segunda-feira, outubro 17, 2011

Dieta Financeira ou RF




RF = Reeducação financeira!

Além do excesso de peso, uma das queixas femininas mais comuns é da falta de dinheiro. Quanta injustiça sobrarem quilos e faltarem os dólares, né? rsrsrsrs

Mas vamos lá, encarar a realidade: se nos falta dinheiro, é pq gastamos mais do que recebemos. Nem vamos entrar no mérito se gastamos mto ou pouco com coisas supérfluas, pq nós achamos que nem todas as mulheres ganham o suficiente para suas necessidades (o mundo é injusto). hehehe

A verdade é q nós mulheres somos mais propensas ao consumo desenfreado e a descontar nossos sentimentos em comida. Só que ficar se recriminando tb não ajuda, só faz a gente se sentir pior.

Um dos nossos objetivos pra essa 2a fase do projeto é fazer uma dieta financeira, ou uma reedução financeira (RF). Temos conversado bastante sobre isso, e já evoluímos: temos mantido planilhas de gastos, diários e mensais, pra ter um controle e ver quais são nossos hábitos. Sabemos que estamos devendo as planilhas! Vamos dar um jeito nisso rapidinho! Logo elas estarão ali em cima, nas coisinhas que Compartilhamos.

As planilhas são fundamentais nesse processo, pq elas ajudam a identificar onde gastamos nosso dinheiro, possibilitando um melhor planejamento das nossas despesas.

No nosso caso, boa parte dos gastos desnecessários não está nas nossas despesas mensais como água, luz e telefone, mas, sim, nas despesas diárias, naquelas comprinhas extras que não estavam nos planos.
Ah, bem q a gente queria ter uma dessas no quintal de casa, né?

Se vc não anotar, não tem o menor controle sobre isso. De repente, qdo olha, cadê aqueles R$50 que estavam na carteira? Sumiram!

Pra resolver esse problema, nós usamos uma planilha de gastos diários, separados em categorias. Logo, logo, vamos compartilhar ela com vcs. A ideia dessa planilha é visualizar e quantificar os gastos com cada categoria, eliminando gastos bobos e fazendo uma média mensal daqueles que são mesmo indispensáveis. Essa média vai ser fixada na nossa dieta financeira como limite, que não poderá ser ultrapassado.

Lógico que economizar um pouquinho na conta de luz, água e, principalmente, meninas, na de telefone, fazem uma diferença tb. Pode ser aquele dinheirinho que a gente precisava pras compras da semana no supermercado. Pra isso, usamos a planilha mensal. Pra vcs terem uma ideia, enxugando a conta de telefone (troca pra um plano mais barato), temos planos de economizar, no mínimo, uns R$ 50,00, por mês.

Reanalise vc tb seu plano de telefone fixo, se vc realmente precisa de um. E a sua internet? Sua TV a cabo? Vc utiliza mesmo tudo aquilo que paga? Qualquer dez reais economizados são válidos. No fim do mês, vc pode se surpreender ao ver como sobrou dinheiro.

Fixados os limites de gastos, podemos começar a dieta propriamente dita. Nossa reeducação financeira vai funcionar como uma dieta. Os limites são o cardápio que a gente tem que seguir religiosamente. Não pode ultrapassar os limites. Para gastos de emergência tb teremos limites estipulados. A economia obtida no final são os quilos perdidos. E o docinho que a gente pode comer depois de um mês inteirinho seguindo a dieta é o mais legal. Depois de um mês seguindo nossa dieta financeira sem deslizes, nos daremos um presente, também com valor previamente estipulado no início. Se deslizarmos, o dinheiro do presente vai pra "caixinha".

O valor estipulado para o presente pode mudar de mês pra mês. Tb vai ser legal encarar o desafio de nos darmos um presente de, digamos, R$30. Será q vc consegue comprar um par de sapatos legais por esse valor? Vamos descobrir!

Outro item da nossa dieta é a "caixinha". É um item comum das nossas "101 coisas" (Paula - 41; Taís - 70): guardar duas notas de R$ 2,00 por semana.  Esse plano foi adaptado por mim (Paula). Além das duas notas de R$ 2,00,  eu coloco na caixinha o dinheiro das pequenas coisinhas desnecessárias que queria comprar por impulso. Resultado: R$ 70,00 na caixinha em menos de um mês. (Tô mal nessa, mana! - Taís).

Se a mana tá mal na "caixinha", eu estou mal nas planilhas. Não consigo disciplina pra preencher principalmente as planilhas diárias. Comecei agora no início do mês, mas não consegui nem uma semana... Só consigo preencher as planilhas mensais. Tenho que criar um hábito como o diário alimentar que eu tenho mantido atualizado. Enfim, vou voltar a fazer hj e estabelecer uma média com relação aos dias não preenchidos, para que possamos começar oficialmente a dieta no início de novembro.

Com relação às planilhas, eu Taís, tenho a dizer que elas facilitam mto a vida. Vc começa a perceber no q gasta, como gasta. Não é um milagre, uma coisa do dia pro outro. Comecei a fazer a planilha em julho e agora começo a ver o resultado, tenho gastado menos. Pq antes de gastar vc pensa q vai ter q anotar, se está na rua, precisa guardar todos os comprovantes, se vai pegar um táxi precisa de um caderninho pra anotar... e aí vc pensa se precisa mesmo pegar aquele táxi, entendem? Só pela preguiça de anotar! rsrsrs Brincadeira! É mais pq vai vendo qto já gastou e aí pensa se vale mesmo a pena.

E aí? O que vc achou da nossa nova dieta? Quer tentar tb? Aceitamos sugestões de como deixar a coisa mais fácil e mais eficiente! Compartilhem conosco!

Beijinhos,
Taís e Paula
Comentários
5 Comentários

5 comentários :

  1. Preciso de uma RF urgente! Quero ver a planilha de vocês, para ter uma ideia inicial de como fazer. Eu tenho uma, mas nela ficam anotados os gastos que vou ter em determinado dia, não anotei onde gastei o dinheiro "extra", resultado: o dinheiro sumindo.

    ResponderExcluir
  2. eu preciso disso urgente, eu sou tao gastadeira, tenho medo de mim.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Nossa , essa dieta estou precisando fazer também !!!

    Parabéns pelas vitórias e uma semana de muito sucesso pra vcs em todas as R > RF e RA

    ResponderExcluir
  4. Essa rf eu já to fazendo desde janeiro!!rsrsrs
    Também só pq
    tracei um objetivo senão tva ai gastando descontroladamente!!
    bjinho

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Essa é minha primeira visita aqui, mas já coloquei seu blog na lista de minhas leituras diárias obrigatórias!
    Aproveitei e sugeri ao meu marido um RF nossa, pq estamos precisando URGENTE!!

    Deem uma passada no meu blog: http://dietando-umavidadedieta.blogspot.com/.

    Bjo,
    Paula

    ResponderExcluir

Adoramos saber o que você pensa! Compartilha com a gente!