procurar um trabalho (nada como a necessidade pra mover a gente). O q eu consegui, na época, era péssimo, um ambiente ruim, ruim. Eu voltava pra casa chorando tdos os dias. Aí consegui trocar pra onde estou agora. O salário, como já disse antes, não é bom. Mas o ambiente é mto bom, as pessoas são ótimas. E isso tem ajudado tb.

Se alguém fala de suicídio pra vc, leve a sério. Estudos mostram que a maioria dos suicidas falou sobre o assunto até um ano antes de cometer o suicídio. Um milhão de pessoas morrem no mundo todos os anos - por escolha própria. Não sei os dados no Brasil, mas nos EUA 30 mil pessoas se matam por ano. É um número mto alto. Na Wikipedia eu encontrei a informação de q o estado onde eu e a mana moramos (o Rio Grande do Sul) tem a mais alta taxa de suicídios do país (deve ser pq aqui o clima é frio).

O que dizer e o q não dizer
5 coisas a dizer pra uma pessoa com depressão severa ou com intenção suicida:

Eu te entendo.
Estou aqui pra te ouvir.
Eu te amo.
Vc não está sozinha/o.
Vc quer q eu consiga ajuda pra vc?

5 coisas q não devem ser ditas pra uma pessoa com depressão severa ou com intenção suicida:


Vc vai sair dessa.
É só uma fase.
Não seja tão egoísta.
Vc só quer atenção.
Sacode a poeira e dá a volta por cima.

É verdade q a depressão passa. Mas se vc não procurar ajuda, talvez ela não passe. E uma coisa q piora mto é a incompreensão das pessoas, com tda certeza.

Eu procurei ajuda e acabei decidindo ficar lambendo minhas feridas, como diz outra amiga minha. Nesse período li um livro bem divertido sobre suicídio (sei q parece estranho, "bem divertido", mas é mesmo), Um Longo Caminho, de Nick Hornby, me ajudou bastante. Sei q pessoas religiosas encontram mais ajuda, pq podem rezar e contam a comunidade da igreja q frequentam. Isso ajuda, com certeza, mas não sou religiosa.

Um dos motivos pelos quais quero fazer terapia novamente é o medo de ter depressão outra vez. Pq ela pode voltar, tem gente q tem episódios durante toda a vida e tenho medo disso. Eu quis compartilhar isso aqui pra q pessoas q sofrem dos sintomas acima possam procurar ajuda. Não tenha vergonha, não é sua culpa.

Beijos da Taís.
Comentários
3 Comentários

3 comentários :

  1. Quu bom que tu escreveu sobre isso. Realmente eu não sei nada sobre como funciona a depressão. Principalmente a parte do que dizer e não dizer, acho que sempre fiz o contrário =S. E pra mim se matar é uma coisa extremamente distante, mesmo qdo estou bem infeliz, é algo que eu sei que não vou fazer, talvez por uma questão religiosa, e principalmente pq tenho certeza de que não teria coragem. Por isso até antes de ler esse texto, se alguém falasse pra mim em se matar eu realmente não levaria a sério. Me senti mal por isso, mas era por desconhecimento. Quando leio uma reportagem ou pesquisa sobre isso parece algo tão distante... Mas ler teu texto me fez pensar em como lido com as pessoas, e se estou ajudando. Obrigada. Beijoss

    ResponderExcluir
  2. Oi Taís,
    tudo bem?
    Gostei muito desse seu post. Difícil alguém ter coragem de se expor assim, mas certamente ajuda quem já passou ou está passando por isso.
    Também já tive esse problema - bem mais leve, e não com todos os sintomas; o fato é que o principal deles, que mais caracteriza a depressão, estava ali... aquele desânimo, aquela coisa pesada que parece que prende a gente e tira toda nossa vontade. E só isso já é ruim o suficiente... é paralisante!
    Primeiro a gente não entende por quê se sente triste, depois a própria tristeza é motivo pra ficar ainda mais, e por fim começamos a nos entristecer pelos mais diversos motivos. E quanto passa, fica o medo de sentir tudo aquilo outra vez.
    De fato, é uma doença (séria) e infelizmente muita gente sequer tenta entender, criticando e piorando ainda mais a situação justamente quando mais se precisa de apoio.
    Tenho mais uma dica para "o que não se deve dizer": "Mas não está tudo bem? Você não tem um namorado, um emprego, amigos? Então, pra quê ficar assim?". Essa é dolorosa... porque sinceramente, eu também não entendia, e perguntar isso pressupõe que o deprimido(a) esteja "se fazendo de vítima", "fazendo corpo mole", "se entregando". Embora na família não tenha tido esse problema, percebi de algumas pessoas, e é uma coisa que entristece bastante. Quanto mais compreensão, melhor!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Gisele, obrigada pelo comentário. Eu pensei bastante antes de expor o q aconteceu comigo, mas tb tive esses momentos de sentir o q vc disse: q as pessoas acham q vc se faz de vítima, q vc não quer trabalhar... é bem ruim e só piora.
    Às vzs tenho bastante medo de passar por tdo aquilo de novo.
    Espero q vc tenha melhorado.
    Um beijo,
    Taís.

    ResponderExcluir

Adoramos saber o que você pensa! Compartilha com a gente!