quinta-feira, outubro 06, 2011

Como ler mais




Ler é uma das minhas coisas preferidas.
Um livro é uma máquina do tempo, uma passagem para uma nova dimensão, uma mágica q nos coloca nas mentes e corpos de pessoas fascinantes, um meio de transporte q te leva a passear pelo mundo afora, uma maneira de explorar sentimentos e histórias q talvez não vamos viver, é um criador de amigos. Tudo numa coisa só.
Leio pq amo a experiência, amo o q aprendo nos livros, pq eles me transformam.
Não sou a maior leitora do mundo, mas estou sempre lendo, e adoro.
Mta gente diz q gostaria de ler mais, mas não sabe como começar.
Por isso adaptei essas dicas do Zen Habits pra vcs:
1. Não leia por obrigação — leia por diversão. Procure livros q tenham histórias legais, divertidas, sobre pessoas q te interessam, sobre novos mundos q vc quer descobrir. Não dê ouvidos pra quem diz q vc deveria ler isso ou aquilo, leia o q vc tiver vontade. Esqueça os clássicos, a não ser q eles se enquadrem nessa categoria.
2. Encontre tempo. Dizemos q não temos tempo pra ler, pq trabalhamos mto, estamos sempre na internet (onde podemos achar boas leituras, mas acabamos nos distraindo c/twitter, facebook e orkut da vida), e vemos mta tv. Escolha um horário e faça dele seu horário de leitura. Comece com apenas 10 minutos se for difícil encontrar tempo - mesmo 10 min já tá ótimo. Tente 20 ou 30 min se vc tem mais tempo. 
3. Apenas leia. Desligue-se das distrações. Encontre um local quieto e tranquilo. Q seja apenas vc e seu livro. Esqueça as preocupações. Se tiver q fazer mais alguma além de ler, tome uma xícara de chá.
4. Ame o livro q vc está lendo. Vc não está lendo p/aprender ou ser melhor. Vc está lendo pq é divertido, pq traz bem estar. Ler é mágico, e essa mágica vai mudar tdo na sua vida. Ame a experiência de ler, pq isso ajuda a criar o hábito.
5. Torne sua leitura uma coisa social. Encontre amigos q amem ler, ou procure pessoas assim na internet. Tem um montão de gente q adora livros e adora dar dicas e recomendações. Entre para um clube do livro, ler é solitário, mas tb pode ser social. E vc sempre terá assunto! T
6. Faça da leitura um hábito. Escolha algo da sua rotina diária q vai "mandar" vc ler. Por exemplo: hora do chá é hora de ler. Mesmo q seja só por 5-10 min. Se vc se esforçar, logo vira hábito. 
7. Não faça da leitura apenas mais uma tarefa. Não torne a leitura apenas mais um item da sua lista de coisas pra fazer. Não é parte de um plano de melhoria pessoal. É parte do seu plano de uma vida mais divertida!
8. Se o livro estiver chato, pegue outro. Ler não deve ser algo q vc faz pq faz bem pra vc - não é como tomar vitaminas ou beber 8 copos de água por dia. Vc lê pq é divertido, é entretenimento. Então se um livro é chato, deixe ele de lado. Leia um capítulo, se vc não gostar, pegue outro livro pra ler.
9. Descubra livros extraordinários. Eu sempre falo c/outras pessoas q amam livros, leio resenhas e críticas de jornais e revistas, e frequento livrarias, em especial as pequenas. Bibliotecas tb podem ser lugares legais, as pessoas quase não usam, mas sempre dá pra achar algo bacana nelas. Faça uma visita.
10. Não se preocupe c/a velocidade. Algumas pessoas leem rápido, outras devagar. O número de livros lidos, se eles são "bons" ou não, isso não importa. Vc não está competindo. Vc está lendo por prazer, então leia na sua velocidade, permita-se. É como comer algo delicioso: sempre é melhor se vc saboreia. Se vc engole rápido não dá nem pra sentir o gosto direito.

Já dei umas dicas de leitura aqui, gostei mto do livro da Marie Forleo, aquele da Maria do BBB. Eu sou bem eclética e leio de tdo. Gostei mto da trilogia Millenium, o 1o. vol é "Os Homens que não amavam as Mulheres", eu li os 3 livros, são mto bons. E tem a coleção do Guia do Mochileiro das Galáxias, q é mto engraçada! Eu agora tô lendo Ensaio sobre a Cegueira, estou achando um pouco angustiante, não sei se vou continuar a leitura.
E vc? Tá lendo algum livro? Tá gostando? Qual sua relação com os livros?
Conta pra nós! =)
Beijos da Taís.
Comentários
6 Comentários

6 comentários :

  1. Oi meninas! Obrigada pela visita!
    Mas eu assumo q não tenho paciência nenhuma pra anotar, eu me obrigo a isso. Mas acho masi fácil ver pela pontuação pq temos noção do tanto q estamos comendo, as vezes diminuimos a comida mas não o suficiente ou o contrário, diminuimos demais e acaba q não ingerimos o suficiente pro nosso corpo.
    Me visitem mais vezes!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por me avisar!! Não é a primeira vez que isso acontece. Para mim não acusa nada!!! Obrigada, vou verificar!!

    ResponderExcluir
  3. Adoro ler, sou viciada, sou capaz de ler um livro inteiro numa tarde e tb sou ecletica, mas amo biografias.
    Obrigado pelo apoio no meu blog
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Boa Noite Amiga
    Eu tbm gosto muito de ler. Aproveito quando a facul me dá uma trégua pra ler outras coisas que não sejam relacionadas a ela.
    Te desejo uma linda noite, um grande beijo e fique com Deus

    ResponderExcluir
  5. eu tambem amo ler leio de tudo não tenho preferencia, bjnho querida tenha uma linda noite.

    ResponderExcluir
  6. na vdd acho que só gosto de ler aquilo que me interessa, esse é o meu problema, não sei como pegar hábito de ler constantemente livros da faculdade. Algumas matérias são extremamente agradáveis, mas outras parecem uma tortura :(

    beijaao meninas
    otimas dicas!
    adoro o blog.

    Jheess
    NSPatricinha

    ResponderExcluir

Adoramos saber o que você pensa! Compartilha com a gente!